Núcleo do objeto direto e do objeto indireto

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância, ou seja, de maior peso em relação ao sentido.

O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância
O núcleo do objeto direto e do objeto indireto é demarcado pela palavra de maior significância

Imersos no universo gramatical, temos a oportunidade de conhecermos acerca de distintas particularidades preconizadas pela gramática e que, em se tratando de situações formais de interlocução, tornam-se cada vez mais presentes, aplicáveis. Assim, permeados nesse contexto, encontramos familiaridade com a chamada sintaxe, que melhor explorada, permite-nos apreender acerca das relações que se estabelecem entre as palavras, estando elas uma vez inseridas dentro de um dado contexto oracional.

Assim, avançando nossos estudos sobre o assunto, temos a oportunidade de conhecermos um pouco mais o núcleo do objeto direto e do objeto indireto, conscientes de que ambos (os objetos) complementam o sentido daqueles verbos que por si só não possuem significância completa. Dessa forma, partiremos de exemplos, obviamente, para melhor fixarmos tais conceitos:

Entregamos as encomendas aos clientes.

Temos que o objeto direto está representado pela expressão “as encomendas”, haja vista que quem entrega, entrega algo. Assim,  a palavra de maior peso em relação ao significado é, sem sombra de dúvidas, o vocábulo “encomendas”. Por essa razão concluímos se tratar do núcleo do objeto direto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem entrega, entrega algo a alguém.

Portanto, “aos clientes” representa o objeto indireto do verbo entregar. Nesse sentido, temos também uma palavra de maior significância nesse objeto, demarcada pelo vocábulo clientes. Equivale afirmar que se trata do núcleo do objeto indireto.

Constatamos, por meio do exemplo estudado, que esse núcleo se constitui de apenas um núcleo, entretanto, como ocorre no sujeito, o núcleo do objeto direto e do objeto indireto podem se constituir de dois ou mais núcleos. Veja o exemplo a seguir:

Concluímos as tarefas e as pesquisas.

Concluímos o quê? As tarefas e as pesquisas.

O núcleo do objeto direto é demarcado por “tarefas e pesquisas”.

Aproveite para conferir a nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Mais procurados

Complementos verbais

Que tal fazer uma revisão sobre complementos verbais agora?

Vanguardas europeias

Aprenda o que são as vanguardas europeias

Pretérito perfeito

Conheça mais sobre o pretérito perfeito, tempo verbal que expressa ações passadas.

Surrealismo

Veja sobre o movimento artístico surgido na Europa em 1919.

Hiato

Saiba como separar as sílabas das palavras que possuem hiato.

Mais procurados background