Você está aqui: Página Inicial » Gramática » Morfologia » O plural das cores

Morfologia

Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

O plural das cores








 

O plural das cores se encontra atrelado a pressupostos específicos
O plural das cores se encontra atrelado a pressupostos específicos

Questionamentos linguísticos? O plural das cores, por excelência, representa um deles, pois, quando fazemos referência a algumas flexões, aquelas inerentes às classes gramaticais, a palavra de ordem não se mostra diferente: dúvidas à vista.

Em face dessa realidade, estabeleça um pouco mais de familiaridade no que tange a esse aspecto, de modo a ampliar seu conhecimento e sua competência.

Para tanto, retomemos algumas noções relativas às flexões dos adjetivos compostos, nas quais um dos pressupostos diz respeito à flexibilização do último elemento, ou seja:

Blusas amarelo-escuras
Vestidos castanho-claros

No entanto, fazendo referência a esse mesmo adjetivo, estando ele posposto a mais de um substantivo, a concordância poderá se dar com o elemento mais próximo ou com a totalidade dos substantivos. Se estes forem constituídos de gêneros diferentes, o adjetivo permanece no masculino plural, assim como nos demonstra o exemplo a seguir:

Campos e florestas verde-escuros.

Alimentos e vegetais verde-claros.

Alimentos nutritivos e verduras verde-claras. 

Em relação ao último enunciado, constatamos que o adjetivo se refere somente ao último elemento, portanto a concordância somente com ele se dá.

Há ainda outro aspecto a que devemos nos atentar: no caso de o segundo elemento ser representado por um substantivo, esse permanece invariável, como é o caso de:

Olhos verde-mar
Gravatas amarelo-ouro