Você está aqui: Página Inicial » Gramática » Ortografia » Fui eu que fiz ou Fui eu quem fez?

Ortografia

Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Fui eu que fiz ou Fui eu quem fez?








Indubitavelmente, estamos diante de um questionamento acerca da concordância verbal de ampla recorrência, não é verdade?

Mesmo que esse assunto (concordância) pareça um tanto complicado, não façamos dele um entrave, pois somente um pouco de atenção... e tudo estará resolvido e, sobretudo, apreendido. Vamos então a algumas elucidações pertinentes a esse caso.

Mediante ao enunciado abaixo, analisemos:

Fui eu que fiz o trabalho.

Nesse caso, temos que o pronome relativo “que” se caracteriza como sujeito da oração, logo não há possibilidade de o verbo concordar com ele. Assim sendo, o verbo é remetido ao antecedente do pronome, que, no caso, é representado pelo pronome pessoal “eu” e com ele concorda em número (singular/plural) e em pessoa (1ª/2ª/3ª). Portanto, “eu fiz”. Atemo-nos a outros exemplos:

Foi ele que te ajudou a resolver o problema.

 Fui eu que te conduzi à sala de espera.

 Vejamos, pois, esse outro exemplo:

Fui eu quem trouxe a encomenda.

Nessa ocorrência, temos que o sujeito agora é representado pelo pronome “quem”. Assim sendo, tanto  o verbo poderá permanecer na terceira pessoa do singular, quanto poderá concordar com o antedente do pronome.   Dessa forma, eis que nos demonstram outros exemplos, manifestados por:

Fomos nós quem convidou você para a reunião.

Fomos nós quem convidamos você para a reunião.

Fui eu quem recitou o poema durante a aula.

Fui eu quem recitei o poema durante a aula.

Frente a tais pressupostos, desvendamos a evidente indagação.