Você está aqui: Página Inicial » Gramática » Morfologia » Verbos reflexivos

Morfologia

Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Verbos reflexivos


Os verbos reflexivos são aqueles cuja ação verbal reflete no próprio sujeito que a pratica.





Os verbos reflexivos são aqueles cuja ação verbal reflete no próprio sujeito
Os verbos reflexivos são aqueles cuja ação verbal reflete no próprio sujeito



Particularidades parecem não faltar (e realmente não faltam) quando o assunto diz respeito à classe gramatical representada pelos verbos. Assim, diante dessa realidade inquestionável, propusemo-nos a levar até você algumas importantes elucidações que se fazem presentes em uma das ocorrências gramaticais: os chamados verbos reflexivos.

Ao proferirmos “reflexivos”, alguma noção talvez venha à tona, assim mesmo, como se fosse algo relacionado ao ato de refletir. Pois bem, caro(a) usuário(a), é justamente essa concepção  que se aplica ao caso em referência, haja vista que a ação se reflete no próprio sujeito que a pratica. Assim, para que tudo fique um pouco mais claro, analisemos o caso abaixo:

O garoto se feriu com a faca.

O garoto foi o agente – ele praticou a ação de tocar no objeto, claro. Em seguida, essa ação se voltou para ele próprio, ou seja, a ação de ficar ferido.

Dessa forma, é bom que se diga que, além desse pressuposto, os verbos reflexivos aparecem sempre acompanhados do pronome pessoal oblíquo átono, que no caso acima analisado define-se pelo pronome “se”.

Outra questão que também é pertinente diz respeito ao fato de eles não serem confundidos com os verbos pronominais, uma vez que eles trazem para junto de si esse pronome, fato que não ocorre com os reflexivos, pois o pronome não é parte deles. Então, não confunda!!!