Você está aqui: Página Inicial » Literatura » Gêneros Literários » Textos instrucionais

Gêneros Literários

Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

Textos instrucionais








Torna-se inegável o fato de que todos nós, em uma determinada ocasião, já tenhamos nos deparado com algum manual de instrução, não é verdade?

Pois bem, tal modalidade está relacionada à grande diversidade de gêneros textuais com os quais compartilhamos cotidianamente, os chamados textos instrucionais. Quanto à finalidade presente no discurso, eles têm por objetivo instruir o leitor acerca de um determinado procedimento.

Como exemplos representativos, podemos citar uma infinidade deles: receitas culinárias, bulas de medicamentos, manuais de instrução relacionados a aparelhos eletroeletrônicos, guias e mapas rodoviários, editais de concursos públicos, manuais referentes a jogos com um todo, dentre outros.

Até então, somente discorremos sobre o discurso inerente ao gênero em questão. Entretanto, resta-nos saber um pouco mais sobre a linguagem, uma vez que se trata de algo relacionado à escrita.

E por assim dizer, ao se tratar de uma linguagem escrita, logo nos convimos da necessidade de determinados pressupostos, entre eles, clareza, objetividade e, sobretudo, marcas de certo formalismo no que se refere aos compêndios gramaticais. A começar pelos verbos! Você já teve a oportunidade de analisá-los?

Caso não, perceba que, por se tratar de uma instrução, os verbos geralmente são expressos no modo imperativo, uma vez que irão nortear as ações a serem executadas pelo leitor.

A título de efetivarmos os nossos conhecimentos ora adquiridos, analisemos um exemplo que os retrata de modo efetivo. Então vamos lá!

Bolo de chocolate molhadinho

Ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos

Modo de Preparo:

1. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e o açúcar e bata outra vez;
2. Coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e continue a bater;
3. Unte um tabuleiro e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio
4. Enquanto o bolo assa, faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina e meio copo de leite. Leve ao fogo até começar a ferver;
5. Jogue quente sobre o bolo já assado;
6. Depois, é só saborear.




Não há ninguém que resista a esta tentação!!!