Você está aqui: Página Inicial » Redação » Título e Tema

Título e Tema

Apesar de apresentarem conceitos diferentes, as similaridades entre título e tema ainda provocam dúvidas recorrentes
Apesar de apresentarem conceitos diferentes, as similaridades entre título e tema ainda provocam dúvidas recorrentes

 Você sabe o que é título? E tema? Saiba que existem diferenças importantes entre essas duas partes fundamentais para a construção textual.

Muitas pessoas ainda acreditam que título e tema são palavras sinônimas, o que é um engano. Por assim pensarem, acabam cometendo equívocos no momento da escrita e, certamente, ao confundirem esses dois conceitos, serão prejudicadas, principalmente quando avaliadas em concursos e vestibulares. Título e tema são conceitos similares, mas não iguais. Por serem parecidos, comumente geram dúvidas, dúvidas essas que serão esclarecidas em nossos artigos.

Nesta seção, você aprenderá as diferenças entre título e tema, pois conhecê-las e saber como utilizar esse binômio é imprescindível para uma boa redação. Basicamente, chamamos de título a expressão inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação. Notou a diferença? Para saber mais, aproveite nossa seção Título e Tema e bons estudos! 


Artigos de "Título e Tema"