Você está aqui: Página Inicial » Redação » Gêneros Textuais » O cartaz - Um gênero textual informativo

Gêneros Textuais

Texto:
por: Vânia Maria do Nascimento Duarte

O cartaz - Um gênero textual informativo








Em se tratando do gênero em foco, esse nos parece tão familiar, não é mesmo? A todo momento nos deparamos com algum, afixado nos mais variados ambientes sociais. Tal modalidade, assim como as demais, pauta-se por uma finalidade discursiva. Mas qual será ela?
Estabelecer a comunicação entre o emissor/receptor, informando-o acerca de um determinado evento, bem como o instruindo sobre a localização de certos ambientes relacionados a quaisquer acontecimentos sociais, dentre outros.

Outra finalidade está relacionada à reivindicação, como é o caso de manifestações proferidas pela sociedade em geral em decorrência de uma greve, solicitando melhorias salariais, clamando por mais segurança, saúde e outros aspectos ligados aos direitos do cidadão.

Quanto à estética que o constitui, há uma fusão entre a linguagem verbal e não verbal, pois em alguns casos, a imagem influencia de maneira decisiva no discurso ora proferido. No que se refere à linguagem, se trata de algo conciso e objetivo, geralmente grafado com letras maiores, com vistas a despertar a atenção do leitor.

Observemos, pois, um exemplo representativo da modalidade em questão, de modo a conferirmos tais peculiaridades:



Ao analisarmos, percebemos que se trata de uma campanha publicitária informando aos leitores sobre a importância de se prevenir contra a paralisia infantil por meio da vacina.

No que se refere à finalidade discursiva, essa é norteada pela informação transmitida a um público em massa, que, por intermédio de um discurso breve, aliado à presença de imagens, estabelece uma afinidade entre os interlocutores envolvidos.