O atestado é um gênero textual que tem a finalidade de afirmar uma verdade. Seu discurso é objetivo e preciso, sendo um dos seus principais exemplos o atestado médico.
Primeiramente, analisemos um modelo que retrata o documento ora em estudo, a fim de que possamos nos inteirar de seus aspectos relevantes. Perceba:
Timbre da empresa (***)
Atesto para os devidos fins que o aluno (nome completo) se encontra matriculado nesta instituição de ensino cursando o nono ano, referente à segunda fase do Ensino Fundamental.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
|
É perceptível que se trata de uma comunicação feita por uma determinada pessoa em favor de outra, com vistas a afirmar uma verdade em que se acredita. Detectamos a presença de um discurso objetivo e preciso, o qual se pauta por retratar todas as informações necessárias à concretização dos objetivos propostos mediante a emissão do documento.
Trata-se de um gênero comumente utilizado na esfera social, uma vez que as informações prestadas tendem a se caracterizar pela sua veracidade, tornando-se passíveis de posteriores comprovações. Um típico exemplo desta modalidade são os atestados médicos, documentos requisitados pelas empresas em virtude do não comparecimento do funcionário.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado