Pontuação

Texto:

Travessão


O travessão é um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar o discurso direto ou enfatizar (destacar) trechos de textos.



O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (—) e tem como objetivo marcar o discurso direto ou destacar trechos em textos.

→ Discurso direto

O uso mais comum do travessão é marcar o discurso direto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas.

Veja o exemplo retirado de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos:

Os juazeiros aproximaram-se, recuaram, sumiram-se. O menino mais velho pôs-se a chorar, sentou-se no chão.

– Anda, condenado do diabo! – gritou-lhe o pai.

Observe que a passagem intercalada pelos travessões “Anda, condenado do diabo!” está em discurso direto e, por isso, intercalada por travessões.

Embora ambos os sinais de pontuação (travessão e aspas) tenham a mesma finalidade, é mais comum que se usem travessões em diálogos, visto que dão ao texto mais fluidez.

Veja:

Pneu furado

O carro estava encostado no meio-fio, com um pneu furado. De pé ao lado do carro, olhando desconsoladamente para o pneu, uma moça muito bonitinha. Tão bonitinha que atrás parou outro carro e dele desceu um homem dizendo "Pode deixar". Ele trocaria o pneu.

– Você tem macaco? – perguntou o homem.

– Não  respondeu a moça.

– Tudo bem, eu tenho  disse o homem – Você tem estepe?

– Não  – disse a moça.

– Vamos usar o meu – disse o homem. E pôs-se a trabalhar, trocando o pneu, sob o olhar da moça. Terminou no momento em que chegava o ônibus que a moça estava esperando. Ele ficou ali, suando, de boca aberta, vendo o ônibus se afastar. Dali a pouco chegou o dono do carro.

– Puxa, você trocou o pneu pra mim. Muito obrigado.

– É. Eu... Eu não posso ver pneu furado. Tenho que trocar.

– Coisa estranha.

– É uma compulsão. Sei lá.

(Luís Fernando Veríssimo. Pai não entende nada. L&PM, 1991).

→ Enfatizar termos

Os travessões também são utilizados em textos substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Veja:

O Brasil – o maior produtor e exportador de carnes do mundo – acaba de lidar com um escândalo sem precedentes envolvendo as maiores empresas de frigorífico do mundo. Além de casos de corrupção, houve denúncias de violação de normas sanitárias e de uso de matéria-prima inapropriada para produção de embutidos.

Observe que, no parágrafo acima, os travessões substituíram as vírgulas que isolavam o aposto explicativo.

→ Resumindo:

O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal () maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula. 


O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
O travessão é um dos sinais de pontuação da Língua Portuguesa.
Por: Jairo Beraldo