Notícia

Por Talliandre Matos

A notícia é um texto jornalístico que relata um fato socialmente relevante para amplo público, com intuito de acessibilizar as informações consideradas relevantes. A notícia abrange todas as áreas que são coletivamente importantes, como política, economia, cultura, segurança, saúde, educação, meio ambiente e outros.

Sua estrutura divide-se em: título, lide, informações secundárias e detalhes. A linguagem deve ser objetiva, acessível e impessoal, atendo-se a representar a realidade dos fatos, sem inserir julgamento pessoal.

Leia também: História em quadrinhos – gênero textual que mescla a linguagem verbal com a não verbal

Característica e estrutura da notícia

A notícia é um gênero textual que veicula um acontecimento real para o grande público ou para os leitores assinantes de determinado jornal. Ela pertence ao grupo de textos que relatam e, por isso, organiza-se de uma maneira própria ao tipo: apresenta tempo, espaço, personagens e fatos. Veja a seguir as características da linguagem de uma notícia.

  • Referencial na realidade: a notícia deve apresentar fatos concretos, ocorridos na realidade. Desse modo, a linguagem deve priorizar a função referencial, ou seja, a função de representar a realidade por meio da língua.

  • Conteúdo sintético: a notícia deve evitar todo tipo de informação que não seja relevante ao fato. Uma notícia demasiadamente longa pode afastar o leitor. Assim, é relevante apresentar um texto conciso e objetivo.

  • Precisão vocabular: a notícia é um texto técnico, por isso o cuidado com a língua e com a variedade padrão é essencial. Dentre os cuidados necessários, a precisão vocabular ganha destaque, pois o texto deve evitar interpretações múltiplas, e o uso vocabular adequado garante que o sentido seja comunicado de modo mais claro.

  • Acessibilidade: além de ser um texto técnico, a notícia também é um texto de amplo alcance, ou seja, possui um público-alvo vasto e diverso, por isso, em conjunto com a formalidade, o texto deve apresentar acessibilidade, evitando termos desconhecidos ou conceitos técnicos e priorizando uma linguagem simples e direta.

  • Narração em terceira pessoa: a notícia deve ser contada na voz da terceira pessoa. O autor da notícia ocupa a perspectiva de observador externo que relata aquilo que vê e ouve, evitando todo tipo de expressão pessoal e julgamento subjetivo.

Outra característica relevante ao gênero é o lide. O lide ou “cabeça” é a parte inicial do texto, que é responsável por “guiar” o leitor, apresentando as informações mais relevantes ou o próprio clímax da história. Comumente, o lide responde às perguntas: “Quem?”; “O quê?”; “Quando?”; “Onde?”; “Como?”; “Por quê?”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A estrutura do gênero divide-se em:

  • título: chamada para a notícia, comumente apresenta o enfoque que será trabalhado no fato;

  • subtítulo: informações complementares ao título;

  • lide: parágrafos iniciais que apresentam as principais informações do texto;

  • informações secundárias: informações complementares àquelas apresentadas no lide;

  • detalhes: detalhes adicionais da notícia.

Ao produzir um texto desse gênero, além de relatar o fato, é necessário apresentar concretude ao texto, ou seja, fortalecer a certeza de que a história é verídica, que ocorreu de fato. A comprovação da notícia se faz com o fornecimento de dados que concedam confiabilidade ao texto, como: data e local onde ocorreram os fatos; declaração e depoimentos de pessoas envolvidas nos ocorridos; imagens e outros. A notícia deve se mostrar confiável.

Passo a passo de como fazer uma notícia

Para auxiliar na construção de uma notícia, abaixo se apresenta um roteiro para a elaboração do texto.

1. Escolha um fato atual e relevante para o público-alvo.

2. Faça uma pesquisa para coletar o máximo de provas e dados sobre o fato que será noticiado.

3. Analise todas as informações obtidas e organize os dados conforme a prioridade e relevância na história.

4. Elabore um título criativo e instigante que apresente a mensagem central da notícia.

5. Construa seu subtítulo com as informações adicionais.

6. Inicie o corpo da sua notícia com o lide e, nos primeiros parágrafos, aponte as informações mais impactantes da notícia.

7. Acrescente as informações secundárias e, por último, detalhes da notícia.

Esse roteiro serve como uma ferramenta auxiliar para a estruturação de uma notícia. Além delas, outros tópicos são relevantes na produção textual.

  • Utilize uma linguagem precisa, objetiva e acessível. Dê preferência a períodos mais curtos e em ordem direta.

  • Mantenha uma organização textual, entre tamanho dos períodos e tamanhos dos parágrafos.

  • Prefira sempre as palavras mais simples e de fácil compreensão.

  • Evite todo tido de julgamento e ponto de vista pessoal.

  • Apresente o máximo de dados possíveis para comprovar o fato.

  • Utilize a variedade padrão da língua portuguesa.

A notícia atualiza o público a respeito de fatos relevantes e contribui no acesso à informação.
A notícia atualiza o público a respeito de fatos relevantes e contribui no acesso à informação.

Exemplos de notícia

Abaixo segue uma notícia retirada do site UOL, na seção “Cotidiano”:

Bolas misteriosas surgem em praias de Peruíbe (SP) e intrigam moradores

O aparecimento de centenas de bolas na faixa de areia de Peruíbe, litoral de São Paulo, deixou moradores da região intrigados. Neste fim de semana, fotos da praia circularam por grupos de WhatsApp e repercutiram em redes sociais. Os principais questionamentos da população buscam explicação sobre o que seria e o que poderia ter causado o fenômeno.

"Cara, estava correndo quando vi essas coisas na areia. Pensei que fossem ovos de algum bicho... sei lá", contou o técnico em TI, Gilberto Rodon. "Um amigo teve a coragem de mexer lá. 'É lama'. Aí, a gente ficou mais tranquilo", continuou.

A guia de turismo Yarima Ferreira ficou surpresa quando percebeu as bolas na areia. "Foi uma aparição inusitada. Nunca aconteceu de aparecer bolas como nesta ocasião. Nos últimos meses, tem só a aparição normal de lama na orla, mas não dessa forma", disse.

Yarima explicou que a cidade tem muitos mangues e que enfrenta chuvas frequentes. "As águas dos rios acabam trazendo os sedimentos para o mar. E existe um bolsão de lama em alto-mar, que na última quinta, com o mar revolto, pela passagem do ciclone, acabou trazendo ainda mais sedimentos para a costa", explicou.

A justificativa das misteriosas bolas foi confirmada pela Prefeitura de Peruíbe. O secretário do Meio Ambiente da cidade, Eduardo Ribas, explicou que o fenômeno nada mais é do que lama negra envolta em areia.

O gestor disse ainda que os bolsões ficam localizados a 80 metros da praia e que, quando o mar fica revolto, ocorre um "efeito liquidificador" que eleva a lama. A lama suspensa e em movimento, ao tocar na areia resulta nessas bolas, acrescentou.

A bióloga Gemany Rosa, do Instituto Biopesca e moradora de Peruíbe, reiterou que as bolas são um fenômeno normal. "Após ressacas fortes, é comum aparecerem estas bolotas de lama e areia", disse.

O exemplo acima apresenta um bom modelo de notícia. O texto contém um título que já indica a síntese do ocorrido (a aparição das “bolas” e a surpresa da comunidade). No primeiro parágrafo, o lide, o texto informa toda a síntese do ocorrido, de modo que, ao final da leitura, sabe-se a mensagem central do texto.

Na sequência, acrescentam-se as informações secundárias, onde se insere o depoimento da guia turística e sua justificativa para a aparição das bolas de lama. Nos últimos parágrafos, outras confirmações são inseridas, como a confirmação da prefeitura, a explicação do secretário e a reiteração da bióloga.

As últimas informações servem como comprovação do fato, pois apresentam vozes de autoridade validando os dados da notícia. Entretanto, toda informação principal foi sintetizada no início do texto, de modo que é suficiente para compreensão da mensagem.

Outras características são comprovadas no texto, como a linguagem clara, objetiva e simples; parágrafos com tamanhos uniformes, períodos curtos e informações concisas.

Veja também: Artigo de opinião – gênero cujo objetivo é apresentar o ponto de vista sobre um tema relevante

Diferenças entre notícia e reportagem

A reportagem é um gênero textual de cunho jornalístico que visa apresentar uma análise, um estudo, pesquisa ou investigação a respeito de algum tema, no intuito de apresentá-lo, com determinado enfoque, de modo mais aprofundado e crítico, acrescentando comprovação, comparações e dados relevantes às argumentações e exposições presentes no texto. A reportagem trabalha com temáticas de relevância social, mas não se limita à narração de fatos concretos, embora possa utilizá-los em parte de sua composição.

A notícia, por outro lado, também é um gênero jornalístico, mas se foca somente em apresentar um fato específico ocorrido na realidade. Desse modo, a notícia é um texto curto e com uma abordagem fechada no relato, não apresentando pontos de vista nem reflexões críticas a respeito dos temas envolvidos. A notícia centra-se somente em compartilhar um acontecimento real a um amplo público.

Mais procurados

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Hiato

Saiba como separar as sílabas das palavras que possuem hiato.

Vogal temática

Toda palavra possui uma vogal temática: mito ou verdade?

Complementos verbais

Que tal fazer uma revisão sobre complementos verbais agora?

Carteira de Estudante no Brasil Escola

Acesse e saiba como solicitar a sua carteirinha de estudante Brasil Escola. É rápido e fácil!

Mais procurados background