O futurismo foi uma das vanguardas europeias, movimentos do início do século XX que questionavam a arte e buscavam renovação e liberdade de criação.
O futurismo foi um movimento iniciado em 1909 e fez parte das vanguardas europeias, que lutavam pela reforma na arte e mais liberdade de criação. Concentrou-se na Itália, de onde é a maioria dos artistas e obras mais famosos. Ele não chegou ao Brasil diretamente, mas influenciou o movimento modernista.
É dividido em duas fases, a do verso livre e a das palavras em liberdade. Suas principais características diferenciadoras são os temas da velocidade e aceleração e o culto à guerra e à violência. Seu manifesto de fundação tornou-se exemplo para os seguintes.
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Foi fundado em 1909 por Marinetti.
Concentrou-se na Itália.
Teve relevância na literatura e na pintura.
Era focado na velocidade e aceleração, além de buscar renovação artística.
Marinetti, o fundador, foi um de seus principais artistas.
Teve duas fases, a do verso livre e a das palavras em liberdade.
O início oficial do futurismo ocorreu com a publicação de “Fundação e Manifesto do Futurismo”, por Filippo Tommaso Marinetti, no jornal Le Figaro, em 20 de fevereiro de 1909, na cidade de Paris. Vale frisar que o movimento surgiu e concentrou-se na Itália, mas a veiculação do seu manifesto em um jornal francês garantiu ainda mais repercussão internacional. Esse manifesto serviu de exemplo para todos os seguintes, pois apresentava a fundação e, também, a nova poética que assumiam
Anunciar-se por manifestos era uma característica das vanguardas europeias, um conjunto de movimentos literários e artísticos do início do século XX que buscava questionar o tipo de arte feito até ali, muito dogmático e acadêmico, e trazer mais liberdade com novos formatos. Outras vanguardas conhecidas foram o cubismo (1907), expressionismo (1910), dadaísmo (1916) e surrealismo (1924).
Uma das datações muito consideradas para o futurismo, feita pelo escritor Luciano de Maria, divide-o em duas fases: a do verso livre, de 1909 a 1913, e a das palavras em liberdade, de 1914 a 1944. O verso livre é usado na poesia quando não há uma métrica definida, ou seja, uma medição de sílabas poéticas. Já a fase das “palavras em liberdade” consistiu em questionar ainda mais a tradição, mudando a ordem sintática, abolindo a pontuação, destruindo o subjetivismo, exaltando o “feio”, entre outros.|1|
Pelo ano de fundação, fica claro que o futurismo, assim como as outras vanguardas, surgiu em um período de grande tensão no continente europeu, na ocasião da chamada “paz armada”, quando todas as principais potências preparavam-se militarmente para o início de um conflito, que foi a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O fundador, Marinetti, até usou o movimento como propaganda do fascismo quando se filiou ao “Partido Nacional Fascita”.
Crítica ao passado.
Vontade de renovação.
Liberdade de criação e forma.
Renovações na forma, como o uso de verso livre e mudança da ordem sintática.
Temáticas e ritmo de velocidade e aceleração.
Foco no futuro e expectativa otimista.
Culto à guerra.
Exaltação das máquinas, sua rapidez e progresso.
Destruição do “eu”, tão enfatizado pelos românticos e simbolistas.
Adjetivo semafórico (ou adjetivo-farol ou adjetivo-atmosfera): o adjetivo deveria ser utilizado o menos possível, apenas como um farol esporádico que regula a leitura e afeta as palavras próximas.
Verbos no infinitivo (o que marcaria mais a noção de velocidade do que um verbo conjugado).
Uso mínimo, diferenciado ou abolido da pontuação.
Algumas dessas características podem ser vistas no poema “O Amor”, de Oswald de Andrade.
A Dona Branca Clara
Tome-se duas dúzias de beijocas
Acrescente-se uma dose de manteiga do Desejo
Adicione-se três gramas de polvilho do Ciúme
Deite-se quatro colheres de açúcar da Melancolia
Coloque-se dois ovos
Agite-se com o braço da Fatalidade
E dê de duas horas em duas horas marcadas
No relógio de um ponteiro só!
A crítica à forma fica clara ao não usar métrica ou rimas (versos livres e versos brancos) e pela mistura entre o gênero da receita culinária e da poesia. A pontuação é utilizada em poucos momentos, como para reforçar o verso final. Além disso, o imperativo dos verbos e os dois versos finais trazem o imediatismo do tempo. Não há um foco no “eu”, mas sim em uma terceira pessoa, cuja crítica social começa na descrição, racialmente marcada: “A Dona Branca Clara”.
Aldo Palazzeschi (1885-1974)
Ardengo Soffici (1879-1964)
Armando Mazza (1884-1964)
Auro D’Alba (1888-1965)
Bruno Sanzin (1906-1994)
Corrado Govoni (1884-1965)
Enrico Cavacchioli (1885-1954)
Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944)
Francesco Cangiullo (1884-1977) (pintor e escritor)
Francesco Meriano (1896-1934)
Luciano Folgore (1888-1966)
Paolo Buzzi (1874-1956)
Pino Masnata (1901-1968)
Carlo Carrà (1881-1966) (pintor)
Francesco Cangiullo (1884-1977) (pintor e escritor)
Aldo Palazzeschi: “L’incendiario” (1910)
Antonio Sant'Elia: "Progetto per la Città Nuova" (1914) (pintura)
Ardengo Soffici: “BIF§ZF + 18 simultaneità e chimismi lirici” (1919)
Armando Mazza: “Firmamento” (1920)
Auro D’Alba: “Baionette” (1915)
Carlo Carrà: “Guerrapittura” (1915) e "La Ragazza che corre sul balcone" (1912) (pintura)
Corrado Govoni: “Poesie elettriche” (1911), “Rarefazioni e parole in libertà” (1915)
Enrico Cavacchioli: “Cavalcando il sole” (1914)
Francesco Cangiullo: “Piedigrotta” (1916), “Caffeconcerto” (1919)
Francesco Meriano: “Equatore notturno” (1916)
Giacomo Balla: "Dinamismo di un Cane al Guinzaglio" (1912) (pintura)
Gino Severini: "La Danza dei Pan-Pan al suono del Phonografo" (1913) (pintura)
Luciano Folgore: “Il canto dei motori” (1912), “Ponti sull’oceano” (1914)
Marinetti: “Batalha Peso + Odor” (1912), “Adrinopla cerco orquestração” (1913), “Zang tumb tuuum” (1914), “ Les mots en liberté futuristes” (1919), “Otto anime in una bomba” (1919).
Paolo Buzzi: “Aeroplani” (1909), “ L’elisse e la spirale” (1915)
Umberto Boccioni: "Forme Uniche della Continuità nello Spazio" (1913) (pintura)
Volt (Vincenzo Fani-Ciotti): “Archi voltaici” (1916)
O futurismo foi o principal movimento que influenciou o modernismo (1922-1960), que se desenvolvia no mesmo momento no Brasil, pelo antitradicionalismo e pela liberdade de forma e criação. Entretanto, como os modernistas dominavam o cenário nacional, essa estética não chegou a ter grande presença.
Mesmo assim, pode-se perceber sua influência em Oswald de Andrade, escritor da primeira geração modernista, pelos seus “rápidos flashes sintéticos (fragmentos), estilo nominal, telegráfico, fluxo de ideias, paródia ou reescrita de autores anteriores (apropriação do olhar do outro)”.|2| Além disso, também esteve presente na poesia concreta, famosa no Brasil nos anos 1950. Um dos grandes autores concretistas do Brasil foi Augusto de Campos (nascido em 1931) que, influenciado pelo futurismo, mudou totalmente a forma de produção, como na obra “O Pulsar” (1975):
Nessa obra, ele subverteu totalmente a forma literária do poema, trocando as vogais “E” e “O” por estrelas (que se transformam em asteriscos) e círculos. O poema foi impresso em negativo (fundo preto com as letras brancas) e o visual reforça a conotação “computacional”, relacionada ao progresso e à velocidade.
1. (UCP – PR)
Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Surrealismo:
a) Modernismo
b) Parnasianismo
c) Romantismo
d) Realismo
e) Simbolismo
Resposta: A. O modernismo foi muito influenciado pelas vanguardas europeias e suas críticas aos valores acadêmicos tradicionais, principalmente pelo futurismo.
02. (ENEM 2017) E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).
Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?
a) A tradição é uma força incontornável.
b) A arte é expressão da memória coletiva.
c) A modernidade é a superação decisiva da história.
d) A realidade cultural é determinada economicamente.
e) A memória é um elemento crucial da identidade cultural.
Resposta: C. O Futurismo apoiou a crítica ao passado e a criação de uma arte totalmente nova. Assim, as “bibliotecas”, os “museus” e as “cidades veneradas” são símbolos físicos dessa história que deve ser superada.
Notas:
|1|: FABRIS, M. NOTAS SOBRE O FUTURISMO LITERÁRIO. TRICEVERSA - Revista do Centro Ítalo-Luso-Brasileiro de Estudos Lingüísticos e Culturais, 2007.
|2|: MARINETTI, F. T. Manifesto Futurista Filippo Tommaso Marinetti. Disponível em: <https://www.academia.edu/26614694/Manifesto_Futurista_Filippo_Tommaso_Marinetti>. Acesso em: 23 mar. 2023
|3|: TV CULTURA. Augusto de Campos: O Pulsar - Radio Metrópolis. Disponível em: <http://culturafm.cmais.com.br/radiometropolis/lavra/augusto-de-campos-o-pulsar>. Acesso em: 6 abr. 2023.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado