O requerimento é um gênero textual técnico usado no cotidiano para expor solicitações de serviços ou informações a instituições ou a seus representantes.
O requerimento é gênero textual técnico utilizado para solicitar algo ao representante legal de alguma instituição. Essa comunicação é estabelecida entre o requerente e o requerido e expressa sempre a necessidade do requerente de obter do requerido algum serviço ou informação.
A mensagem comunicada pelo requerente deve ser direta, formal e expressar impessoalidade. Além disso, com o uso de pronomes de tratamento respeitosos, a mensagem deve expressar cordialidade e apresentar informações que possibilitem a identificação do requerente, como documentos pessoais e assinatura ao final do texto.
Leia também: Declaração — o texto técnico utilizado para comprovar ou explicar uma informação
O requerimento é um gênero textual técnico.
É um documento em que o requerente solicita ou exige algum serviço ou informação ao requerido.
A depender de como se estrutura, o requerimento pode ser classificado como simples ou complexo.
Segue as regras de uma correspondência formal e, por isso, é impessoal e objetivo.
Estruturalmente, o requerimento é organizado com as seguintes partes: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, assinatura.
O requerimento é um gênero textual técnico e documental e, por isso, deve ser formal e apresentar uma estrutura específica. É um documento em que o requerente solicita ou exige algum serviço ou informação ao requerido, que pode ser um órgão ou instituição. Por se estruturar dessa forma, deve, então, ser redigido seguindo a norma-padrão da língua portuguesa e comunicar os anseios do requerente de forma objetiva e concisa.
O requerimento, a depender de como se estrutura, pode ser classificado em dois tipos.
O requerimento simples é empregado em situações em que as solicitações não são muito complexas e as exigências documentais do requerido para atender ao requerente não são extensas. Sua estrutura apresenta um único parágrafo, redigido com linguagem formal, objetiva e concisa.
O requerimento complexo é empregado em situações em que se exige mais detalhes por parte do requerente. Estrutura-se em um texto dividido em mais de um parágrafo, possibilitando que a solicitação seja apresentada de forma detalhada. Esse tipo de requerimento deve apresentar, também, documentos anexados para o embasamento e a comprovação da solicitação apresentada ao requerido.
O requerimento segue as regras de uma correspondência formal, portanto, é impessoal, objetivo e apresenta pronomes de tratamento para estabelecer interlocução com o requerido, que está em posição hierárquica superior à do requerente.
Além disso, o requerimento é um documento que pode ser empregado em diversas situações, entre as quais podem constar a solicitação de:
apreciação de documento;
concessão de auxílio-doença;
ajuda de custos;
adiamento/suspensão de evento
transferência de domicílio eleitoral;
compensação e restituição de valores.
Estruturalmente, o requerimento apresenta a seguinte organização:
Vocativo: é a identificação do requerido a que o requerimento se destina e, por isso, é a identificação do responsável por deferir ou não a solicitação do requerente. Nessa parte do documento é onde se expressa o pronome de tratamento adequado à relação estabelecida com o requerido.
Preâmbulo: é onde ocorre a apresentação das informações que identificam o requerente, como nome, RG, CPF, naturalidade, nacionalidade, estado civil, profissão e endereço.
Exposição do pedido: é onde o requerente expõe sua solicitação.
Fecho: é a conclusão do requerimento, onde, após a exposição do pedido, geralmente é utilizada a expressão “Nestes termos, pede-se deferimento.”
Local e data: é a indicação de onde e quando o requerimento foi escrito.
Assinatura: é onde o requerente deve escrever seu nome completo, finalizando o requerimento.
Veja também: Procuração — o texto técnico que torna uma pessoa a representante legal de outra
Para redigir um requerimento, é necessário não só saber o que será solicitado como também se informar sobre a quem ele deve ser destinado, os dados solicitados pela instituição requerida e qual a estrutura mais adequada.
Também é preciso identificar o texto com o termo “requerimento”, que geralmente aparece no centro da página. Posteriormente, é apresentado o vocativo, seguido do preâmbulo, que antecede a exposição do pedido. Após a exposição do pedido, devem ser acrescentados o fecho, o local e data e, por fim, a assinatura.
Abaixo, está um modelo que expõe a estrutura base de um requerimento:
REQUERIMENTO A(o) (nome da instituição requerida) (nome do requerente), inscrito(a) no CPF sob o nº 00000000 e RG nº 00000000, (nacionalidade), (estado civil), residente em rua 000, nº 00, vem requerer (exposição do pedido e dos motivos para o pedido). Nestes termos, pede-se deferimento. (Local), (dia) de (mês) de (ano). (Assinatura do requerente) |
Exemplo 1
Abaixo, está um exemplo requerimento referente à solicitação de trancamento de matrícula:
REQUERIMENTO Ao Dr. Carlos José, coordenador de graduação do curso de Direito João Pedro Anedota, brasileiro, casado, estudante, inscrito sob o CPF 0000-000.00 e RG 0000000, residente em rua Fictícia, nº 12, setor Sul, em Goiânia-GO, vem, cordialmente, requerer o trancamento de suas atividades como discente no curso de Direito da Universidade X, pelo período de 90 dias, por motivos de saúde. Nestes termos, pede-se deferimento. Goiânia, 8 de agosto de 2022 João Pedro Anedota |
Exemplo 2
Abaixo, está um exemplo de requerimento referente à solicitação de poda de árvores:
REQUERIMENTO À Secretaria do Meio Ambiente do município de Goiânia, Alberto Ferreira da Cunha, brasileiro, solteiro, síndico, inscrito sob o CPF 0000-000.00 e RG 0000000, residente em rua Fictícia, nº 10, setor Noroeste, em Goiânia-GO, vem, cordialmente, requerer a poda de duas árvores em frente ao edifício Aquarius, localizado no endereço do requerente, uma vez que os galhos estão em contato direto com a fiação elétrica da rede de distribuição de energia do endereço em questão. Nestes termos, pede-se deferimento. Goiânia, 8 de agosto de 2022 Alberto Ferreira da Cunha |
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado