Acento diferencial
O acento diferencial é importante para diferenciar palavras que possuem a mesma grafia, mas significados distintos, evitando ambiguidade nesses casos específicos.
Por Guilherme Viana
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O acento diferencial é um recurso ortográfico utilizado para distinguir palavras de escrita idêntica, mas com significados diferentes, como ocorre com alguns verbos e palavras específicas. Apesar de ser cada vez menos utilizado, esse acento ainda se aplica em alguns casos da língua portuguesa, conforme estabelecido pelo último acordo ortográfico.
Leia também: Regras de acentuação gráfica
Resumo sobre acento diferencial
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O acento diferencial distingue palavras de mesma grafia, mas de funções e significados diferentes.
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O acento diferencial é usado, por exemplo, para diferenciar "por" (preposição) de "pôr" (verbo); para marcar o plural de algumas palavras (ele tem/eles têm); para marcar o passado no verbo poder (ele pode [presente]/ ele pôde [passado]), etc.
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O novo acordo retirou o acento diferencial de algumas palavras, como "pára" (verbo), pélo (verbo) e apóio (verbo), acento esse que diferenciava essas palavras de "para" (preposição), pelo (preposição) e apoio (substantivo).
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O acento diferencial é optativo no caso da palavra "forma" (objeto usado para moldar algo).
 
Videoaula sobre o acento diferencial
O que é o acento diferencial?
O acento diferencial é um acento gráfico utilizado em determinadas palavras para diferenciar significados e classes gramaticais. Na prática, ele indica a diferença entre palavras com a mesma grafia e sentidos diferentes, como no caso de "pôr" (verbo) e "por" (preposição). Esse acento é restrito a alguns casos específicos. Tanto o acento agudo quanto o acento circunflexo podem ser usados como acento diferencial.
Quais são as regras de uso do acento diferencial?
Após o último acordo ortográfico, obrigatório no Brasil desde 2016, o uso do acento diferencial foi reduzido, permanecendo apenas em casos específicos. O uso é justificado em:
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Palavras que tenham a mesma grafia e sentido diferente. Exemplo: “por” (preposição) e “pôr” (verbo).
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Conjugações verbais que tenham a mesma grafia, mas pessoas diferentes. Exemplo: “ele tem” (singular) e “eles têm” (plural).
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Conjugações verbais que tenham a mesma grafia, mas tempos verbais diferentes. Exemplo: “ele pode” (tempo presente) e “ele pôde” (tempo passado).
 
Verbos que têm acento diferencial
O acento diferencial ainda ocorre em alguns casos para evitar a ambiguidade entre os pares de palavras.
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Acento diferencial para distinguir verbo e preposição
 
Há três casos em que o acento diferencial é usado para diferenciar o verbo da preposição:
| 
			 Palavra  | 
			
			 Classificação  | 
			
			 Exemplo  | 
		
| 
			 por  | 
			
			 Preposição  | 
			
			 "Eu vou por esse caminho."  | 
		
| 
			 pôr  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "Eu vou pôr o copo em cima da mesa."  | 
		
| 
			 de  | 
			
			 Preposição  | 
			
			 "Isso é feito de barro?"  | 
		
| 
			 dê  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "Eu quero que você me dê isso."  | 
		
| 
			 da  | 
			
			 Preposição + Artigo  | 
			
			 "Ele é vizinho da minha amiga."  | 
		
| 
			 dá  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "O bolo nunca dá para todo mundo."  | 
		
- 
	
Acento diferencial para distinguir conjugação de pessoas diferentes
 
Muitos verbos apresentam formas conjugadas parecidas, que usam o acento diferencial para diferenciar quando se trata de conjugação no singular ou no plural.
| 
			 Palavra  | 
			
			 Número da pessoa  | 
			
			 Exemplo  | 
		
| 
			 tem  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "Ele tem um lápis para me emprestar?"  | 
		
| 
			 têm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Eles têm um lápis para me emprestar?"  | 
		
| 
			 vem  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "Que horas ela vem?"  | 
		
| 
			 vêm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Que horas elas vêm?"  | 
		
| 
			 mantém  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "Esse argumento se mantém até hoje."  | 
		
| 
			 mantêm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Esses argumentos se mantêm até hoje."  | 
		
| 
			 convém  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "Nada disso nos convém."  | 
		
| 
			 convêm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Essas coisas não nos convêm."  | 
		
| 
			 detém  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "O policial detém o suspeito quando precisar."  | 
		
| 
			 detêm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Os policiais detêm o suspeito quando precisar."  | 
		
| 
			 intervém  | 
			
			 Singular  | 
			
			 "O mediador intervém sempre que necessário."  | 
		
| 
			 intervêm  | 
			
			 Plural  | 
			
			 "Os mediadores intervêm sempre que necessário."  | 
		
- 
	
Acento diferencial para distinguir conjugação em tempos verbais diferentes
 
Há um caso específico em que o acento diferencial serve para distinguir tempos verbais do verbo.
| 
			 Palavra  | 
			
			 Tempo verbal  | 
			
			 Exemplo  | 
		
| 
			 pode  | 
			
			 Presente do indicativo  | 
			
			 "Ele pode prestar um bom concurso ainda."  | 
		
| 
			 pôde  | 
			
			 Pretérito perfeito do indicativo  | 
			
			 "Ele pôde prestar um bom concurso naquela época."  | 
		
Quando não usar acento diferencial
A maioria das palavras com a mesma grafia não precisa de acento diferencial. Isso se justifica quando é possível entender facilmente, pelo contexto, o sentido da palavra. O último acordo ortográfico retirou o acento diferencial em quatro casos:
| 
			 Palavra  | 
			
			 Situação  | 
			
			 Exemplo  | 
		
| 
			 para  | 
			
			 Preposição  | 
			
			 "É para isso que lutamos tanto?"  | 
		
| 
			 pára*  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "Ele não para de me irritar!"  | 
		
| 
			 apoio  | 
			
			 Substantivo  | 
			
			 "O seu apoio é muito importante para nós!"  | 
		
| 
			 apóio*  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "Eu apoio a causa de vocês!"  | 
		
| 
			 pelo  | 
			
			 Preposição + Artigo  | 
			
			 "É pelo exposto que entendemos a importância disso."  | 
		
| 
			 pelo  | 
			
			 Substantivo  | 
			
			 "Que nojo! Achei um pelo na minha comida!"  | 
		
| 
			 pela  | 
			
			 Preposição + Artigo  | 
			
			 "Se não fosse pela chuva, eu iria aí..."  | 
		
| 
			 péla*  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "Ela pela as frutas antes de colocá-las na salada."  | 
		
*Acentos foram extintos pelo último acordo ortográfico.
Uso facultativo do acento diferencial
Existe uma única situação em que o acento diferencial é opcional, cabendo ao falante colocar ou não: a palavra “forma” (objeto usado para moldar algo) pode ser escrita sem acento ou com o acento diferencial (“fôrma”). Já a outra grafia (“forma”, conjugação do verbo “formar”) permanece sempre sendo escrita sem acento.
| 
			 Palavra  | 
			
			 Situação  | 
			
			 Exemplo  | 
		
| 
			 fôrma  | 
			
			 Substantivo  | 
			
			 "Essa fôrma é ótima para assar bolos."  | 
		
| 
			 forma  | 
			
			 Substantivo  | 
			
			 " Essa forma é ótima para assar bolos."  | 
		
| 
			 forma  | 
			
			 Verbo  | 
			
			 "A união de vários músicos forma uma orquestra."  | 
		
Leia também: Mudanças sobre o acento circunflexo no novo acordo ortográfico
Exercícios resolvidos sobre acento diferencial
Questão 1
Em qual das alternativas o acento diferencial foi corretamente utilizado?
a) "Vou por o livro na estante."
b) "Ele não pode ir à festa ontem, mas hoje ele pôde."
c) "Ela sempre para o carro na garagem."
d) "As crianças vem brincar todos os dias."
e) "Os alunos têm tempo para relaxar."
Resposta
Alternativa E. O sujeito está no plural, então a forma verbal “têm” é escrita com acento.
Questão 2
(IF-PA 2016)
Comprovado: memória da mulher é superior à do homem
A explicação está nos hormônios
O novo estudo realizado com pessoas de meia-idade comprovou que as mulheres têm uma memória mais precisa do que homens da mesma faixa etária. No entanto, algumas habilidades, como aprendizagem inicial e recuperação de informações, são enfraquecidas depois da menopausa.
Homens se esquecendo de aniversários, compromissos e datas comemorativas é um motivo de briga comum em quase todo relacionamento. Um novo estudo, publicado nesta quarta-feira no periódico científico Menopause, veio para comprovar que as mulheres têm razão e sua memória realmente é melhor que a dos homens.
No estudo, pesquisadores da Sociedade Norte-Americana de Menopausa (NAMS, na sigla em inglês), realizaram testes cognitivos com 212 homens e mulheres com idades entre 45 e 55 anos para avaliar aspectos como memória episódica, função executiva, processamento semântico e inteligência verbal. A memória associativa e a verbal episódica foram avaliadas por meio de um exame de associação entre nome e rosto e um teste de lembrança seletiva.
Os resultados comprovaram que as mulheres de meia-idade têm uma memória mais precisa do que homens da mesma faixa etária. No entanto, sua memória passa a enfraquecer depois da menopausa. Embora a perda de memória seja uma consequência já conhecida do processo de envelhecimento, no caso das mulheres, isso também está relacionado com o declínio do nível do hormônio estradiol no organismo.
Fonte: Veja, 09/11/2016
No trecho: “Os resultados comprovaram que as mulheres de meia-idade têm uma memória mais precisa...”, o termo em destaque está acentuado pelo mesmo motivo do uso do acento na palavra destacada em:
A) As mulheres mantém mais tranquilidade.
B) O cérebro contêm massa branca.
C) Os homens detém o poder.
D) Os homens mantêm a concentração.
E) Eles retém mais hormônio.
Resposta
Alternativa D. O sujeito “os homens” está no plural; portanto, o verbo “mantêm” é escrito com acento circunflexo para se diferenciar da forma no singular (“mantém”).
Fontes:
AZEREDO, José Carlos de. Gramática Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola, 2021.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 38ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 7ª ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2016.