A acentuação existe para estabelecer um sistema que organize a tonicidade das palavras, classificando as sílabas de uma palavra como tônicas ou átonas.
Acentuação
Caro leitor, nesta subseção nos dedicaremos ao estudo das regras de acentuação. As regras existem para estabelecer um sistema que organize a tonicidade, que nada mais é do que a intensidade de pronúncia das sílabas da língua portuguesa.
A acentuação está relacionada com a ortografia, sistema convencional que representa a correta escrita da língua, e com a prosódia, estudo que trata do conhecimento da sílaba predominante, chamada sílaba tônica. Para proferirmos corretamente as palavras, é necessário que saibamos sobre os seus sons, fazendo assim o uso de maior ou menor intensidade conforme a sílaba tônica. Às sílabas de menor intensidade atribuímos o nome de sílabas átonas, ou seja, sílabas que são pronunciadas com pouca intensidade tonal. A acentuação gráfica diz respeito ao estudo das regras que disciplinam o uso adequado dos sinais que indicam a posição da sílaba tônica, entre outras particularidades, como o timbre e a nasalização das vogais.
Alguns elementos deverão ser considerados no estudo da acentuação. São eles:
⇒ Acento de intensidade;
⇒ Posição do acento tônico;
⇒ Acento de intensidade e significado da palavra;
⇒ Acento de insistência e emocional;
⇒ Acento de intensidade na frase;
⇒ Vocábulos tônicos e átonos.
É importante ressaltar que as regras de acentuação na língua portuguesa sofreram uma recente reforma, quando entrou em vigor, no dia 1° de janeiro de 2009, as Novas Regras Ortográficas da Língua Portuguesa. As novas regras ainda geram muitas dúvidas, especialmente no que se refere à acentuação gráfica. Para auxiliar você na melhor compreensão dessas modificações, você encontrará aqui diversos artigos que serão muito esclarecedores e úteis em seu processo de aprendizado. Claro que as regras de acentuação são complexas e até mesmo indecifráveis para muitas pessoas, mas a partir de seu estudo, poderemos estabelecer uma relação de familiaridade, o que facilitará em muito a prática das normas na linguagem escrita. Para sanar possíveis dúvidas, é desejável que as regras sejam sempre consultadas, pois quando fazemos do estudo um exercício constante, as chances de aprendermos e apreendermos são muito maiores! Bons estudos!
Aprenda o que são as vanguardas europeias
Conheça mais sobre o pretérito perfeito, tempo verbal que expressa ações passadas.
Veja sobre o movimento artístico surgido na Europa em 1919.
Saiba como separar as sílabas das palavras que possuem hiato.
Aprenda a usar o ponto de interrogação (?) da forma correta!