Com certeza ou concerteza? “Com certeza” é utilizado nos casos em que se deseja confirmar um enunciado, como uma forma de ênfase. Já “concerteza” é um erro de ortografia.
Com certeza ou concerteza? Estas são formas que geralmente vemos sendo utilizadas para confirmar um enunciado com ênfase, mas o termo “concerteza” está errado, existindo apenas a expressão “com certeza”.
A expressão “com certeza” é uma locução adverbial de afirmação, composta por uma preposição e por um substantivo e que pode ser empregada para reafirmar uma posição ou enfatizar um fato, tanto em enunciados afirmativos quanto em negativos.
Leia também: Trago ou trazido — qual é a forma correta?
É comum que se encontre, principalmente nas redes sociais, o termo “concerteza”, mas ele está errado! Trata-se de um problema de ortografia verificado em muitos outros usos, nos quais as palavras deveriam ser grafadas separadamente, mas são escritas de forma junta e errônea, por influência fonética, ou seja, pela forma como as pronunciamos. A expressão correta é “com certeza”, uma locução adverbial de afirmação formada pela preposição “com” e pelo substantivo “certeza”.
Com certeza, eu vou a este show! Não o perderia por nada.
A ajuda de todos nesse mutirão é bem-vinda e, com certeza, fará grande diferença no combate à dengue.
O filme é longo, mas suas reviravoltas prenderão a atenção do público com certeza.
A expressão “com certeza” significa a reafirmação de uma posição ou a evidenciação de um fato sobre o qual não se tem dúvidas. Ela existe com base na concepção de “certeza”, uma convicção plena que sustenta um conhecimento, um pensamento ou uma opinião, por exemplo:
Todos desejam ter a certeza (a convicção) de que estão no caminho certo.
O uso de “com certeza” é indicado para os casos em que se quer confirmar e asseverar um enunciado, conferindo um valor de verdade àquilo que está sendo dito. Esse enunciado pode ser positivo ou negativo, conforme nos mostram as frases a seguir:
Observe que o uso da locução é totalmente dispensável nos exemplos, uma vez que os sentidos não estariam comprometidos se ele tivesse sido suprimido. No entanto, trata-se de um uso ligado ao desejo do falante de validar ou reforçar a sua ideia ou a sua crença.
Na nossa língua, existem outras expressões adverbiais que podem ser utilizadas para manifestar a mesma ideia do “com certeza”. Seguem alguns exemplos:
Nem sempre o falante terá convicção daquilo que está dizendo, por isso é comum que sejam empregadas expressões que marquem a incerteza, a dúvida ou, até mesmo, a descrença. Seguem alguns exemplos de expressões que podem ser usadas nesses casos:
Veja também: Senão ou se não — como e quando usar?
Questão 1
Selecione, entre as alternativas a seguir, a ÚNICA em que foi feito o uso correto do advérbio ou da locução adverbial de afirmação:
A) A equipe de resgate agiu com rapidez, e isso, concerteza, foi excepcional para que todos os tripulantes fossem salvos.
B) O projeto é ambicioso, mas, concerteza, trará benefícios sustentáveis para o meio ambiente.
C) O músico encerrou o show com uma versão acústica de sua primeira canção e, com certeza, emocionou toda a plateia.
D) Concerteza, essa experiência vai ser incrível!
Resolução:
Alternativa C
Apesar de ser muito usado, o termo “concerteza” está incorreto, logo, a única alternativa correta é aquela em que foi utilizada a locução adverbial “com certeza” (preposição + substantivo).
Questão 2
Todas as alternativas possuem uma expressão destacada que pode ser substituída por “com certeza” sem que haja prejuízos de sentido, EXCETO:
A) Esta é, seguramente, a praia mais linda que já visitei.
B) Todo o esforço feito por você, sem sombra de dúvidas, trará bons resultados no futuro.
C) É certo que poderemos contar com a nossa equipe para resolvermos esse problema.
D) Se não nos apressarmos, possivelmente perderemos o voo.
Resolução:
Alternativa D
O termo “possivelmente” é um advérbio que expressa uma possibilidade e, portanto, uma dúvida. A substituição mudaria o sentido da frase porque “com certeza” é uma locução adverbial que expressa afirmação e convicção.
Fontes
CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário de dificuldades da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexicon, 2012.
CERTEZA. In: MICHAELIS: dicionário brasileiro da língua portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2023. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/ portugues-brasileiro/certeza/.
DICIONÁRIO Houaiss: sinônimos e antônimos. 2. ed. São Paulo: Publifolha, 2008.
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado