Como gravar e editar videoaulas?

Por Equipe Português.com.br

Jovem dando aulas on-line.
Jovem dando aulas on-line.

Saber como gravar e editar videoaulas é algo que muita gente quer. Afinal, elas são uma forma de ensinar e aprender pela Internet que vem ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento. Seja para vender cursos online, oferecer treinamentos corporativos, complementar o ensino presencial ou simplesmente compartilhar conhecimento, as videoaulas são uma ótima opção de conteúdo digital. 

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de dicas e informações sobre como você pode gravar esse tipo de conteúdo e deixar com qualidade profissional sem ter muito trabalho.

Além do mais, também vamos mostrar uma ferramenta de edição gratuita, 100% baseada na web, super fácil de usar e cheia de recursos muito interessantes: o CapCut Online. Portanto, continue lendo até o final e não perca nenhum ponto importante!

Por que gravar e editar videoaulas?

Gravar e editar videoaulas tem muitas vantagens, tanto para quem ensina quanto para quem aprende. Veja alguns benefícios a seguir.

Flexibilidade

Você pode gravar e editar videoaulas no seu próprio ritmo, escolhendo os horários e os locais mais adequados para você. Além disso, também dá para assistir às videoaulas quando e onde quiser, adaptando o seu estudo à sua rotina.

Economia

Gravar e editar esse tipo de conteúdo possui baixo custo, pois você pode usar equipamentos simples e programas, como um editor de vídeo online gratuito. Dessa forma, você também economiza tempo e dinheiro com deslocamentos, materiais impressos e infraestrutura física.

Alcance: mais uma das vantagens de gravar e editar videoaulas

Você pode gravar e editar videoaulas para atingir um público maior e mais diverso, sem limites geográficos ou temporais. Publicando no YouTube, por exemplo, são mais de 2 bilhões de usuários ativos, o que garante uma audiência gigantesca.

Como gravar e editar videoaulas?

Agora que já vimos o porquê de gravar e editar videoaulas, vamos falar sobre como fazer isso. Veja a seguir alguns passos simples.

Planeje o seu conteúdo

Antes de começar a gravar, você precisa definir diversas coisas, como:

  • Objetivo;

  • Público-alvo;

  • Tema;

  • Formato;

  • Tempo;

  • Roteiro. 

Organize as suas ideias em tópicos, subtópicos, exemplos, dicas, etc. Por exemplo, se você for ensinar Língua Portuguesa, organize tópicos como gramática, ortografia, sintaxe e por aí vai.

Você deve pensar em como introduzir, desenvolver e concluir o seu conteúdo. Ademais, escreva um roteiro com o que você vai falar e mostrar em cada parte da sua videoaula.

Escolha o seu equipamento

Para gravar e editar videoaulas, você precisa de alguns equipamentos básicos, como um computador, câmera ou celular com boa definição, microfone, tripé, iluminação e um cenário. 

Escolha equipamentos de boa qualidade, mas que caibam no seu orçamento. Além disso, teste antes de gravar e ajuste as configurações de som, imagem, foco, etc. 

Grave sua videoaula

Siga o seu roteiro e fale com clareza, naturalidade, entusiasmo e confiança. Você deve olhar para a câmera e manter o contato visual com o seu público. Ademais, use uma linguagem simples, direta e adequada ao seu público. 

Varie o tom, o ritmo e a ênfase da sua voz para que o conteúdo não fique monótono e robótico. Evite erros, ruídos, distrações e interrupções. Aliás, para garantir que tudo saia perfeito, grave várias tomadas e escolha a melhor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Hora da edição

Para editar o seu vídeo, você precisa de um bom programa, como o CapCut Online, um editor de vídeo gratuito e fácil de usar. Com o CapCut Online, você pode cortar, juntar, dividir, girar, redimensionar, ajustar e melhorar os seus vídeos. 

Você também pode adicionar transições, filtros, efeitos, textos, músicas, efeitos sonoros e stickers para deixar o seu vídeo mais interessante. 

A plataforma também oferece recursos de inteligência artificial para tirar fundo de vídeo, converter fala em texto, converter texto em voz, transcrever o vídeo em texto e muito mais. Por fim, você pode ver o resultado do seu vídeo na tela de visualização e fazer as alterações que quiser.

Depois de gravar e editar videoaulas, publique

Depois de tudo pronto, você precisa exportá-lo e publicá-lo em uma plataforma de ensino a distância, como a Eadbox, uma plataforma completa e intuitiva para criar e vender cursos online. 

Com a Eadbox, você pode hospedar, distribuir, gerenciar e vender os seus cursos online de forma segura e eficiente. Você também pode personalizar o seu site, o seu domínio, o seu layout e o seu certificado. 

Se preferir, pode criar um canal no YouTube para veicular as aulas. Ou ainda, se inscrever em plataformas como a HotMart, a Braip e e a Kiwify para vender cursos.

Dicas para gravar e editar videoaulas

Para gravar e editar videoaulas de forma profissional e eficiente, você pode seguir algumas dicas, como:

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de gravar e editar videoaulas: você deve conhecer o seu público-alvo, suas necessidades, interesses, problemas e as expectativas. Ademais, analise a sua concorrência, seus diferenciais, preços e estratégias. Afinal, você deve identificar as oportunidades e as ameaças do seu mercado e definir o seu posicionamento e o seu valor agregado.

Crie um storyboard

Storyboard é um esboço visual do seu roteiro. Você deve desenhar ou colar imagens que representem cada cena do seu vídeo, indicando os elementos visuais, sonoros e textuais que serão usados.

Use técnicas de storytelling

Para gravar e editar videoaulas, você deve usar técnicas de storytelling, que é a arte de contar histórias. Isso porque essa estratégia é ótima para envolver, emocionar e persuadir o seu público, criando uma conexão e uma identificação. Dessa forma, use elementos como personagens, conflitos, clímax e desfecho para estruturar a sua história. Você deve usar, ainda, ganchos, surpresas e humor para prender a atenção do seu público;

Aplique o design instrucional

Design instrucional nada mais é que é a ciência de planejar, desenvolver e avaliar experiências de aprendizagem. Assim, use princípios, modelos e técnicas de design instrucional para definir os objetivos, os conteúdos, as estratégias, as atividades e as avaliações do seu curso. 

Otimize o seu vídeo

Depois de gravar e editar videoaulas, você deve otimizar o seu vídeo, ou seja, melhorar o seu desempenho e a sua visibilidade na Internet. Para isso, aplique técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para ranquear o seu vídeo nos mecanismos de busca, como o Google e o YouTube. Você deve usar palavras-chave, títulos, descrições, tags, miniaturas e legendas para otimizar o seu vídeo. 

Gostou de saber tudo sobre como gravar e editar videoaulas? Agora coloque essas dicas em prática e ajude muitas pessoas a ter acesso à Educação de forma mais fácil e prática!

Mais procurados

Coco, côco ou cocô?

Coco”, “côco” e “cocô” são palavras que causam bastante dúvida na escrita. Estão corretas apenas “coco” e “cocô”.

Liev Tolstói

Ele é um dos principais nomes do realismo em seu país e escreveu livros famosos, como os romances Guerra e paz e Anna Karenina.

Ultrarromantismo

O Ultrarromantismo é um movimento literário que corresponde à segunda fase romântica das literaturas portuguesa e brasileira.

Vim ou vir?

Tanto a forma “vim” quanto a forma “vir” estão corretas, mas cada uma delas é usada em situações específicas.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance realista de Machado de Assis

Mais procurados background