Locuções adjetivas – Um olhar mais atento

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

 

O uso das locuções adjetivas revelam um aprimoramento lexical  

 

Como sugestão, analisemos primeiramente os exemplos que seguem e, por meio de uma análise mais criteriosa, possivelmente tão logo chegaremos aos nossos reais objetivos:

Doenças do coração – cardíacas
Marcas da face – faciais
Água do lago – lacustre
Faixa de idade – etária


Agora pensemos um pouco mais adiante:

Ao elaborarmos nossas ideias, antes de transpô-las ao papel, uma das muitas habilidades que nos é requerida é o cuidado com a performance textual. Nesse sentido, o cuidado na escolha das palavras revela-se como fator preponderante, pois tal medida irá corroborar para que nossas ideias fluam melhor e, consequentemente, se tornem acessíveis ao entendimento do nosso interlocutor da melhor forma possível.
Dessa forma, já que estamos nos referindo ao quesito “performance”, voltemos aos exemplos anteriores e façamos duas comparações entre a locução adjetiva (primeiro termo) e o adjetivo que lhe é correspondente (segundo termo).

Indubitavelmente que, de forma unânime, nossa escolha foi a segunda opção, pois quando assim procedemos, estamos contribuindo para deixar nosso discurso mais elegante, mais rico, em se tratando da escolha vocabular. Assim, de modo a constatarmos como realmente a ocorrência se dá na prática, analisemos um caso representativo:

Chamou-me a atenção aquele seu instinto fraternal. Vendo-a desolada, não pensou duas vezes em estender seu ombro amigo e consolá-la, pois naquele momento ela acabara de perder um ente querido, em virtude de um crime passional. Em meio àquela situação, senti que meus batimentos cardíacos se tornavam ainda mais intensos, então não pude fazer outra coisa senão me juntar aos dois e oferecer também meus préstimos solidários.

Tendo em vista as expressões em destaque, poderíamos perfeitamente optar pelos seguintes termos: “instinto de irmão”, “crime de paixão”, “batimentos do coração”. Contudo, a escolha em evidência nos demonstra que se podemos usufruir de amplos recursos que a linguagem nos oferece, sobretudo o aprimoramento lexical, nada mais natural que os aproveitemos, não acha?

Mediante tais pressupostos, resta-nos estabelecer um pouco mais de familiaridade com as locuções adjetivas para colocarmos em prática mais esse conhecimento.

Para tanto, no intuito de efetivarmos tal intento, aprimore seu conhecimento acerca desse assunto.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais procurados

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Cedilha

Afinal, por que a cedilha não está entre as letras do nosso alfabeto?

Modo dos verbos

O verbo pode ser flexionado de três formas diferentes. Revise já!

A ou há?

Aprenda agora mesmo a usar cada uma dessas expressões.

Carteira de Estudante no Brasil Escola

Acesse e saiba como solicitar a sua carteirinha de estudante Brasil Escola. É rápido e fácil!

Mais procurados background