Antes de darmos início aos nossos estudos sobre o assunto em pauta, torna-se altamente sugestivo enfatizarmos sobre o fato de que a maioria das classes gramaticais são dotadas de particularidades com as quais devemos nos mostrar aptos a compartilhar.
E por assim dizer, há um termo referente ao título deste artigo que nos chama a atenção – coletivos. Pois bem, semelhantemente aos substantivos, os numerais também possuem coletivos, ou seja, apesar de o termo ser especificado no singular, a ideia representada por este indica uma multiplicidade de elementos. A título de representação, tomaremos como exemplo a palavra “triênio” que, mesmo expressa sob a forma singularizada, representa um conjunto de anos, mais precisamente de três.
Diante disso, concretizaremos nossos objetivos no sentido de estabelecermos uma familiaridade maior com essa ocorrência linguística, atendo-nos a alguns casos que a representam:
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado