Auxílio extraclasse é diferencial no planejamento para provas de redação

Por Equipe Português.com.br

Para muitos alunos, a redação tem sido o bicho-papão das provas. Exigindo uma grande capacidade de contextualização de temas, escrita argumentativa e compreensão textual, esse conhecimento é parte fundamental para um estudante que deseja ser aprovado em um processo de seleção.

Desde provas de concurso, vestibular, Enem e processos seletivos para grandes empresas, as redações já são uma realidade como forma de avaliação de candidatos que pretendem pleitear uma vaga.

Por meio de uma redação, é possível obter muitas informações sobre quem escreve, como: conhecimento da língua, capacidade argumentativa, nível de interpretação e noções sobre conteúdos programáticos.

Com esse grande destaque, é natural que os alunos passem a dedicar uma boa parte de seus estudos e preparações para esse momento de produção textual, e o auxílio extraclasse, como aulas de Português com a Superprof, é uma alternativa muito procurada.

Nesse cenário, o auxílio de um profissional extraclasse pode ser o diferencial necessário para a aprovação na tão desejada vaga.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para entender como um professor particular ou profissional da educação pode te ajudar no planejamento para a execução de uma boa redação.

Planejamento

Talvez uma das maiores dúvidas dos alunos nesse assunto é: como estudar para fazer uma boa redação?!

Diferentemente de matérias como matemática, história ou física, a preparação para uma prova de redação não passa pela tarefa de decorar fórmulas e datas, o que para muitos pode ser um desafio.

Muitas vezes o que funciona para uma pessoa não necessariamente vai ser a melhor forma de estudo para outra, por isso profissionais de educação são fundamentais nesse momento.

Capazes de entender as demandas de cada estudante, são eles que vão elaborar o melhor plano de estudo para sua redação, indicando os melhores horários, formas de abordagem e planejamento.

Por não se tratar de uma disciplina estática, esse conhecimento pedagógico é muito importante para entender as demandas individuais de cada aluno, valorizando aquilo que o estudante tem de melhor na sua preparação para a avaliação.

Conhecimento específico

Para uma boa prova de redação, é preciso também ter alguns conhecimentos específicos.

O bom uso do português, com grafia certa de palavras, coesão e concordância, conta muito na avaliação final de uma produção textual.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse aspecto, aprender Português se torna uma ferramenta necessária para a execução da sua avaliação.

Em muitos casos, o atendimento particular é muito útil para que os conteúdos sejam assimilados de maneira correta pelo aluno, focando não no processo de decorar a gramática, mas sim na aplicação correta dela.

Plataformas on-line vêm facilitando esse acesso e permitindo que o estudo para redações seja mais prático e eficiente, com tudo dentro de casa.

É possível marcar aulas particulares com o Superprof, site com mais de 9 milhões de professores cadastrados, nas mais diversas áreas da linguagem, aliando a sua rotina ao atendimento particular que você precisa para ir bem na prova.

Multidisciplinaridade

Quando analisamos os temas propostos pelas últimas redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), observamos que a elaboração textual também precisa de uma capacidade de argumentação baseada na contextualização de fatos da nossa contemporaneidade.

Temas ligados à geopolítica, geografia e história são muito explorados nas redações, por isso o apoio profissional também pode ser uma ajuda muito bem-vinda.

Mais do que ensinar um conteúdo específico, o professor entra nesse momento como um agente capaz de elaborar contextualizações possíveis com o aluno, enriquecendo, dessa forma, a produção textual.

Aulas on-line podem também ser uma forma prática e eficiente de colocar na agenda do estudante esse ponto de estudo.

Com o Superprof, é possível agendar suas aulas particulares voltadas para esse tipo de abordagem, com um professor on-line capacitado.

Emocional e segurança

O último e talvez mais importante aspecto desse acompanhamento extraclasse é a segurança emocional que um profissional passa para o aluno.

A correção dos textos e avaliação por um professor especializado, bem como o acompanhamento do trabalho de maneira periódica, geram uma maturidade no aluno, que entra para a prova mais seguro.

Desde a aula de reforço escolar até o acompanhamento emocional do estudante, a ajuda dos profissionais da educação é fundamental para o bom desempenho do aluno nas redações.

Com as novas tecnologias, esse apoio ficou ainda mais fácil. Os deslocamentos não são mais necessários e você é capaz de encontrar o professor ideal para a sua demanda dentro de casa.

Mais procurados

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Cedilha

Afinal, por que a cedilha não está entre as letras do nosso alfabeto?

Modo dos verbos

O verbo pode ser flexionado de três formas diferentes. Revise já!

A ou há?

Aprenda agora mesmo a usar cada uma dessas expressões.

Carteira de Estudante no Brasil Escola

Acesse e saiba como solicitar a sua carteirinha de estudante Brasil Escola. É rápido e fácil!

Mais procurados background