Classificação dos textos quanto ao discurso

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Quanto ao discurso, a classificação dos textos se apresenta de forma variada.

Quanto ao discurso, os textos recebem classificações distintas
Quanto ao discurso, os textos recebem classificações distintas

A produção textual se afirma como um recorrente procedimento no cotidiano dos usuários deste rico e precioso idioma: a Língua Portuguesa. Recorrente porque em se tratando de nossa estada enquanto aprendizes, isso em se tratando do ambiente escolar, produzimos uma diversidade de textos, pleiteando uma vaga no mercado de trabalho, já não falando naquela sonhada vaga na universidade ou numa entidade pública, em que a prova de redação se apresenta como um dos requisitos.

Nesse ínterim, muito se fala sobre gêneros, sobre tipos textuais, enfim, tais categorias permeiam o espaço de quem se vê inserido nessa realidade, sem dúvida. No entanto, nem sempre com a eficácia, com a precisão necessária para compor o aprendizado, levando em consideração a forma como se acredita que deveria ser. Assim, caro(a) usuário(a), cercados dessa realidade, bem como munidos da importância de levar até você os esclarecimentos necessários, aprimorando cada vez mais a familiaridade de que precisa dispor acerca de muitos dos aspectos tidos como relevantes, preparamos algo que, a nosso ver, promoverá uma melhor aproximação entre você e esses conhecimentos. Nesse sentido, constatemos acerca de algumas elucidações, tendo em vista as seguintes demarcações:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto ao discurso, os textos adquirem classificações distintas

Mais procurados

Coco, côco ou cocô?

Coco”, “côco” e “cocô” são palavras que causam bastante dúvida na escrita. Estão corretas apenas “coco” e “cocô”.

Liev Tolstói

Ele é um dos principais nomes do realismo em seu país e escreveu livros famosos, como os romances Guerra e paz e Anna Karenina.

Ultrarromantismo

O Ultrarromantismo é um movimento literário que corresponde à segunda fase romântica das literaturas portuguesa e brasileira.

Vim ou vir?

Tanto a forma “vim” quanto a forma “vir” estão corretas, mas cada uma delas é usada em situações específicas.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance realista de Machado de Assis

Mais procurados background