Título e Tema

Por Luana Castro Alves Perez

É muito comum as pessoas acharem que título e tema são algo similar, porém, isso não é verdade. Eles são elementos distintos de grande importância para a elaboração de um texto.

Apesar de apresentarem conceitos diferentes, as similaridades entre título e tema ainda provocam dúvidas recorrentes
Apesar de apresentarem conceitos diferentes, as similaridades entre título e tema ainda provocam dúvidas recorrentes

 Você sabe o que é título? E tema? Saiba que existem diferenças importantes entre essas duas partes fundamentais para a construção textual.

Muitas pessoas ainda acreditam que título e tema são palavras sinônimas, o que é um engano. Por assim pensarem, acabam cometendo equívocos no momento da escrita e, certamente, ao confundirem esses dois conceitos, serão prejudicadas, principalmente quando avaliadas em concursos e vestibulares. Título e tema são conceitos similares, mas não iguais. Por serem parecidos, comumente geram dúvidas, dúvidas essas que serão esclarecidas em nossos artigos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesta seção, você aprenderá as diferenças entre título e tema, pois conhecê-las e saber como utilizar esse binômio é imprescindível para uma boa redação. Basicamente, chamamos de título a expressão inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação. Notou a diferença? Para saber mais, aproveite nossa seção Título e Tema e bons estudos! 

Mais procurados

Coco, côco ou cocô?

Coco”, “côco” e “cocô” são palavras que causam bastante dúvida na escrita. Estão corretas apenas “coco” e “cocô”.

Liev Tolstói

Ele é um dos principais nomes do realismo em seu país e escreveu livros famosos, como os romances Guerra e paz e Anna Karenina.

Ultrarromantismo

O Ultrarromantismo é um movimento literário que corresponde à segunda fase romântica das literaturas portuguesa e brasileira.

Vim ou vir?

Tanto a forma “vim” quanto a forma “vir” estão corretas, mas cada uma delas é usada em situações específicas.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance realista de Machado de Assis

Mais procurados background