É muito comum as pessoas acharem que título e tema são algo similar, porém, isso não é verdade. Eles são elementos distintos de grande importância para a elaboração de um texto.
Você sabe o que é título? E tema? Saiba que existem diferenças importantes entre essas duas partes fundamentais para a construção textual.
Muitas pessoas ainda acreditam que título e tema são palavras sinônimas, o que é um engano. Por assim pensarem, acabam cometendo equívocos no momento da escrita e, certamente, ao confundirem esses dois conceitos, serão prejudicadas, principalmente quando avaliadas em concursos e vestibulares. Título e tema são conceitos similares, mas não iguais. Por serem parecidos, comumente geram dúvidas, dúvidas essas que serão esclarecidas em nossos artigos.
Nesta seção, você aprenderá as diferenças entre título e tema, pois conhecê-las e saber como utilizar esse binômio é imprescindível para uma boa redação. Basicamente, chamamos de título a expressão inicial que introduz a redação, mostrando o assunto e o posicionamento do texto. Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação. Notou a diferença? Para saber mais, aproveite nossa seção Título e Tema e bons estudos!
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado