Locução prepositiva
A locução prepositiva é uma classe gramatical em que duas ou mais palavras exercem o valor de apenas uma preposição. Muitas vezes, podem ser substituídas por uma preposição.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes
A locução prepositiva é a união de dois ou mais termos que exercem a função de apenas uma preposição, assim, muitas vezes, uma locução prepositiva pode ser substituída por uma preposição. A sua composição é feita por advérbio + preposição ou por preposição + substantivo/advérbio + preposição. A locução prepositiva pode ter diferentes valores semânticos e o contexto pode mudar o sentido. Além disso, se o núcleo for um substantivo feminino, a locução deve ser craseada.
Leia também: Como usar as preposições sob e sobre
Resumo sobre locução prepositiva
- A locução prepositiva é um termo formado por duas ou mais palavras que funcionam como uma preposição.
- A locução prepositiva exerce o mesmo valor de uma preposição, ou seja, de ligar expressões entre si ou ligar expressões e orações.
- São valores semânticos de locuções prepositivas: lugar, tempo, modo, meio, companhia, direção, escusa, adição, ciência, favor, concessão, finalidade, sujeição, oposição, causa, envolvimento, atribuição, assunto, exclusão, substituição, compensação, dependência e conformidade.
- Identifica-se a locução prepositiva quando se percebe que os termos funcionam como um só. Muitas vezes, é possível substituir a locução prepositiva por uma preposição.
- Se a locução prepositiva tiver como núcleo um substantivo feminino e iniciar com a preposição a, tal termo deve ser craseado.
O que é locução prepositiva?
A locução prepositiva é um termo formado por duas ou mais palavras que exercem o papel de uma preposição, ou seja, que tenha a função de ligar palavras e expressões. Também pode ligar termos a orações. Ela pode ser composta por advérbio+preposição ou por preposição+substantivo/advérbio+preposição. Normalmente, iniciam adjuntos adverbiais ou orações adverbiais e terminam com as preposições de, a e por. Algumas locuções prepositivas podem aparecer com o núcleo no singular ou no plural, como ocorre em à custa de/ às custas de.
Exemplos de locução prepositiva
As locuções prepositivas serão listadas de acordo com a sua classificação semântica. No entanto, é importante lembrar que o contexto pode mudar o sentido desses termos. Portanto, é sempre importante perceber como a locução prepositiva aparece dentro do discurso.
- Lugar: perto de, acima de, longe de, fora de, além de, dentro de, abaixo de, atrás de, por trás de, por detrás de, através de, debaixo de, embaixo de, em cima de, defronte de, em frente de/a, à frente de, ao/em redor de, em torno de, até a, ao lado de, a par de, diante de, adiante de, em face de, ao lado de, junto de/a/com, por baixo de, por cima de, ao nível de (é considerada equivocada a forma a nível de).
- Tempo: perto de, dentro de, antes de, depois de, ao longo de, a partir de (também pode indicar quantidade), por volta de, a cerca de, a ponto de, prestes a, na iminência de, em via de.
- Companhia: junto de/a/com, ao encontro de.
- Direção: em busca de, em direção a, ao encontro de.
- Escusa: a/sob pretexto de.
- Adição: além de, ademais de.
- Modo: à guisa de, à maneira de, à custa de.
- Ciência/conhecimento: a par de.
- Favor/benefício: em prol de, em benefício de, em/a favor de.
- Concessão: apesar de, a despeito de, sem embargo de, não obstante (única locução não terminada em preposição, também pode funcionar com locução conjuntiva).
- Finalidade: a fim de, de forma a, de maneira a, com o fim de, com o intuito de, com o fito de, com o intento de, com o escopo de, com a intenção de, com a finalidade de, com o propósito de.
- Sujeição: sob pena de, à mercê de.
- Oposição: em oposição a, de encontro a, ao invés de.
- Causa: devido a, em virtude de, em vista de, graças a, em razão de, por causa de, em consequência de, em face de, em atenção a, por consideração a, em função de, por motivo de, por razões de, por conta de, mercê de, diante de.
- Envolvimento: às voltas com.
- Atribuição: na qualidade de, na função de, a título de.
- Assunto/referência: acerca de, a respeito de, com/em relação a, para com, quanto a, no campo de, na esfera de.
- Exclusão: à exceção de, com exceção de.
- Substituição: em lugar de, em vez de.
- Compensação: a troco de, em troca de.
- Meio: através de (muito usado atualmente, mas tem sentido conotativo, portanto, cuidado ao utilizar em redações), por meio de, por intermédio de.
- Dependência: em função de.
- Conformidade: de acordo com, em conformidade com, em obediência a.
Leia também: Locuções adverbiais — as locuções formadas por advérbios
Frases com locução prepositiva
Analisar as frases com locução prepositiva contribui para entender a sua aplicabilidade e as funções semânticas que lhe são atribuídas. Assim, seguem exemplos de frases com locução prepositiva e a respectiva classificação semântica desta.
- Os livros estão embaixo da mesa (lugar)
- A empresa faz filantropia a fim de divulgar sua imagem. (finalidade/propósito)
- Sua mãe está dentro do carro? (lugar)
- Sua ideia vai de encontro a meus princípios. (oposição/discordância)
- Sua ideia vai ao encontro de meus princípios. (direção/concordância)
- O livro fala acerca de temas atuais. (assunto)
- Havia cerca de duas mil pessoas no local. (aproximação/quantidade)
- Devido ao trabalho, não estarei disponível nos feriados. (causa)
- Estamos sempre a favor da educação. (favor/benefício)
- Estava perto de casa quando houve o acidente. (lugar)
- Descobriu o culpado por meio das câmeras de rua. (meio)
- Apesar de tudo o que aconteceu, ainda estamos aqui. (concessão)
- Além de bons pratos, há um ótimo serviço no restaurante. (adição)
- Em comparação aos do ano passado, os filmes desse ano estão melhores. (comparação)
- Para ele, tudo gira em volta do dinheiro. (favor/benefício)
- Não fomos por causa da chuva. (causa)
- A prova foi corrigida de acordo com o gabarito. (conformidade)
- O casamento é daqui a duas semanas. (tempo)
- Dentro de três semanas, ele será demitido. (tempo)
- Estava junto de sua amiga quando recebeu a notícia. (companhia)
Como identificar uma locução prepositiva?
A locução prepositiva pode ser assim identificada quando há a presença de dois ou mais termos com valor de um que exerce papel de preposição, ou seja, que ligue expressões entre si ou expressões e orações. Deve-se ter cuidado para não confundir locução prepositiva com o acúmulo de preposições.
A locução prepositiva tem valor de apenas uma preposição, inclusive, pode, muitas vezes, ser substituída por apenas um termo prepositivo. O acúmulo de preposições ocorre, muitas vezes, para dar maior expressividade às ideias; normalmente, o uso de um dos termos, nesse caso, está sendo utilizado desnecessariamente ou poderia ser substituído por uma expressão mais objetiva.
Por exemplo, na frase: “No conselho de classe, falaremos acerca do aluno Miguel”, o termo destacado funciona como um só e pode ser substituído pela preposição “sobre”. Já na frase: “Andou por sobre o mar”, o termo destacado só tem efeito enfático, já que o termo por não precisava estar presente e a frase preservaria o seu sentido inicial se fosse dita: “Andou sobre o mar”.
Crase em locução prepositiva
É utilizado crase quando há locução prepositiva com o núcleo com palavra feminina e quando é iniciado com a preposição a, uma vez que a preposição a se une ao artigo a que acompanha o substantivo nesses casos.
Exemplos:
Estava à beira de um colapso.
Escrevia à moda dos autores clássicos.
Obs.: A locução prepositiva à moda de pode aparecer implícita na frase. Mesmo assim, a crase deve estar presente. Exemplo: Comi um tutu à mineira./ Farei uma poesia à Drummond.
Preposição e locução prepositiva
Enquanto a preposição é composta de apenas um termo, a locução prepositiva é composta por dois ou mais termos que têm valor de apenas uma preposição. A locução prepositiva pode, muitas vezes, ser substituída por apenas uma preposição, já que funciona como uma.
- Os brinquedos estão embaixo da cama./ Os brinquedos estão sob a cama.
- Estão estudando a fim de passar na prova./ Estão estudando para passar na prova.
- O cachorro está dentro da casa./ O cachorro está em casa.
- Seu discurso vai de encontro aos meus princípios./ Seu discurso vai contra os meus princípios.
- Sua palestra foi acerca dos problemas ambientais./ Sua palestra foi sobre os problemas ambientais.
- Devido ao barulho, não consegui me concentrar./ Com o barulho, não consegui me concentrar.
Fontes:
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. rev. e ampl. atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.
PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2021.