Surrealismo

Por Warley Souza

O surrealismo é um movimento artístico surgido na Europa em 1919. As obras desse movimento têm caráter onírico. O artista surrealista mais famoso é Salvador Dalí.

Salvador Dalí é o mais popular pintor surrealista.

Surrealismo é um conhecido movimento artístico surgido na Europa após a Primeira Guerra Mundial. As obras surrealistas apresentam imagens oníricas e, assim, valorizam o inconsciente humano. Artistas como Salvador Dalí (pintor) e Luis Buñuel (cineasta) são autores de obras surrealistas.

No Brasil, telas de pintores modernistas como Ismael Nery e Tarsila do Amaral possuem traços surrealistas. O escritor modernista Murilo Mendes também produziu poesias de caráter surrealista. Afinal, o modernismo brasileiro sofreu grande influência das vanguardas europeias.

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Resumo sobre surrealismo

  • O surrealismo é um movimento de vanguarda surgido entre 1919 e 1924.

  • Esse movimento artístico valoriza o inconsciente e o universo onírico.

  • O espanhol Salvador Dalí é o principal nome da pintura surrealista.

  • No Brasil, o pintor modernista Ismael Nery é seu principal representante.

  • A poesia do autor brasileiro Murilo Mendes possui traços surrealistas.

Videoaula sobre o surrealismo

Quais são as características do surrealismo?

  • Valorização do inconsciente

  • Imagens oníricas e fantásticas

  • Caráter ilógico e irracional

  • Colagem de objetos desconexos

  • Antiacademicismo

  • Aspecto subversivo

  • Enaltecimento de impulsos primitivos

  • Fascínio pela loucura

Principais artistas do surrealismo

  • Man Ray (1890-1976) — Estados Unidos

  • Max Ernst (1891-1976) — Alemanha

  • Joan Miró (1893-1983) — Espanha

  • Antonin Artaud (1896-1948) — França

  • André Breton (1896-1966) — França

  • Louis Aragon (1897-1982) — França

  • Philippe Soupault (1897-1990) — França

  • René Magritte (1898-1967) — Bélgica

  • Yves Tanguy (1900-1955) — França

  • Luis Buñuel (1900-1983) — Espanha

  • Alberto Giacometti (1901-1966) — Suíça

  • Michel Leiris (1901-1990) — França

  • Salvador Dalí (1904-1989) — Espanha

  • Dora Maar (1907-1997) — França

  • Dorothea Tanning (1910-2012) — Estados Unidos

Principais obras do surrealismo

  • Os campos magnéticos (1920) — texto de Philippe Soupault e André Breton

  • Édipo rex (1922) — pintura de Max Ernest

  • Manifesto surrealista (1924) — texto de André Breton

  • Carnaval do Arlequim (1925) — pintura de Joan Miró

  • O jato de sangue (1925) — peça teatral de Antonin Artaud

  • A tempestade (1926) — pintura de Yves Tanguy

  • O camponês de Paris (1926) — romance de Louis Aragon

  • Mulher-colher (1927) — escultura de Alberto Giacometti

  • A estrela-do-mar (1928), filme de Man Ray

  • Um cão andaluz (1928), filme de Luis Buñuel

  • A traição das imagens (1929), pintura de René Magritte

  • Retrato duplo (1930), montagem fotográfica de Dora Maar

  • A persistência da memória (1931), pintura de Salvador Dalí

  • Aniversário (1942), pintura de Dorothea Tanning

  • Aurora (1946), romance de Michel Leiris

Contexto histórico do surrealismo

O surrealismo é um movimento de vanguarda surgido na Europa entre os anos de 1919 e 1924. Portanto, aconteceu logo depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A Europa estava em reconstrução. Como resultado da guerra e da derrota alemã, novos países surgiram e outros confirmaram seu poderio.

A Alemanha foi severamente punida por meio do Tratado de Versalhes. Ainda, durante a crise econômica que se abateu sobre os países europeus, novas alianças foram forjadas. Nesse contexto, o surrealismo surgiu como uma espécie de fuga da dura realidade europeia. Os artistas passaram então a explorar o inconsciente humano, inspirados por teorias psicanalíticas freudianas.

Surrealismo no Brasil

Desejo de amor (1932), obra de Ismael Nery.

Traços do surrealismo podem ser identificados em obras brasileiras a partir do modernismo. Nas artes visuais, o pintor Ismael Nery (1900-1934) sofreu grande influência desse movimento de vanguarda. Também possuem obras surrealistas os artistas Cícero Dias (1907-2003), Tarsila do Amaral (1886-1973) e Maria Martins (1894-1973).

A literatura modernista brasileira também apresenta elementos surrealistas, principalmente em textos do poeta Murilo Mendes (1901-1975), como é possível perceber em seu poema “Quase segredo”, do livro As metamorfoses:

A velocidade da luz
Me protege contra o enigma.

Mundo antigo,
(Árvore de campainhas,
Bola azul negra)
Já conheço teu alfabeto
E o que pretendes de mim.

Outrora eu tinha pés,
Caminhava sobre os pianos,
Às vezes até sobre a terra.

Fiz um buquê de mulheres,
Respiro ciúme traição:
Braços e pernas de uma
Estão no torso de outra.

Quem me conhece
Torna-se de repente visível.

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Exercícios resolvidos sobre surrealismo

Questão 01

Observe a pintura A face da guerra, de Salvador Dalí:

Analisando essa obra, é possível afirmar que ela apresenta a seguinte característica surrealista:

a) Geometrismo, que consiste no uso de diferentes formas geométricas na construção da imagem.

b) Caráter onírico, já que o aspecto absurdo e fantástico da imagem remete ao universo dos sonhos.

c) Traço impressionista, uma vez que a imagem não apresenta nitidez e mostra aspecto antirrealista.

d) Exaltação da tecnologia, dado o caráter robótico do rosto retratado em um espaço futurista.

e) Linhas assimétricas, de caráter ornamental, que valorizam o aspecto racional e antirromântico.

Resolução:

Alternativa “b”

O surrealismo apresenta caráter onírico, já que seus autores valorizam o inconsciente e, consequentemente, o universo dos sonhos. Assim, criam imagens fantásticas e absurdas, como a imagem da pintura de Dalí, na qual vemos um rosto que contém outro rosto em seus olhos e boca.

Questão 02

Leia este poema de Murilo Mendes:

Soltaram os pianos na planície deserta
Onde as sombras dos pássaros vêm beber.
Eu sou o pastor pianista,
Vejo ao longe com alegria meus pianos
Recortarem os vultos monumentais
Contra a lua.

Acompanhado pelas rosas migradoras
Apascento os pianos: gritam
E transmitem o antigo clamor do homem

Que reclamando a contemplação,
Sonha e provoca a harmonia,
Trabalha mesmo à força,
E pelo vento nas folhagens,
Pelos planetas, pelo andar das mulheres,
Pelo amor e seus contrastes,

Comunica-se com os deuses.

MENDES, Murilo. O pastor pianista. In: ______. As metamorfoses. Rio de Janeiro: Record, 2002.

Esse poema modernista apresenta a seguinte característica surrealista:

a) Crítica social, ao mencionar que o homem trabalha mesmo à força, apesar de sonhar.

b) Valorização do cristianismo, ao afirmar que o homem se comunica com os deuses.

c) Personificação, ao atribuir característica humana, como o ato de gritar, aos pianos.

d) Acontecimento ilógico, ao mostrar um pastor que apascenta pianos em vez de ovelhas.

e) Bucolismo, ao descrever um ambiente pastoril e exaltar a vida campestre.

Resolução:

Alternativa “d”

O aspecto absurdo do texto está no fato de um pastor apascentar pianos, em vez de ovelhas. Isso dá ao poema do modernista Murilo Mendes um caráter surreal.

Créditos da imagem

[1] Anton_Ivanov / Shutterstock

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