Você está aqui:
  1. Página Inicial
  2. Literatura

Literatura

A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc.




 A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas. Seja nos livros clássicos, seja nos muros das capitais, manifestações verbais podem ser consideradas expressões literárias. Mas, afinal, o que é a Literatura? Para que serve o texto literário? O que é a História da Literatura? Ou ainda, o que e quais são os chamados gêneros literários?

O que é?

A definição mais antiga comumente usada pelos teóricos da Literatura é aquela construída por Aristóteles. Para o pensador grego, a Literatura seria uma imitação ou representação da realidade mediante as palavras. Na época, o filósofo ainda dividiu a Literatura em três categorias ou gêneros clássicos – o lírico, o épico e o dramático.

Atualmente, definir Literatura parece não ser tarefa tão simples. Isso porque, a depender da civilização em que é escrita ou ainda da época da produção, uma obra pode ou não ser considerada literária.

De todo modo, é possível dizer que Literatura é toda manifestação de linguagem que tem como uma das finalidades a expressão estética – ou seja, é Literatura um discurso que não pretende apenas comunicar algo, mas também construir um dizer que seja belo ou envolvente em um nível sensível e humanamente profundo.

Funções

A Literatura não tem uma função absoluta e definitiva. Na verdade, em cada leitor, a Literatura relaciona-se de um jeito diferente. Para alguns, ler um poema pode ser uma maneira de entender os próprios sentimentos. Para outros, um romance pode funcionar como um modo de conhecer um mundo diferente do seu.

Há aqueles que podem encontrar filosofias de vida em um texto literário. Outros ainda encontram uma forma profunda de pensar a sociedade e a política lendo livros de Literatura.

Não há, portanto, como dizer qual é a função da Literatura. Não obstante, é possível dizer que ela tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão. Por meio do texto literário, é possível compreender a si mesmo e às diversas dinâmicas sociais do mundo.

Acesse também: Cinco escritoras brasileiras para ler antes de morrer

História da Literatura

A história da Literatura pode ser definida como uma ciência que estuda a produção literária de um povo sob um viés cronológico. Quando se estudam diversos autores do passado, em alguma medida, percebe-se certa correlação entre os dizeres de cada escritor, construindo-se movimentos ou escolas literárias. No Brasil, a história da Literatura é dividida da seguinte forma:

  • Quinhentismo

Literatura produzida nos primeiros anos do descobrimento do Brasil, por volta do século XVI. É dividido em Literatura de informação e de catequese.

Obras produzidas por volta do século XVII, sob influência do Barroco europeu.

Com manifestações líricas, satíricas e épicas, esse movimento ocorreu durante parte do ciclo do ouro no Brasil, no século XVIII.

Movimento literário das primeiras décadas do século XIX, foi fundador de várias bases da nossa identidade nacional, com autores como Gonçalves Dias e José de Alencar.

Em oposição ao Romantismo, o Realismo e o Naturalismo ocorreram nos anos finais do século XIX e tiveram como principais expoentes Machado de Assis e Aluísio Azevedo, respectivamente.

Movimento poético de revolução nos signos linguísticos e nas percepções sobre o sujeito, o Simbolismo ocorreu no final do século XIX.

Escola literária que buscava atingir o belo clássico por meio do apurado trabalho formal dos poetas, comparados a ourives.

Embora não seja exatamente um movimento literário, esse período histórico teve autores fundamentais, como Monteiro Lobato, Lima Barreto, Euclides da Cunha e José Lins do Rego.

Movimento fundado em 1922, durante a Semana de Arte Moderna, é considerado o marco inicial da Literatura brasileira do século XX.

  • Literatura Contemporânea

É considerada Literatura contemporânea brasileira toda manifestação literária produzida após os anos de 1945 no Brasil.

Leia também: Conheça uma breve história da Literatura Brasileira

Gêneros literários

Os gêneros literários são categorias ou conjuntos de obras que possuem as mesmas características estruturais. São alguns gêneros literários os seguintes:

⇒ Gêneros narrativos:

⇒ Gêneros poéticos:

⇒ Gêneros dramáticos:

  • Tragédia

  • Comédia

  • Dramas histórico

  • Teatro de vanguarda

  

A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.

Por: Fernando Marinho

Seções de "Literatura"

Artigos de "Literatura"