Saiba o que é dedicatória no TCC com nossas dicas

Por Equipe Português.com.br

É comum que os estudantes que estejam elaborando o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) para finalizar um curso de graduação ou pós-graduação se perguntem "o que é dedicatória no TCC?" A dedicatória é um dos elementos mais pessoais que se pode ter em um TCC e talvez seja justamente essa maior liberdade que deixe os alunos com mais dúvidas.

Neste artigo, vamos falar sobre a dedicatória no TCC, falar sobre as diferenças com relação à seção de agradecimentos, como fazer uma dedicatória e alguns exemplos de dedicatória de TCC como modelo de referência.

O que é a dedicatória do TCC?

Normalmente, os estudantes após descobrirem o que é um TCC ficam interessados em saber sobre o que se trata cada uma de suas seções, dentre elas a dedicatória. A dedicatória é uma seção dos trabalhos acadêmicos ou literários na qual o autor presta uma homenagem a algo ou alguém que tenha tido importância na sua trajetória ou na elaboração do trabalho em questão. Podem ser prestadas homenagens a pais, cônjuges, parentes próximos, amigos, docentes, um grupo de pessoas ou mesmo para um animal de estimação.

Os alunos utilizam essa seção como uma forma de homenagear uma pessoa, entidade ou animal que tenha sido relevante em sua trajetória acadêmica ou em sua vida pessoal. Isso porque a elaboração de um TCC requer esforço, como também pelo fato de simbolizar o encerramento de uma valiosa etapa da vida estudantil do aluno.

De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a dedicatória está no conjunto de elementos pré-textuais, ou seja, encontra-se antes da introdução do trabalho e da pesquisa em si.

Ela é considerada uma seção não obrigatória, o que significa que, caso o autor não sinta a vontade de dedicar o seu trabalho a alguém ou a algo, ele não precisa incluir a seção.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferença entre dedicatória e agradecimento de TCC

Apesar de serem semelhantes, a dedicatória e o agradecimento de TCC apresentam algumas diferenças sutis. Como já vimos, a dedicatória quer homenagear alguém ou algo de grande importância na vida pessoal ou acadêmica de um estudante.

Exemplo de dedicatória em um TCC

Já os agradecimentos têm como objetivo demonstrar a gratidão em virtude de alguma ajuda ou apoio durante a elaboração do trabalho em si.

É o registro dos agradecimentos do autor do trabalho a pessoas ou instituições que contribuíram para a sua elaboração.

Exemplo de agradecimentos em um TCC

Como fazer uma dedicatória?

É possível escrever uma dedicatória para alguém que o tenha ajudado ou mesmo que seja importante em sua vida. Pode haver dedicatórias, portanto:

  • Aos pais

  • Avós

  • Irmãos

  • Animal de estimação

  • Amigos

  • A Deus

  • A um grupo de pessoas/ sociedade

  • Cônjuges

  • A um professor/ professora

  • A sua instituição de ensino

Dado o fato de que a dedicatória tem um cunho pessoal, é importante que você coloque o seu estilo e suas palavras para poder demonstrar a homenagem que você deseja fazer ao seu homenageado/ homenageada. Evite as fórmulas prontas e use esse espaço para demonstrar gratidão, afeto e admiração.

De acordo com a ABNT, não há regras rígidas com relação ao seu formato. Porém, é recomendado que sejam usados espaçamento de 1,0, fonte tamanho 12 Arial ou Times New Roman, recuo esquerdo de 8 cm e alinhamento justificado.

Dicas para criar dedicatória de TCC

Para escrever uma boa dedicatória, o aluno precisa atentar aos seguintes pontos:

Pontos de atenção

Questões para reflexão

Formato

Você vai querer ser mais sucinto ou mais detalhista? Ou seja, vai querer apenas dedicar o seu trabalho mencionando a pessoa ou vai querer dizer o porquê de dedicar o seu trabalho?

Motivo

Caso queira fazer um texto mais extenso, pense em quem poderia merecer a dedicatória do seu trabalho e o porquê ele/ela foi importante. Tente expressar em palavras a colaboração dada por essa pessoa em sua vida pessoal e acadêmica.

Tom

Você gostaria de imprimir mais emoção ou mais humor em seu texto? Ou quer ser mais formal? Defina qual o estilo que mais te representa e, assim, determine o tom que você dará para falar de seu homenageado/ homenageada.

Evite temas polêmicos

Assim como em todo o trabalho, é importante que o aluno preste atenção ao tom usado em sua dedicatória e à temática que vai ser abordada. Ainda que seja uma das seções mais abertas e livres de um TCC, é de bom tom evitar:

  • Temas polêmicos

  • Uso de linguagem preconceituosa

  • Linguajar chulo e ofensivo

  • Não fazer uso da norma culta da língua portuguesa

Agradecimento de TCC: exemplos prontos

Nesta seção, vamos apresentar alguns modelos prontos de dedicatórias como um meio de inspiração na hora de construir a sua.

Dedicatórias aos pais

Dedico este trabalho aos meus pais que, desde cedo, me ensinaram o valor do conhecimento para se entender o mundo e que me mostraram, pelo seu exemplo, que não há limites para a busca de um sonho.

Dedico este trabalho ao meu pai e minha mãe, meus maiores incentivadores, pela educação que me deram e pelo amor que me dedicaram.

Dedicatórias a Deus

Dedico este trabalho a Deus, cuja presença me auxilia nas minhas escolhas, abrindo caminhos e me dando confiança frente aos desafios e adversidades.

Este trabalho é dedicado a Deus, meu socorro em momentos de angústia, por abrir espaços frente às dificuldades e por ser meu guia na tarefa de lutar pela minha felicidade.

Dedicatórias a Professores

Este trabalho dedico a meu orientador, que me ajudou com seu apoio, conhecimento e ensinamentos.

Este projeto dedico aos meus orientadores pela sua orientação, parceria, paciência e profissionalismo. Todo o apoio e atenção dedicados a mim foram imprescindíveis para a concretização deste trabalho.

Dedicatórias a cônjuges

Dedico este trabalho ao meu esposo por todas as alegrias, cumplicidade, confiança nas minhas escolhas e a boa-vontade em ouvir minhas lamúrias ao longo dessa caminhada da Graduação.

Ao meu namorado, dedico este trabalho por ser meu incentivador. Agradeço por compreender as minhas ausências, os esforços em me ajudar e pelo companheirismo ao longo desse ciclo de estudos.

Perguntas mais comuns quando o assunto é Dedicatória no TCC

Qual a diferença entre dedicatórias e agradecimento no TCC?

Dedicatórias prestam homenagem a alguém ou algo que foi relevante para o campo pessoal ou acadêmico do estudante. Já os agradecimentos visam a demonstrar gratidão àqueles que auxiliaram, de maneira direta ou indireta, na elaboração do TCC

Como se faz uma dedicatória?

Dedicatórias devem ser escritas a partir de um desejo de homenagear alguém ou algo que tenha sido importante para a sua trajetória pessoal ou acadêmica. Dessa maneira, é essencial que ela seja escrita de forma verdadeira, seja uma dedicatória mais curta ou um pouco mais extensa.

Como fazer dedicatórias e agradecimentos no TCC?

Dedicatórias devem estar em uma página sem título, localizada no rodapé da página, com recuo dе margem esquerda dе 8 cm, espaçamento simples е texto curto. Nos agradecimentos, a palavra "agradecimentos" deve aparecer de forma centralizada, na margem superior em caixa alta, assim como todo título sem numeração.

Onde ficam as dedicatórias?

A dedicatória é elemento pré-textual e vem logo em seguida à folha de aprovação. Encontra-se em uma página sem título e normalmente tem de duas a cinco linhas.

Mais procurados

TCC

Conheça nossas dicas para entender sobre a dedicatória em um TCC.

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Hiato

Saiba como separar as sílabas das palavras que possuem hiato.

Vogal temática

Toda palavra possui uma vogal temática: mito ou verdade?

Complementos verbais

Que tal fazer uma revisão sobre complementos verbais agora?

Mais procurados background