Dicas de estudo de português

Por Marcelo Sartel

As estruturas complexas do português fazem com que muitas pessoas tenham dificuldades para aprofundar seus conhecimentos a respeito da língua. Isso é totalmente compreensível, pois a língua portuguesa originou-se com base no latim, herdando, assim, muitas variações e estruturas complexas. A seguir, você verá algumas dicas que te ajudarão a estudar nossa língua e, consequentemente, conhecê-la melhor.

Leia também: Cinco dicas simples sobre o uso da crase

1) Faça as pazes com a língua portuguesa

Comecei por essa dica, pois muitos alunos manifestam aversão ao português. É importante compreender que, quando não entendemos o funcionamento de algo, é comum manifestarmos medo ou receio, e com a língua portuguesa não seria diferente! Por isso, antes de começar a estudar português, desenvolva a percepção da importância e da relevância histórica que ele possui em nossa sociedade.

Entenda: português é a sua língua, e ela é seu instrumento de comunicação por excelência, ou seja, ter aversão a ela tornará sua comunicação cada vez mais limitada, podendo resultar em frustrações pessoais e profissionais.       

Antes de começar a estudar português, desenvolva a percepção da importância e da relevância histórica que ele possui em nossa sociedade.
Antes de começar a estudar português, desenvolva a percepção da importância e da relevância histórica que ele possui em nossa sociedade.

2) Comece pelas estruturas básicas

É muito importante estudar os aspectos ortográficos e morfológicos da língua:

  • Ortografia: o conjunto de regras que orienta a grafia correta das palavras e o uso dos sinais gráficos.
  • Morfologia: a parte da linguística que estuda os processos de formações de palavras e as classes gramaticais.

Compreender esse “esqueleto” te dará liberdade para relacionar os elementos linguísticos, resultando na construção de textos e discursos organizados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3) Entendendo a estrutura, avance para as relações

A sintaxe é a parte da gramática que estuda as palavras na condição de elementos integrantes de uma frase e como elas se relacionam em um mesmo período. Dessa forma, após compreendido o funcionamento das estruturas básicas da língua, você precisará aprofundar seus estudos compreendendo como essas estruturas interagem entre si. Veja, a seguir, como os elementos da sintaxe estão distribuídos:

  • Termos essenciais

Veja também: Dicas sobre o uso das aspas 

4) Use e abuse de mapas mentais

Estudar português, assim como estudar qualquer outro assunto, exige organização e gestão das informações. Os mapas mentais são determinantes para simplificar e selecionar informações relevantes para aprender as estruturas do português. É importante destacar: evite utilizar-se de mapas mentais prontos na internet, pois o grande insight está em produzi-los com base no assunto que você estudou.

Os mapas mentais são determinantes para simplificar e selecionar informações relevantes para aprender as estruturas do português.
Os mapas mentais são determinantes para simplificar e selecionar informações relevantes para aprender as estruturas do português.

5) Tenha mais de uma gramática em sua biblioteca

Estudar língua portuguesa inclui considerar muitas divergências em relação aos conceitos estabelecidos pelos estudiosos. Por isso, é muito importante que você tenha em sua biblioteca mais de uma opção de gramática para estudar.

As gramáticas didáticas são excelentes para quem está começando, no entanto, é preciso aprofundar-se nos assuntos com o tempo. Por exemplo, ao estudar sujeito, tente verificar as classificações dessa função sintática, e descubra as palavas que os estudiosos utilizam para determinar as diferentes relações que são construídas no período.

Mais procurados

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Cedilha

Afinal, por que a cedilha não está entre as letras do nosso alfabeto?

Modo dos verbos

O verbo pode ser flexionado de três formas diferentes. Revise já!

A ou há?

Aprenda agora mesmo a usar cada uma dessas expressões.

Carteira de Estudante no Brasil Escola

Acesse e saiba como solicitar a sua carteirinha de estudante Brasil Escola. É rápido e fácil!

Mais procurados background