Nove países em quatro continentes diferentes: esse é o mundo lusófono, que apesar das diferenças culturais, partilha um mesmo idioma.
Certamente você já deve saber que, na América do Sul, o Brasil é o único país cuja língua oficial é o português. Nossos vizinhos, em virtude da colonização espanhola, adotaram o espanhol como idioma, o que faz de nós, brasileiros, os únicos no continente a falar o idioma de Portugal. Somos linguisticamente solitários por aqui, mas não se engane, o português é o oitavo idioma mais falado no mundo!
A colonização portuguesa deixou-nos a “última flor do Lácio” – como já dizia Olavo Bilac – como herança cultural. Fomos a maior colônia de Portugal, mas outros países também receberam a ilustre “visita” dos portugueses. No mundo todo, o português é a língua oficial em nove países de quatro continentes:
Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Brasil, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe e Guiné Equatorial: países unidos pelo idioma.
Angola = 25,02 milhões de habitantes
Brasil = 207.435 milhões de habitantes
Cabo Verde = 531.725 mil habitantes
Guiné-Bissau = 1,926 milhão de habitantes
Moçambique = 29.425 milhões de habitantes
Portugal = 10,5 milhões de habitantes
São Tomé e Príncipe = 198 mil habitantes
Timor Leste = 1,230 mil habitantes
Guiné Equatorial = 890 mil habitantes
Observe o mapa que assinala os países lusófonos:
Nove países em quatro continentes adotam a língua portuguesa como idioma oficial.
Legenda do mapa da língua portuguesa:
Verde-escuro: língua materna
Verde: língua oficial e administrativa
Verde-claro: língua cultural ou secundária
Amarelo: crioulo de base portuguesa
Quadrado verde: minorias falantes de português
Ao observarmos o mapa do mundo lusófono (adjetivo que classifica os países que têm o português como língua oficial ou dominante), podemos perceber que nosso idioma abrange uma área vasta, porém, descontínua, o que ocasiona diferenças consideráveis em sua pronúncia, gramática e vocabulário. Mesmo assim, apesar das discrepâncias culturais, ainda mantemos a sua unidade, que apresenta coesão entre as suas variedades linguísticas.
Visando à promoção e divulgação do idioma, foi criada, em 1996, a CPLP, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que inicialmente reuniu Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe; em 2002, contou com a adesão de Timor-Leste e, posteriormente, em 2014, Guiné Equatorial, atingindo assim cerca de 230 milhões de pessoas pertencentes a uma mesma comunidade linguística. Outra iniciativa importante para a unificação do idioma aconteceu em 2009, com a divulgação do Novo Acordo Ortográfico, iniciativa que uniformizou a grafia das palavras dos países lusófonos. Somos hoje o país com maior número de falantes da língua portuguesa, portanto, nada mais natural do que zelarmos pela representação da língua portuguesa no Brasil e no exterior.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado