Resenha crítica

Por Rafael Camargo de Oliveira

Resenha crítica é um texto proveniente do jornalismo que tem como objetivo expor a opinião do autor sobre determinado livro, filme, série, peça de teatro, show, dança etc.

A resenha é muito procurada na internet pelos usuários a fim de saberem a respeito de algum livro ou série antes de consumi-los.
A resenha é muito procurada na internet pelos usuários a fim de saberem a respeito de algum livro ou série antes de consumi-los.

A resenha crítica é um texto pertencente ao campo jornalístico e que tem como principal função expor uma opinião do autor acerca da qualidade de determinada obra (artística, acadêmica etc.). É muito comum encontrarmos, em jornais, revistas ou mesmo em ambientes digitais, um espaço dedicado a filmes, séries ou livros, em que diversos resenhistas descrevem, informam e analisam tais produtos sociais que circulam em nosso meio.

Leia mais: Notícia — texto jornalístico que relata um fato socialmente relevante para amplo público

Resumo sobre resenha crítica

  • É um texto pertencente ao gênero jornalístico.

  • Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.).

  • Para um bom desenvolvimento desse gênero, é preciso pesquisar e estudar bastante sobre o objeto a ser resenhado.

  • É estruturalmente dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.

Videoaula sobre resenha crítica

O que é resenha crítica?

A resenha crítica é um texto de caráter opinativo em que o autor descreve e analisa uma produção social (por exemplo, uma obra artística ou acadêmica), a fim de influenciar os seus leitores recomendando a obra pelas suas boas qualidades ou a rejeitando pelos seus excessos e defeitos.

Assim, a resenha crítica é uma modalidade de texto em que o autor interpreta um produto e expõe, com base em argumentos, o seu ponto de vista sobre ele. Nesse sentido, é muito comum encontrarmos na mídia, principalmente na internet, uma série de análises sobre filmes e livros, indicando-os ou mesmo rechaçando-os, no intuito de oferecer um feedback ao público.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Passo a passo de como fazer uma resenha crítica

De início, é preciso escolher a obra a ser resenhada, a qual pode ser um filme, um livro ou uma série. Assim, antes de iniciar a resenha crítica, deve-se seguir estes passos:

  • Passo 1: assistir atentamente à obra e anotar os aspectos que você julgar mais pertinentes para a análise.

  • Passo 2: pesquisar as informações técnicas sobre a obra (data de lançamento, principais autores, contexto em que a obra foi produzida etc.).

  • Passo 3: estudar bastante sobre o autor da obra e outras informações essenciais para a composição da resenha crítica.

  • Passo 4: desenvolver uma linha de raciocínio sobre a obra, isto é, qual (quais) caminho(s) você percorrerá? Será uma análise puramente técnica (por exemplo, em um filme, podem ser considerados aspectos como iluminação, fotografia etc.) ou você levará em consideração aspectos subjetivos (encontrados com maior facilidade no enredo e nos personagens)?

Após refletir sobre esses quatro itens, você terá as informações necessárias para iniciar o processo de escrita. Segue o passo a passo referente à produção da resenha crítica:

  • Apresentar um resumo inicial da obra, pois muitas pessoas leem a resenha sem terem conhecimento do produto em si. Dessa forma, apresente ao leitor, de maneira sucinta, as informações técnicas (se for um filme, aponte o diretor e os principais nomes da produção), o enredo e as personagens. É preciso situar o público.

  • No corpo do texto, você deve entrar em sua análise propriamente dita. Para ficar mais claro e didático, você pode dividir sua análise em blocos. Por exemplo, ao analisar um filme, é possível avaliá-lo com base no enredo, no relacionamento das personagens e no impacto causado no público. Essa divisão pode ajudar o leitor a compreender os caminhos trilhados por você, evitando confusões.

  • Na conclusão, é possível retomar os principais pontos interpretados sobre a obra e ainda dar uma espécie de veredito ao seu leitor, isto é, dizer ao público se aquela obra realmente vale a pena ser apreciada ou não. Em alguns veículos de mídia, a resenha crítica apresenta uma nota avaliativa ao final.

Diferença entre resumo e resenha crítica

Uma das dúvidas mais recorrentes é sobre a diferença entre o resumo e a resenha crítica. Sobre o resumo, trata-se de um texto em que prevalece a descrição das informações e dos fatos obtidos. Já na resenha, além de uma breve descrição da obra, há a exposição de uma opinião do autor sobre a ela (se ele gostou e do que gostou ou se não gostou e do que não gostou).

Assim, o resumo não reserva espaço para as interpretações e visões do autor. Por outro lado, a resenha crítica exige um posicionamento daquele que escreve. Para melhor compreendermos a diferença, vejamos os exemplos a seguir.

Round 6 (Neflix, 2021) é uma série que consiste em um grupo de pessoas endividadas que acabam aceitando um convite para um jogo mortal em que os sobreviventes ganham milhões em dinheiro para sanar suas dívidas.

O parágrafo anterior é um resumo que descreve o enredo da série Round 6, da Netflix. A seguir, temos uma transformação do texto em resenha crítica.

Round 6 (Neflix, 2021) é uma série que consiste em um grupo de pessoas endividadas que acabam aceitando um convite para um jogo mortal em que os sobreviventes ganham milhões em dinheiro para sanar suas dívidas.

A obra do diretor Hwang Dong-hyuk é uma metáfora moderna para os limites (ou ausência deles) no capitalismo do século XXI. Round 6 expõe a derrota da humanidade para o dinheiro, pois todos que disputam o prêmio final não medem esforços para ganhar (eles sabotam, conspiram e destroem seus companheiros de competição sem qualquer remorso).

Nesse texto, mantivemos o resumo no primeiro parágrafo, e, na sequência, em vermelho, comentamos e interpretamos as informações descritas no parágrafo anterior. Assim, podemos dizer que o primeiro parágrafo resume e que o segundo resenha criticamente a série em questão.

Leia mais: Diferenças entre resumo e esquema

Características e estrutura de uma resenha crítica

A resenha crítica é um texto de cunho jornalístico, isto é, prevalece nela o caráter informativo e opinativo. Assim, ela pode ser organizada da seguinte forma:

  1. Apresentação: o autor faz um breve resumo da obra a ser analisada tanto com informações técnicas quanto com informações sobre o conteúdo (do livro, do filme etc).

  2. Análise: é nessa parte que o autor interpretará e analisará as informações descritas. Se for uma resenha crítica de cunho acadêmico, o resenhista deve destacar as principais teses defendidas pelo autor e expor sua opinião (se ele está de acordo ou não com elas). O mesmo vale para análise de obras literárias ou filmes, ou seja, é preciso dizer ao leitor quais pontos serão destacados sobre aquela produção (sejam positivos, sejam negativos).

  3. Conclusão: aqui o autor pode dar um parecer final sobre a obra ou mesmo retomar os principais tópicos abordados sobre ela.

Exemplo de resenha crítica

Uma análise do Single The Writing On The Wall - Iron Maiden

Uma análise da música que foi amada por alguns, julgada por outros e surpreendida por todos

Iron Maiden lançou o Single… E naturalmente vieram uma série de reações: amada por alguns, julgada por outros e surpreendida por todos. Confira aqui algumas ideias sobre novos estilos. Em julho desse ano, um vídeo foi lançado pelo frontman da banda convidando seus fãs para o Belshazzar’s Feast. O álbum criticado foi feito em “ritmo diferente” do estilo que remete o heavy metal, puxando um pouco mais pro pop rock. Seus fãs inicialmente queriam um “Powerslave dois”, ignorando também a condição física dos integrantes da banda.

Belshazzar’s Feast é a história da escrita na parede da Bíblia, onde tudo começou com panfletos promocionais anunciando a “Festa de Belsazar”, que é a história da escrita na parede Livro de Daniel contado no capítulo 5 da Bíblia. É também a “obviedade” do dito sobre ver algo escrito na parede, trazendo a luz que um determinado evento ou fato é claro e próximo de estar à luz de todos e deve ser até óbvio para um observador.

Na Bíblia, é trazido, no capítulo 5 do Livro de Daniel, um fato que o trouxe como possuinte de verdades e sabedoria divina: para comemorar a destruição do Primeiro Templo, Belsazar, um príncipe babilônico e filho do rei Nabucodonosor, oferece um banquete extravagante para mil de seus senhores. As festividades são interrompidas quando uma mão aparece e começa a escrever na parede, o que leva Belsazar a convocar seus sábios para decifrar o texto. Eles são incapazes de fazer isso, no entanto.

Sob o conselho da rainha, Belsazar então convoca um cativo, Daniel, uma figura conhecida por sua sabedoria, que lembra que Nabucodonosor foi humilhado por Deus por sua arrogância. Ele então informa Belsazar, um conhecido blasfemador, que a escrita na parede avisa o príncipe que sua vida logo chegará ao fim e que seu reino será entregue aos “Medos” e “Persas”. [...]

Disponível em: https://noinconsciente.com/analise-the-writing-on-the-wall-iron-maiden/

Esse exemplo é um trecho de uma análise da música The writing on the wall (Iron Maiden). O autor inicia sua resenha com algumas informações sobre o lançamento do single e a reação do público. Ele traz ainda algumas referências anteriores do grupo musical.

No parágrafo seguinte, o resenhista começa a interpretar as informações oferecidas ao seu leitor. Assim, expõe as conexões que a música possui com a Bíblia e o que significa a tal escrita na parede. A história da música se encontra, com base nas leituras e pesquisas do autor, com a figura de Belsazar, do Livro de Daniel.

O autor finaliza a primeira parte de seu texto associando a arrogância e os medos do personagem ao conteúdo da canção. Ele constrói sua interpretação por meio da exposição da associação entre a música e a história bíblica.

Pelo exemplo, podemos ver que a resenha crítica está muito além de uma simples descrição da obra. É preciso interpretar, discutir e dissecar a obra para o leitor, oferecendo-lhe os elementos necessários para que ele valorize sua opinião.

Mais procurados

TCC

Conheça nossas dicas para entender sobre a dedicatória em um TCC.

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Hiato

Saiba como separar as sílabas das palavras que possuem hiato.

Vogal temática

Toda palavra possui uma vogal temática: mito ou verdade?

Complementos verbais

Que tal fazer uma revisão sobre complementos verbais agora?

Mais procurados background