Imagine se você, na qualidade de diretor de uma determinada escola, estivesse promovendo um evento relacionado a uma mostra cultural. Infelizmente o espaço físico não comporta todo um contingente de pessoas esperado para o evento e não dispõe de recursos tecnológicos, como telão, data-show, microfone, entre tantos outros, com vistas a colaborar na qualidade das apresentações. Mas algo indica que você pode contar com recursos que lhe são favoráveis, como por exemplo, um local destinado somente para esta finalidade, pertencente à Prefeitura. Será que apenas um simples telefonema, ou um e-mail talvez, atenderiam aos seus anseios?
Obviamente que não, pois o pedido em questão teria que, necessariamente, ser redigido em papel timbrado pela escola, pautando-se em um discurso claro, objetivo e formal com vistas a especificar todos os objetivos que se espera mediante o envio do referido documento. De modo a concretizá-los, eis que segue um exemplo sobre como este deveria ser expresso. Observe:
Local e data - Belo Horizonte, 23 de março de 2010. Vocativo – este requisitará o pronome de tratamento adequado ao cargo ocupado pelo destinatário – Excelentíssimo Secretário Municipal de Cultura Introdução (explicação do assunto) A Escola Estadual Dom Fernando, juntamente com alunos e quadro de colaboradores, organizou uma mostra cultural referente aos anos 80. O evento contará com apresentações artísticas envolvendo dramaturgia e dança, bem como exposição literária referente ao mesmo período. Desta forma, solicitamos a permissão de V. Exª no intento de utilizarmos o Centro Cultural Cora Coralina para a realização do evento. Certos de contarmos com sua atenção, subscrevemo-nos atenciosamente, -------------------------- (Assinatura do diretor) Ao Excelentíssimo Senhor Secretário Municipal de Cultura da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte |
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado