A dúvida de quando se usa enfim ou em fim é muito recorrente pelo fato de esses termos serem homófonos, ou seja, ambas as construções são pronunciadas da mesma forma. Entretanto, esses termos têm sentidos diferentes. É simples aprender a utilizá-los de acordo com a norma culta. Vamos lá?
Leia também: Senão ou se não?
Enfim é um advérbio de tempo que significa "por fim”, “finalmente”, “afinal”. É um advérbio usado para dar ideia de conclusão, por isso também significa “concluindo”, “resumindo”, “em suma” etc. Significa que, ao final do pensamento, faz-se um resumo das ideias.
Muitas vezes essa palavra aparece no início da sentença separada por vírgula ou no meio da sentença entre vírgulas.
Veja alguns exemplos:
Veja também: Abaixar ou baixar?
A locução adverbial em fim é composta pela preposição em e pelo substantivo fim, que, juntos, indicam o final de algo. Por isso, pode ser substituída pelos termos “no final”, “no término” etc. Costuma apresentar a preposição de após seu uso, indicando o fim de algo, “em fim de” acontecer.
Observe os exemplos:
Questão 1 – Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas.
Após várias tentativas, ____ conseguiu atingir seu maior objetivo. Mesmo assim, não conseguiu deixar de estar triste por estar ____ de relacionamento.
a) em fim; em fim.
b) enfim; enfim.
c) enfim; em fim.
d) em fim; enfim.
Solução
Alternativa c.
Após várias tentativas, enfim conseguiu atingir seu maior objetivo. = advérbio de tempo, pode ser substituído por “afinal”.
Mesmo assim, não conseguiu deixar de estar triste por estar em fim de relacionamento. = locução adverbial, pode ser substituída por “no final”.
Questão 2 – Assinale a alternativa que apresenta uso correto do termo “enfim” de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa:
a) Sempre que estava enfim de leitura, começava a ler outro livro.
b) Não sabia, enfim, como contar o seu ponto de vista.
c) Enfim de campeonato, o time estava muito satisfeito.
d) Corria sempre enfim de tarde.
Solução
Alternativa b. Alternativas a), c) e d) devem ser escritas com “em fim” por representarem o final de algo (livro, campeonato e tarde).
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado