Os substantivos e seu grau aumentativo

Por Vânia Maria do Nascimento Duarte

Atendo-nos às particularidades que norteiam a classe gramatical ora representada pelos substantivos, há que se mencionar que estes se flexionam em gênero, número e grau, como podemos constatar em:

Menino – menina

Casa – casas

Cão – canzarrão

Trata-se de um fato linguístico que, assim como os demais, prescinde de conhecimentos por parte do emissor, pois às vezes, ele, por não ter conhecimento efetivo da língua, acaba por se confundir, principalmente em relação ao aumentativo de determinados substantivos – representados por mala, fogo, muro, dentre tantos outros que, teoricamente, apenas poderíamos atribuí-los o prefixo - ão, mas que na verdade representam um desacordo perante os postulados gramaticais.

Diante de tal problemática, é altamente sugestivo que estejamos sempre atentos a isso, procurando aperfeiçoar nossa competência enquanto usuários natos da língua. Assim sendo, que tal ampliarmos nossos conhecimentos acerca do assunto em foco analisando a seguir uma listagem com os principais substantivos? Vejamo-la:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mais procurados

Coco, côco ou cocô?

Coco”, “côco” e “cocô” são palavras que causam bastante dúvida na escrita. Estão corretas apenas “coco” e “cocô”.

Liev Tolstói

Ele é um dos principais nomes do realismo em seu país e escreveu livros famosos, como os romances Guerra e paz e Anna Karenina.

Ultrarromantismo

O Ultrarromantismo é um movimento literário que corresponde à segunda fase romântica das literaturas portuguesa e brasileira.

Vim ou vir?

Tanto a forma “vim” quanto a forma “vir” estão corretas, mas cada uma delas é usada em situações específicas.

Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas é o primeiro romance realista de Machado de Assis

Mais procurados background