O substantivo abstrato nomeia coisas abstratas, isto é, uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto indica um lugar, objeto ou indivíduo.
Substantivo abstrato é aquele que nomeia uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado. Já o substantivo concreto faz referência a coisas concretas (reais ou imaginárias), como objetos, lugares ou indivíduos. Além desses dois tipos de substantivo, existem também os substantivos comum, próprio, primitivo, derivado, simples e composto.
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Indicar uma ação, qualidade, sentimento, sensação ou estado é função do substantivo abstrato.
Nomear um objeto, lugar ou indivíduo é função do substantivo concreto.
Além dos substantivos abstrato e concreto, existem também os substantivos comum, próprio, simples, composto, primitivo e derivado.
Há um tipo de substantivo que não faz referência a objetos, mas a coisas impalpáveis. É o substantivo abstrato, que dá nome a uma ação (“golpe”), qualidade (“beleza”), sentimento (“ciúme”), sensação (“calor”) ou estado (“riqueza”). Portanto, ele está associado a uma ideia, não a um elemento concreto.
USO |
EXEMPLO |
Indicar uma ação |
O abraço de um amigo faz muita diferença. |
Apontar uma qualidade |
A honestidade é a base do verdadeiro sucesso. |
Revelar um sentimento |
Ao ver sua mãe só sentiu alegria. |
Manifestar uma sensação |
A fábrica produzia um cheiro insuportável. |
Especificar um estado |
A existência da pobreza mostra que a humanidade fracassou. |
Amizade
Amor
Assédio
Atração
Caminhada
Cansaço
Desejo
Dificuldade
Felicidade
Feminismo
Injustiça
Intuição
Malícia
Persistência
Pureza
Terror
Velhice
SUBSTANTIVO ABSTRATO |
SUBSTANTIVO CONCRETO |
Nomeia coisas abstratas, como uma ação, uma qualidade, um sentimento, uma sensação ou um estado. |
Nomeia coisas concretas (reais ou imaginárias), como um objeto, um lugar ou um indivíduo. |
EXEMPLOS |
EXEMPLOS |
Mudança, solidariedade, raiva, frio, infância etc. |
Caderno, escola, lobisomem etc. |
Além do substantivo concreto e abstrato, existe também o substantivo:
comum — nomeia seres da mesma espécie: lápis, frustração etc.
próprio — nomeia um ser em particular: Rute, Califórnia etc.
simples — apresenta só um radical: computador, sonho etc.
composto — apresenta mais de um radical: passatempo, quebra-cabeça etc.
primitivo — origina outros substantivos: pedra, relógio etc.
derivado — deriva de outro substantivo: pedreira, relojoeira etc.
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Questão 01
Analise as orações abaixo e marque a alternativa que NÃO apresenta um substantivo abstrato.
a) Alguém disse uma vez que “gentileza gera gentileza”.
b) Após a morte de um ser querido, é preciso vivenciar o luto.
c) Tantos anos de privilégios levaram a uma revolta popular.
d) Os meninos brincavam no parque, enquanto nós conversávamos.
e) Quando vou ao cinema, sinto uma alegria que não cabe em mim.
Resolução:
Alternativa “d”.
Em “Os meninos brincavam no parque, enquanto nós conversávamos”, temos apenas substantivos concretos: “meninos” e “parque”. Já os substantivos “gentileza” (letra “a”), “morte” e “luto” (letra “b”), “privilégios” e “revolta” (letra “c”), além de “alegria” (letra “e”), são abstratos.
Questão 02
Assinale a alternativa em que todos os substantivos são abstratos.
a) A viagem de carro foi tão emocionante que decidimos repeti-la.
b) Enfrentamos imensa dificuldade para pagar a casa que compramos.
c) A sua esperança estava no fim, e a realidade se mostrava soberana.
d) Quando entrei no avião, senti um frio na barriga e comecei a tremer.
e) Júlia é uma espécie de fada, com sorriso meigo e olhos misteriosos.
Resolução:
Alternativa “c”.
Em “A sua esperança estava no fim, e a realidade se mostrava soberana”, todos os substantivos são abstratos: “esperança”, “fim” e “realidade”.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado