O predicativo do objeto é um elemento que qualifica o objeto da oração, atribuindo-lhe características. Pode aparecer antes ou depois do elemento que qualifica.
O predicativo do objeto é o termo que caracteriza, qualifica o objeto da oração, complementando seu sentido. É um termo integrante da oração que faz parte do predicado dela.
Leia também: O que é sujeito?
O predicativo do objeto serve para qualificar o objeto direto ou indireto da oração.
É um termo integrante da oração, complementando o sentido dela.
O predicativo do objeto é formado por um substantivo, por um adjetivo ou por uma locução substantiva ou adjetiva.
O predicativo do objeto faz parte do predicado do enunciado.
Em geral, sua presença se dá em predicados verbo-nominais, ou seja, naqueles que têm dois núcleos: um verbo e um nome.
O predicativo do objeto é um termo da oração que atribui uma característica a outro termo. Como o próprio nome já diz, o predicativo do objeto caracteriza o objeto da oração. Veja:
Sujeito + verbo + objeto + predicativo do objeto
“Meu irmão deixou nossa mãe orgulhosa.”
Nessa oração, o sujeito “meu irmão” realiza a ação “deixar”. A expressão “nossa mãe” é o objeto da oração. Por fim, a palavra “orgulhosa” serve para qualificar “nossa mãe”, que é o objeto da oração. Assim, temos um predicativo do objeto.
Veja mais alguns exemplos de predicativo do objeto e observe que, algumas vezes, ele pode aparecer antes mesmo do objeto que qualifica:
Sujeito + verbo + objeto + predicativo do objeto
“Minha família achou o jantar delicioso!”
“Encontrei uma notícia sensacionalista.”
“Consideramos injusta aquela acusação.”
“A população elegeu-a deputada.”
O predicativo do objeto geralmente refere-se a objetos diretos, ou seja, aqueles que não são introduzidos por preposição. Porém, há um caso de objeto indireto que pode ser acompanhado de predicativo do objeto: trata-se do objeto indireto do verbo “chamar”. Veja:
Sujeito + verbo + objeto + predicativo do objeto
“Chamam-lhe sábio.”
No enunciado acima, há um sujeito indeterminado que realiza a ação chamar. O pronome “lhe” funciona como objeto indireto da oração (“a ele”). Assim, a palavra “sábio” está caracterizando esse objeto indireto, sendo, portanto, um predicativo do objeto.
Há três tipos de predicado: o nominal, o verbal e o verbo-nominal.
O predicado nominal tem como núcleo, ou seja, como termo essencial ou ideia central, um nome (que pode ser um substantivo, um adjetivo ou um pronome). Ex.: “Ele é amável.”. Apenas o adjetivo “amável” é o núcleo do predicado (caracterizando o sujeito Ele).
O predicado verbal tem como núcleo um verbo. Ex.: “Ele gosta de pessoas.”. O verbo “gostar” é o núcleo do predicado (a ideia central do predicado é a ação).
O predicado verbo-nominal tem dois núcleos: um nome e um verbo. Ex.: “Ele gosta de pessoas amáveis.”. Há dois núcleos: o núcleo verbal (“gosta”, que indica uma ação) e o núcleo nominal (“amáveis”, que caracteriza o objeto).
Assim, o predicativo do objeto aparece em predicados verbo-nominais. Isso porque o próprio predicativo é um dos núcleos desse predicado, o núcleo nominal, e pode ser um substantivo ou um adjetivo.
Leia também: Termos constituintes da oração — sujeito e predicado
Ambos os predicativos qualificam outro elemento da oração. Mas, como o próprio nome indica, um qualifica o objeto da oração, enquanto o outro qualifica o sujeito. Nesse caso, o predicativo do sujeito se liga ao sujeito por meio de um verbo de ligação. Veja a diferença:
Predicativo do objeto:
Sujeito + verbo + objeto + predicativo do objeto
“Elas tinham uma opinião peculiar.”
Nesse caso, a palavra “peculiar” qualifica a expressão “uma opinião”, que funciona como objeto da oração. Portanto, trata-se de um predicativo do objeto.
Predicativo do sujeito:
Sujeito + verbo + predicativo do sujeito
“A opinião delas é peculiar.”
Nesse caso, a palavra “peculiar” qualifica a expressão “a opinião delas”, que é sujeito da oração. Logo, trata-se de predicativo do sujeito.
O predicativo do objeto é um termo integrante da oração, essencial para complementar o sentido dela. Sua função é qualificar o termo que é objeto da oração. O predicativo do objeto pode ser um substantivo ou um adjetivo.
Por sua vez, o adjunto adnominal é um termo acessório da oração, isso quer dizer que ele não é essencial para o entendimento dela. O adjunto adnominal acompanha outros substantivos no enunciado para ajudar a ampliar ou especificar o seu sentido. Ele pode ser um artigo, um numeral, um adjetivo ou um pronome, entretanto, o adjunto adnominal não é um núcleo, ou seja, ele não é a ideia central, portanto, pode ser suprimido do enunciado sem afetar tanto o seu entendimento.
Acompanhe a diferença a seguir:
Predicativo do objeto:
Sujeito + verbo + objeto + predicativo do objeto
“Elas tinham uma opinião peculiar.”
Adjunto adnominal:
Sujeito + verbo + adjunto adnominal + núcleo do objeto + predicativo do objeto
“Elas tinham uma opinião peculiar.”
Retomando o enunciado, o objeto “uma opinião” é composto de duas palavras: “opinião” é o núcleo do objeto, o termo essencial para o entendimento. O artigo “uma” é um termo acessório, que acompanha o substantivo “opinião” para ajudar a especificá-lo, mas não é essencial para sua compreensão. Portanto, “uma” é um adjunto adnominal.
Adjunto adnominal + núcleo do sujeito + adjunto adnominal + verbo + predicativo do sujeito
“A opinião delas é peculiar.”
Nesse outro caso, o sujeito “a opinião delas” é composto de três palavras: novamente, o substantivo “opinião” é o núcleo do sujeito. Já o artigo “a” e o pronome “delas” apenas acompanham esse núcleo, ajudando a especificá-lo. Portanto, são adjuntos adnominais.
Leia também: O que é um adjunto adverbial?
Questão 1
Leia o seguinte enunciado:
“Todos a consideravam bem-sucedida.”
A palavra destacada é classificada como:
A) adjunto adnominal.
B) adjunto adverbial.
C) predicativo do sujeito.
D) predicativo do objeto.
E) locução adjetiva.
Resposta
Alternativa D. A expressão “bem-sucedida” qualifica o objeto direto representado pelo pronome “a”, e é, portanto, um predicativo do objeto.
Questão 2
(Funiversa — adaptada)
No que se refere aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto, julgue o item.
— As coisas se passam da seguinte maneira. Fui nomeado juiz aqui na colônica penal. Apesar da minha juventude. [...]
O termo “juiz” exerce, no período em que ocorre, a função de predicativo do objeto.
( ) Certo
( ) Errado
Resposta
Errado. Na oração “Fui nomeado juiz”, o termo juiz caracteriza o sujeito oculto “eu”, e não um objeto. Assim, não se trata de predicativo do objeto, e sim de predicativo do sujeito.
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado