Elementos da narrativa
Os elementos da narrativa são: narrador, personagem, cenário/espaço, tempo e enredo. Eles compõem e preenchem a história, e as suas especificidades enriquecem-na.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes

PUBLICIDADE
Os elementos da narrativa são aqueles que constituem o texto e caracterizam-no, dando-lhe identidade. São eles: narrador, que pode ser observador, onisciente ou personagem; personagem, que pode ser principal, coadjuvante, anti-herói, antagonista e vilão; tempo, que pode ser cronológico ou psicológico, enredo, que é composto por introdução, por conflito, por clímax e por desfecho; e cenário/espaço.
Leia também: O que é o gênero narrativo?
Resumo sobre os elementos da narrativa
- Os elementos do texto são: narrador, personagem, cenário/espaço, tempo e enredo.
- Eles constituem o texto e dão-lhe identidade.
- O narrador é a voz que aparece na história e pode ser classificado em narrador-observador, em narrador-onisciente ou em narrador-personagem.
- Personagens são seres que compõem a história e afetam-na, podendo ser classificados em principal, em auxiliar (ou coadjuvante), em vilão, em antagonista ou em anti-herói.
- O tempo corresponde à duração em que se passa a história e pode ser cronológico ou psicológico.
- O enredo é a linha narrativa da história e corresponde à sequência dos acontecimentos.
- O enredo é composto por: introdução, conflito, clímax e desfecho.
- O cenário é o espaço em que se passa a história.
Videoaula sobre os elementos da narrativa
Quais são os elementos da narrativa?
- Narrador: é a voz que conta a história dentro do texto, não podendo ser confundido com o autor, que é quem escreve a história. Os seus tipos são:
- Narrador-observador: apresenta seu foco narrativo em 3ª pessoa e relata as ações dos personagens e os fatos da história. Sua narrativa é mais objetiva, pois ele não participa da história.
- Narrador-onisciente: apresenta seu foco narrativo em 3ª pessoa e relata não apenas as ações, mas também os pensamentos e os sentimentos dos personagens. Sua narrativa é mais subjetiva do que a narrativa do narrador-observador, já que as opiniões dos personagens afetam a narrativa, e mais objetiva do que a narrativa do narrador-personagem, que está dentro da história.
- Narrador-personagem: apresenta seu foco narrativo em 1ª pessoa e relata todos os acontecimentos de acordo com o ponto de vista do narrador, que também participa da história. É a narrativa mais subjetiva.
- Personagens: seres que participam e afetam a história.
- Personagem principal: suas ações conduzem a trama, e o leitor acompanha a jornada desse personagem.
- Personagem auxiliar ou coadjuvante: acompanha e auxilia o personagem principal ou o vilão.
- Anti-herói: personagem dúbio em suas escolhas e questionável em suas ações. Normalmente, age em seu próprio benefício. Pode ajudar ou atrapalhar o mocinho.
- Antagonista: atrapalha a jornada do herói e estabelece-lhe um conflito. Pode ou não ser considerado um vilão. No entanto, todo vilão é um antagonista.
- Vilão: atrapalha a jornada do herói e estabelece-lhe o conflito por meio de ações condenáveis perante a sociedade.
- Tempo: momento em que ocorre a história.
- Tempo cronológico: o tempo da história que passa de acordo com o relógio. É o tempo que passa da mesma forma para todos.
- Tempo psicológico: o tempo que passa dentro da cabeça da personagem. A passagem do tempo, nesse caso, é mais subjetiva.
- Cenário: é o espaço em que ocorre a narrativa. Contribui para o estabelecimento de mundo e para a caracterização dos personagens.
- Enredo: corresponde à forma pela qual a trama é conduzida. Os elementos do enredo são:
- Introdução (ou contextualização): apresenta os personagens principais e estabelece o contexto em que estão inseridos.
- Conflito: apresenta o problema que é responsável pelo desenrolar da trama.
- Clímax: é o ponto mais alto do conflito. Após ele, o enredo encaminha-se para um desfecho.
- Desfecho: momento em que as resoluções para os problemas estabelecidos são traçadas (mesmo que não seja um “final feliz”) e em que a história se encerra.
Acesse também: O que é foco narrativo?
Mapa mental sobre os elementos da narrativa
Para fazer um compilado de todos os elementos que aparecem na narrativa, segue abaixo um mapa mental para melhor visualização de todas as características e todas as possibilidades que são possíveis de encontrar em uma narrativa:

Arco da narrativa
A imagem a seguir representa o arco que o desenrolar do enredo faz no percurso da história. O ápice da narrativa (e do arco) é chamado de clímax.

Exercícios resolvidos sobre elementos da narrativa
Questão 1
Sobre os elementos da narrativa, é correto afirmar que:
A) O narrador-observador sabe tudo sobre os personagens.
B) O narrador-personagem faz parte da história.
C) O narrador-observador, que narra a história em 1ª pessoa, conhece tudo sobre o personagem principal.
D) O narrador-personagem tem como foco narrativo a 3ª pessoa.
Resolução:
Alternativa B.
A alternativa correta é a alternativa B. A alternativa A está incorreta, pois o narrador-observador não sabe tudo sobre os personagens. Por isso, a alternativa C também está incorreta. Além disso, o narrador-observador narra em 3ª pessoa. A alternativa D está incorreta, pois o foco narrativo do narrador-personagem é a 1ª pessoa.
Questão 2
Sobre o enredo de uma narrativa, assinale a alternativa correta:
A) A introdução normalmente já apresenta o conflito da personagem.
B) O conflito é o oposto do clímax.
C) Logo após a introdução, há a inserção do clímax.
D) O desfecho ocorre após o clímax da história.
Resolução:
Alternativa D.
A alternativa correta é a alternativa D. A alternativa A está incorreta, pois a introdução não apresenta o conflito normalmente, mas, sim, os personagens e o cenário. A alternativa B está incorreta, pois o conflito não é o oposto do clímax, mas este é o ápice daquele. A alternativa C está incorreta, pois o clímax não ocorre logo após a introdução.
Fontes
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: Editora Nacional, 1976, 5a edição revista.