Substantivo composto
Substantivo composto é o substantivo formado por, no mínimo, duas palavras ou dois radicais que, juntos, nomeiam um ser e apresentam um significado que reúne ambos os termos.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes
O substantivo composto é o substantivo formado por, no mínimo, dois radicais ou duas palavras que, juntas, nomeiam apenas um ser e apresentam um único significado, sendo separados ou não por hífen. A utilização do hífen e o plural dos substantivos compostos obedecem a regras específicas relacionadas às classes gramaticais dos termos, ao sentido dos termos e à utilização de algumas letras.
Leia também: O que é o substantivo derivado?
Resumo sobre substantivo composto
- O substantivo composto é um termo que nomeia seres e que é formado por, no mínimo, dois radicais.
- Nos substantivos compostos, dois radicais (ou duas palavras) nomeiam apenas um ser.
- Os substantivos compostos podem passar por um processo de aglutinação ou de justaposição, separados por hífen ou não.
- Substantivos compostos por substantivos, por adjetivos, por numerais e por verbos são separados por hífen.
- Substantivos compostos cuja última letra do primeiro termo é igual à primeira letra do segundo termo são separados por hífen.
- Substantivos compostos cuja última letra do primeiro termo é diferente da primeira letra do segundo termo não são separados por hífen.
- Em geral, classes variáveis (substantivos, adjetivos, numerais e pronomes) pluralizam nos substantivos compostos, e as classes invariáveis (advérbios, preposições e interjeições) não pluralizam nos substantivos compostos.
- Se o substantivo composto é formado por um verbo, este não pluraliza.
O que é substantivo composto?
O substantivo composto é o substantivo formado por, no mínimo, dois radicais, que formam apenas um único significado. Tais radicais podem estar unidos, como na palavra “girassol”, ou podem estar separados por hífen, como na palavra “peixe-espada”. Alguns gramáticos não consideram palavras separadas sem hífen como substantivo composto, mas outros consideram que, se há mais de um radical formando um termo com apenas um sentido que nominaliza seres, essa característica já é suficiente para a formação de um substantivo composto.
Frases com substantivo composto
Os substantivos compostos podem aparecer com as palavras que os compõem unidas ou separadas, com hífen ou sem hífen. Se as palavras forem unidas e houver perda de elementos, o processo é chamado de aglutinação. Se não houver perda de elementos, o processo é chamado de justaposição. A seguir, seguem alguns exemplos de substantivos compostos em ambas as situações.
- O meu olhar é nítido como um girassol. (Alberto Caeiro)
- O beija-flor tão abreviadinho de asa, não é o que voa mais perfeito? (Mia Couto)
- O cachorro-quente está quentinho, aproveite!
- O fim de semana promete!
- Esse comportamento se chama má-criação.
- Odeio segundas-feiras.
- Coloquei um cão de guarda para me ajudar.
- Ela era a abelha-rainha na sala de aula.
- O senhor pode esperar na antessala.
- O anti-inflamatório acabou.
- Ninguém sabia que ele viraria um lobisomem.
- O paraquedas é o único meio de transporte que, ao enguiçar, chega-se mais rápido. (Jô Soares)
- Ela ficou em um vaivém inquietante.
- Você nunca achará o arco-íris, se você estiver olhando para baixo. (Charles Chaplin)
- A peça tem as extremidades pontiagudas.
- Pra mim, tudo isso é só um passatempo.
- Quando um chato diz: "Eu vou embora", que presença de espírito. (Millôr Fernandes)
- Meus sonhos não podem ser contados em metros ou em quilômetros, mas em anos-luz.
- Tudo o que nos fez feliz ou infeliz serve para montar o quebra-cabeça da nossa vida, um quebra-cabeça de cem mil peças. (Martha Medeiros)
- Andava na rua sem me preocupar, sem guarda-chuva, sem nada.
Exemplos de substantivo composto
Os exemplos de substantivos compostos estão organizados de acordo com o processo que sofreram: de aglutinação, de união por justaposição, de justaposição com as palavras separadas por hífen ou de justaposição com palavras separadas sem hífen.
Substantivos compostos aglutinados |
boquiaberto, mundividência, alvinegro, fidalgo, embora, aguardente, petróleo, noroeste, vinagre, lobisomem, planalto, pernilongo, destarte, pernalta, hidrelétrica, cabisbaixo |
Substantivos compostos unidos por justaposição |
madressilva, pontapé, girassol, mandachuva, vaivém, malmequer, paraquedas, passatempo, pontapé, autorretrato |
Substantivos compostos por justaposição separados por hífen |
cachorro-quente, primeiro-ministro, surdo-mudo, segunda-feira, meio-fio, porta-bandeira, beija-flor, abaixo-assinado, alto-falante, pé-de-meia, arco-íris, alho-poró, cavalo-marinho, ano-luz, guarda-chuva |
Substantivos compostos por justaposição separados sem hífen |
leva e traz, cão de guarda, fim de semana, dia a dia, sala de jantar, cão de guarda, cor de vinho, café com leite, pé de moleque |
Formação do substantivo composto
Os substantivos compostos podem aparecer de formas diferentes: separados por hífen, com os radicais unidos sem o hífen ou com as palavras separadas sem hífen. Primeiramente, é válido entender quando o hífen é demandado e quando não é.
→ Formação do substantivo composto com hífen
- Utiliza-se hífen para os substantivos compostos por numerais, por substantivos, por adjetivos e por verbos. Exemplos: guarda-roupa, conta-gotas, primeiro-ministro.
- Utiliza-se hífen quando as primeiras palavras dos substantivos compostos são os termos “sem”, “recém”, “além” e “aquém”. Exemplos: recém-casado, além-mar, sem-terra, aquém-fronteiras.
- Utiliza-se hífen para os substantivos compostos quando o primeiro termo são os advérbios “bem” e “mal”. Exemplos: mal-entendido, bem-querer.
- Utiliza-se hífen quando o primeiro termo do substantivo composto é “grã” ou “grão”. Exemplos: Grã-Bretanha, grão-mestre.
- Utiliza-se hífen para termos zoológicos ou botânicos. Exemplos: joão-de-barro, cavalo-marinho.
- Utiliza-se hífen quando o segundo termo começa com -h. Exemplos: super-herói, auto-hipnose.
- Utiliza-se hífen quando a última letra do primeiro termo e a primeira do segundo termo são iguais. Exemplo: micro-ondas.
→ Formação do substantivo composto sem hífen
- Não se utiliza hífen em substantivos que perderam o sentido original pertencente aos dois radicais. Exemplo: paraquedas.
- Não se utiliza hífen em substantivos que sofreram o processo de aglutinação. Exemplo: embora, vinagre.
- Não se utiliza hífen quando a última letra do primeiro termo e a primeira do segundo termo são diferentes. Exemplo: autoescola.
- Importante: Quando o primeiro termo finaliza com r ou s ou quando o segundo termo inicia com essas letras, há a duplicação da letra. Exemplo: minissaia.
- Não se utiliza hífen quando o substantivo composto é preposicionado e tem palavra repetida. Exemplo: dia a dia.
Como é o plural dos substantivos compostos?
As regras dos substantivos compostos estão diretamente ligadas às classes gramaticais que os compõem.
- Os substantivos, adjetivos, numerais e pronomes que compõem os substantivos compostos são variáveis. Exemplo: tenentes-coronéis, cachorros-quentes e primeiros-ministros.
- Verbos, advérbios, conjunções, preposições e interjeições não variam nos substantivos compostos. Exemplos: guarda-roupas, beija-flores, abaixo-assinados.
- O termo que sucede a preposição nos substantivos compostos não varia. Exemplos: pés de moleque.
- Se o segundo termo delimitar o primeiro, ambos variam ou só o primeiro. Exemplo: bananas-maçã(s), salários-família(s).
- Os elementos grã-, grão-, bel-, dom-, são- e vice- são invariáveis. Exemplo: grã-duquesas, são-bernardos, grão-mestres.
- Se o substantivo indica origem, apenas o 2º varia. Exemplo: luso-brasileiros, ítalo-americanos.
- Em substantivos compostos por palavras iguais, ambos os termos variam ou só o segundo. Exemplo: corre(s)-corres, pega(s)-pegas.
- Em substantivos formados por onomatopeias, só o último elemento varia: tique-taques, pingue-pongues.
- Substantivos compostos por frases substantivadas não variam, de modo que o plural é indicado pelo seu determinante. Exemplo: as maria vai com as outras, os leva e traz.
Acesse também: O que é substantivo abstrato?
Exercícios resolvidos sobre substantivo composto
Questão 1
(Objetiva) Os substantivos compostos são aqueles formados por mais de uma palavra ou radical. São constituídos pelo processo denominado "composição", ou seja, formados a partir da junção de palavras. Assinale a alternativa em que o termo destacado está escrito corretamente.
A) Ser feliz não é ter uma vida perfeita no seu dia a dia, mas reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios e perdas.
B) O analista de sistemas André Luis informa que comprou um acessório para microondas no site da empresa e o prazo de entrega é de até cinco dias úteis.
C) Eu mesma uso mini-saia e vestido curto, então isso tudo é uma tremenda hipocrisia.
D) Nesta cidade, há pouca infra-estrutura comercial. A população precisa se dirigir a locais distantes para realizar compras.
Resolução:
Alternativa A.
O único termo que está correto é a alternativa A, já que “dia a dia” não apresenta hífen por ser um termo preposicionado com palavra repetida. A alternativa B está incorreta, pois a palavra em negrito deveria ser separada por hífen, já que a última letra do primeiro termo, e a primeira do segundo são iguais. A letra C está incorreta, pois o segundo termo é iniciado com -s e o primeiro termina com -i, logo, não deveria haver o uso de hífen. A alternativa D está incorreta, pois o primeiro finaliza com uma letra diferente do início do segundo termo.
Questão 2
O plural dos substantivos compostos está CORRETO em:
A) amores-perfeito.
B) vice-prefeitos.
C) grãs-finas.
D) viras-latas.
Resolução:
Alternativa B.
A única alternativa correta é a alternativa B, já que “vice” não sofre variação. A alternativa A está incorreta, pois “perfeito” é um adjetivo, portanto, também deveria ser pluralizado. A alternativa C está incorreta, pois o termo “grã” é invariável. A alternativa D está incorreta, pois o verbo não pluraliza em substantivos compostos.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. rev. e ampl. atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.
PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2021.