Debaixo ou de baixo?
A palavra “debaixo” é um advérbio de lugar e significa o mesmo que “embaixo”. “De baixo” tem duas palavras combinadas cujo sentido depende do contexto empregado.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes

PUBLICIDADE
“Debaixo” e “de baixo” são palavras que funcionam de formas diferentes morfológica e semanticamente. Debaixo funciona como uma palavra só, enquanto de baixo funciona como duas palavras autônomas. Debaixo é um advérbio, sinônimo de “embaixo”, e estiver unido à preposição de, forma uma locução prepositiva que introduz adjuntos adverbiais. De baixo é uma expressão que une a preposição de (normalmente tem sentido de qualificação ou de ideias relacionados a lugar) ao termo baixo, que pode ser classificado como um advérbio ou um adjetivo a depender do contexto.
Leia também: O certo é “enfim” ou “em fim”?
Resumo sobre debaixo e de baixo
- A palavra debaixo é utilizada para indicar a localidade de pessoas ou objetos.
- A expressão de baixo pode ser utilizada de diversas formas, dependendo do contexto e do sentido empregados.
- A palavra debaixo funciona como uma palavra só, já o termo de baixo tem duas palavras autônomas.
- A palavra debaixo é um advérbio e, quando unido à preposição de, funciona como uma locução prepositiva que introduz um adjunto adverbial.
- A expressão de baixo é a combinação da preposição de com o advérbio ou com o adjetivo baixo.
- Debaixo e embaixo são sinônimos.
Quando usar “debaixo”?
A palavra “debaixo” é utilizada em circunstâncias que remetem à localidade de pessoas ou de objetos em um determinado acontecimento. Normalmente, utiliza-se em referência a outro elemento, uma vez que é um termo relativo ao contexto em que está inserido.
Exemplo:
Ele tem medo de passar debaixo das escadas.
Quando usar “de baixo”?
A expressão “de baixo” é formada por duas palavras autônomas, assim, os seus usos são múltiplos, pois a preposição de pode ter sentido de lugar ou de qualificação, enquanto baixo pode ser utilizado como adjetivo ou como advérbio.
Exemplos:
Não utilize palavras de baixo calão.
(preposição qualificativa + adjetivo)
A sala de baixo é maior que a de cima.
(locução adjetiva)
Vim de baixo e sei como as coisas são.
(preposição locativa + advérbio)
Veja também: “Sob” e “sobre” — quando usar e qual a diferença
Qual o significado de “debaixo” e “de baixo”?
O termo debaixo refere-se à localização de objetos ou pessoas. O termo de baixo pode ser utilizado em diferentes contextos, porém, cada palavra dessa expressão tem sentidos autônomos. Como foi mostrado, a preposição pode ter sentido de qualificação ou de localização, enquanto baixo pode ser uma característica ou um termo referente à localidade.
Debaixo do sol, todos nós estamos.
(indica lugar)
A parede deve ser pintada de baixo para cima.
(o termo inicia um adjunto adverbial de modo ou de direção)
A loja é conhecida por vender roupas de baixo.
(caracteriza o tipo de roupa)
Diferenças entre “debaixo” e “abaixo”
O vocábulo “debaixo” é um advérbio de lugar que, quando ligado à preposição de (debaixo de), é considerado uma locução prepositiva. Se aparecer como locução prepositiva, funciona como apenas um termo, e, normalmente, pode ser substituído pela preposição sob. Assim, o termo debaixo, ligado à preposição ou não, funciona como uma palavra só que indica ou introduz expressão indicativa de lugar. As palavras “debaixo” e “embaixo” são sinônimos.
Exemplo:
“Há tempo para todo propósito debaixo do sol.”
O termo “abaixo” significa “em direção ao lugar mais baixo de”, logo, é um advérbio que indica lugar, em nível inferior, com base em um referente. O termo pode se referir a um lugar físico ou puramente conceitual. A principal diferença entre “debaixo” e “abaixo” são as preposições a que esses termos estão relacionados. Enquanto a preposição “de” pode indicar um lugar estático, “a” normalmente indica direção ou movimento. No entanto, isso pode mudar de acordo com o contexto.
A bola foi lançada abaixo da rede.
O aluno está com notas abaixo da média.
Saiba mais: Qual o correto: “onde” ou “aonde”?
Exercícios resolvidos sobre debaixo e de baixo
1. (VUNESP) Na expressão – Debaixo de sete chaves... – a expressão destacada estabelece sentido de:
a) origem.
b) instrumento.
c) tempo.
d) lugar.
e) finalidade.
Gabarito D
A expressão debaixo de, normalmente, introduz um adjunto adverbial de lugar, pois localiza o acontecimento em uma localidade.
2. Acerca dos termos debaixo e de baixo, assinale a alternativa correta:
a) Ambos os termos são sinônimos e possuem o mesmo sentido.
b) O termo debaixo pode funcionar como advérbio ou adjetivo.
c) O termo de baixo funciona como uma palavra só.
d) Os termos debaixo e embaixo são sinônimos.
Gabarito: D
A alternativa A está incorreta, pois tais termos não são sinônimos, uma vez que seus funcionamentos semântico e morfológico são diferentes. A alternativa B está incorreta, pois o termo debaixo funciona apenas como advérbio, é o termo baixo que pode funcionar como adjetivo também. A alternativa C está incorreta, pois as palavras de e baixo não funcionam como um vocábulo só, mas são palavras autônomas. A alternativa correta é a letra D.
Fontes
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. rev. e ampl. atual. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2009.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima gramática da língua portuguesa. 48. Ed. São Paulo: IBEP, 2009.
PESTANA, Fernando. A gramática para concursos públicos. 4.ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2021.