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Primeira geração do romantismo

A primeira geração do romantismo teve como um dos seus marcos o contexto de Revolução Francesa e como principais características o nacionalismo e a liberdade artística.

Por Mariana Carvalho Machado Cortes

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A primeira geração do romantismo iniciou-se na Europa e teve como um dos seus principais contextos históricos a Revolução Francesa, o que gerou características específicas a essa primeira geração, como o nacionalismo, a idealização, e a defesa de princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade dentro da arte, como por meio da liberdade de expressão e da autonomia na identidade artística.

Leia também: Romantismo — detalhes sobre esse importante estilo de época

Resumo sobre primeira geração do romantismo

  • A primeira geração do romantismo teve como um dos principais marcos históricos a Revolução Francesa.
  • São características dessa primeira geração: o individualismo, a religiosidade, a idealização, a valorização dos sentimentos, os valores associados aos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, o nacionalismo e a exaltação da natureza.
  • O individualismo se relaciona à exploração da subjetividade dos seres na literatura romântica.
  • A religiosidade se relaciona à busca do indivíduo pelo Absoluto.
  • A idealização aparece em diversos âmbitos na literatura romântica.
  • A valorização dos sentimentos se relaciona à exploração da subjetividade típica da estética romântica.
  • Os valores relacionados aos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade são influências da Revolução Francesa.
  • A livre imaginação se evidencia na liberdade na escrita poética.
  • O nacionalismo é uma forma de reflexão acerca da identidade do país e da autonomia de sua literatura.
  • A exaltação da natureza é uma forma de projeção da subjetividade dos sujeitos na literatura.
  • As principais características do romantismo no Brasil se relacionam à construção da identidade brasileira por meio da valorização da natureza tropical e da construção do herói indígena.
  • São autores da primeira geração do romantismo: José de Alencar, Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães, Almeida Garret e Victor Hugo.
  • São grandes obras da primeira geração do romantismo: Iracema, O guarani, Suspiros poéticos e saudades, Viagens na minha terra e Os miseráveis.

O que foi a primeira geração do romantismo?

Mapa mental sobre a primeira geração do romantismo.
Mapa mental sobre a primeira geração do romantismo. (Créditos: Gabriel Franco | Português)

A primeira geração do romantismo ocorreu de diversas maneiras ao redor do mundo, e, no Brasil, houve suas especificidades. No entanto, alguns acontecimentos foram importantes para a caracterização desse primeiro momento, como a Revolução Francesa — o marco para a queda da monarquia e o princípio para a ascensão da sociedade burguesa.

Com os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, surgiu uma literatura idealista, que ressaltava: o cultivo de valores individuais; a exaltação dos sentimentos e da livre imaginação; o nacionalismo; e a natureza. Os artistas românticos procuravam libertar-se de autoridades antes estabelecidas em favor da autonomia do ser e da livre expressão.

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Características da primeira geração do romantismo

“A Liberdade guiando o povo”, pintura de Eugéne Delacroix que integra a primeira geração do romantismo.
De Eugéne Delacroix, A Liberdade guiando o povo é uma pintura que marca o início da era romântica.

Em cada país, houve especificidades da primeira geração do romantismo. Aqui serão pontuadas características gerais que são identificadas acerca do movimento ao redor do mundo nesse primeiro momento.

  • Individualismo: é certo que a primeira geração do romantismo apresentava um olhar sobre o seu país. No entanto, ainda não havia uma consciência acerca de classes sociais, uma vez que havia referência iluministas. Logo, o olhar ainda era muito centralizado no indivíduo e na manifestação de sua subjetividade, o que definia o artista romântico e os sujeitos construídos em sua obra.
  • Religiosidade: a religiosidade aparece na primeira geração romântica como uma forma de o indivíduo alcançar o Absoluto, a sublimação do sujeito. Uma vez que o ser romântico procura o aprofundamento de sua subjetividade, ele se percebe como um ser fragmentado, melancólico e, por isso, procura a sua completude na ação divina.
  • Idealização: a idealização romântica aparece de diversas formas no período, como na imagem mulher, da natureza, do herói etc. Tal característica aparece como uma forma de buscar valores e características distantes das corrupções humanas. A idealização se mostra uma forma de busca constante pelo Absoluto.
  • Valorização dos sentimentos: a valorização dos sentimentos decorre do aprofundamento sobre a subjetividade como uma forma de distanciar-se do racionalismo próprio do arcadismo. A arte, nesse movimento, não é mais compreendida como uma construção fruto da razão, mas da inspiração vinda da subjetividade do ser. O sujeito é inspirado por suas emoções para criar a arte e para ser fiel a seus valores individuais.
  • Valores associados aos princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade: como o contexto histórico que inspirou o romantismo foi a Revolução Francesa, os princípios relacionados a esse momento são de grande inspiração na arte, de forma que aparece como tema em muitas obras da época. A liberdade se relaciona à independência e à autonomia de autoridades antes estabelecidas; também se relaciona à liberdade de expressão dentro da arte. A igualdade se relaciona, muitas vezes, à igualdade de direitos e à manifestação da meritocracia.
  • Livre imaginação: a liberdade de imaginação é uma forma de contraposição ao arcadismo, o qual valorizava uma forma de fazer poesia mais racional e encaixada em padrões previamente definidos. Já o romantismo procurava fazer uma poesia vinda de uma inspiração da subjetividade, portanto, de maneira mais espontânea e livre, representando os sentimentos e a imaginação do indivíduo.
  • Nacionalismo: em muitos países, o romantismo foi o movimento artístico utilizado para separar uma percepção dos artistas sobre o seu país, fosse para a construção de uma imagem sobre ele, fosse para reelaborar o olhar sobre o seu meio. Como, após a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, as nações passaram por muitas mudanças, o sentimento nacionalista foi uma forma de percebê-las e de imaginar novas metas para o seu país.
  • Exaltação da natureza: o homem romântico se relaciona com a natureza como uma forma de procura da sublimação. A natureza era retratada de forma grandiosa e, até mesmo, violenta, representação que, muitas vezes, era utilizada para evidenciar a pequenez do homem em relação à grandeza da natureza. Também a natureza pode aparecer como uma forma de o homem se aproximar do Absoluto. Pode aparecer, ainda, de forma idealizada ou como forma de expressão das emoções humanas.

Primeira geração do romantismo no Brasil

No Brasil, o romantismo surgiu no contexto da Independência. Assim, a primeira fase foi importante para a elaboração de uma identidade brasileira, de maneira a passar uma ideia de autonomia não apenas política, mas também cultural e artística em relação a Portugal. Dessa forma, o sentimento nacionalista foi explorado na primeira fase, de maneira a valorizar as características selecionadas como representação do Brasil.

A valorização da natureza foi uma característica importante para a representação do Brasil, assim, ela foi muito explorada como uma forma de exaltação da identidade brasileira. As obras desse período aprofundam as características da natureza tropical do Brasil. Além disso, houve a construção do herói indígena como uma forma de representação do Brasil nas narrativas. Tal personagem era criado de maneira idealizada, pois a intenção não era elaborar um retrato da realidade, mas uma figura que virasse um símbolo nacional.

Autores da primeira geração do romantismo

→ Autores da primeira geração do romantismo no Brasil

  • José de Alencar

Grande representante da prosa romântica, o escritor José de Alencar foi um grande defensor da construção de uma literatura com identidade brasileira autônoma. Suas obras apresentam características típicas da geração, como a exaltação da natureza tropical, a construção de heróis indígenas, o abrasileiramento da língua portuguesa e a criação de neologismos. O autor ainda foi um grande estudioso da história do Brasil, devido à sua preocupação com os relatos e as descrições desenvolvidas sobre o país.

Veja também: José de Alencar — as características e as obras desse importante autor do romantismo

  • Gonçalves Dias

O autor Gonçalves Dias foi responsável por poemas emblemáticos que elaboraram um novo olhar sobre a identidade brasileira e grande representante da literatura indianista no Brasil. Ficou conhecido como um dos primeiros autores a executarem os ideais de nacionalismo no país. A sua poesia foi um marco para que autores que o sucederam não mais imitassem as tendências portuguesas.

Acesse também: Gonçalves Dias — mais detalhes sobre esse importante autor do romantismo

  • Gonçalves de Magalhães

O autor Gonçalves de Magalhães ficou conhecido como um dos fundadores da primeira geração romântica, uma vez que escreveu textos responsáveis pela popularização do movimento no Brasil. A relação emocional e nacionalista que colocava em seus poemas foi característica importante que marcaria esse movimento. Além disso, foi um importante representante de uma literatura indianista, principalmente por seu texto A Confederação dos Tamoios.

Confira também: Gonçalves de Magalhães — as características e as obras desse importante autor do romantismo

→ Autores da primeira geração do romantismo no mundo

  • Almeida Garret

Almeida Garret foi o escritor romântico português que utilizou a estética romântica para refletir sobre o seu país de forma emocional e aprofundada. Foi o introdutor do romantismo em Portugal, inaugurado pelos livros de poemas de Camões. A visão apresentada sobre o seu país no presente não é idealizada, mas desalentadora. No entanto, apresenta uma percepção otimista sobre o seu futuro. Garret também defendia uma literatura autônoma, que não estivesse suscetível à imitação de outros países europeus.

  • Victor Hugo

Victor Hugo foi um escritor marcante do romantismo, conhecido por retratar momentos históricos ocorridos na França de maneira a valorizar e trazer reflexões sobre elementos do seu país. O autor criou um romance com uma diversidade de elementos narrativos e personagens românticos icônicos. Foi responsável por obras consagradas, como Os miseráveis e O corcunda de Notre Dame.

Leia também: Victor Hugo — mais detalhes sobre esse importante autor do romantismo

Principais obras da primeira geração do romantismo

Ilustração de Émile Bayard referente a uma obra icônica do romantismo: “Os Miseráveis”, de Victor Hugo.
Ilustração, de Émile Bayard, referente a uma obra icônica do romantismo: Os miseráveis, de Victor Hugo.

→ Principais obras da primeira geração do romantismo no Brasil

  • Iracema, de José de Alencar

Uma das obras principais representantes do romantismo, Iracema, de José de Alencar, apresenta características marcantes do movimento, como a descrição da natureza tropical brasileira, cuja idealização de suas características representa a subjetividade das personagens. Iracema é um anagrama da palavra América, assim, ela se torna uma personagem representante do Brasil, que se relaciona com um símbolo da colonização portuguesa: Martin. Dessa forma, utiliza-se de uma história de amor para falar sobre a história do Brasil.

  • O guarani, de José de Alencar

Mais uma vez, José de Alencar utiliza uma história de amor para elaboração de uma identidade Brasileira com O guarani. No entanto, desta vez a história é construída com base num herói indígena: Peri. O autor utiliza elementos naturais de origem brasileira para construir seu personagem, assim como ocorre com a descrição do seu meio. No entanto, tal história ainda é criada com base em uma perspectiva eurocêntrica, que também abarca a construção do personagem Peri.

  • Suspiros poéticos e saudades, de José Gonçalves de Magalhães

Considerada a primeira obra romântica no Brasil, de José Gonçalves de Magalhães, Suspiros poéticos e saudades já evidencia características importantes do movimento, como a necessidade de criação de uma literatura brasileira autônoma baseada no amor pela terra e pelos elementos da natureza. Além disso, ressalta-se a ideia de criação de uma poesia inspirada pelos sentimentos e não por regras convencionais antes estabelecidas e defendidas no movimento árcade.

→ Principais obras da primeira geração do romantismo no mundo

  • Viagens na minha terra, de Almeida Garret

Viagens na minha terra, obra de Almeida Garret, é um dos grandes representantes do romantismo em Portugal. Seu romance apresenta uma importante preocupação em descrever sua terra de maneira melancólica, porém otimista. É um livro que evidencia como funciona o caráter nacionalista do romantismo no país e que é conhecido por apresentar uma linguagem inovadora. Sua obra é um documento de referência para entender a decadência do império português.

  • Os miseráveis, de Victor Hugo

Os miseráveis, a marcante história de Victor Hugo, é representativo do romantismo, uma vez que apresenta características como o nacionalismo. Por meio da recuperação de acontecimentos icônicos da história da França, a obra fala sobre o país contemporâneo ao autor e retoma valores importantes para a época, como os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A obra também é uma crítica acerca da desigualdade social e da miséria presentes na sociedade.

Acesse também: Qual foi a segunda geração do romantismo?

Poemas da primeira geração do romantismo

Há, nas poesias românticas, grandes representantes da primeira geração romântica. Elas revelam características importantes dessa escola literária, assim como os valores que a circundavam. A seguir, confira alguns exemplos.

Canção do exílio, de Gonçalves Dias

Canção do exílio

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

Em cismar — sozinho — à noite —
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras;
Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho — à noite —
Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;

Sem que eu desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

O poema Canção do exílio, de Gonçalves Dias, é um dos maiores representantes da primeira geração do romantismo e evidencia características importantes desse momento, como o apego emocional pela terra e a valorização das suas características naturais. No texto, o exílio seria Portugal, e Brasil seria o que é descrito no texto como “minha terra”. A obra se tornou muito famosa e, por isso, grandes autores a parodiaram, como Murilo Mendes, Oswald de Andrade e Mário Quintana.

→ I-Juca Pirama, de Gonçalves Dias

I-Juca Pirama

IV
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo Tupi.

Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.

Já vi cruas brigas,
De tribos inimigas,
E as duras fadigas
Da guerra provei;
Nas ondas mendaces
Senti pelas faces
Os silvos fugaces
Dos ventos que amei.

Andei longes terras,
Lidei cruas guerras,
Vaguei pelas serras
Dos vis Aimorés;
Vi lutas de bravos,
Vi fortes — escravos!
De estranhos ignavos
Calcados aos pés.

E os campos talados,
E os arcos quebrados,
E os piagas coitados
Sem seus maracás;
E os meigos cantores,
Servindo a senhores,
Que vinham traidores,
Com mostras de paz.

Aos golpes do inimigo
Meu último amigo,
Sem lar, sem abrigo
Caiu junto a mil!
Com plácido rosto,
Sereno e composto,
O acerbo desgosto
Comigo sofri. (...)

O poema de Gonçalves Dias I-Juca Pirama é um texto indianista, publicado no livro Últimos cantos, em que há a construção de um herói por meio de uma percepção eurocêntrica, aproximando-se da imagem de um guerreiro medieval. A estética do texto, inclusive, lembra a estrutura de uma epopeia, gênero literário clássico que relatava grandes feitos, conquistas e sofrimentos de heróis gregos. Tal gênero foi muito importante para a construção de narrativas europeias e de icônicos personagens heroicos.

→ A poesia, de Gonçalves de Magalhães

A poesia

Um Deus existe, a Natureza o atesta;
a voz do tempo sua glória entoa,
de seus prodígios se acumula o espaço;
e esse Deus, que criou milhões de mundos,
mal queira, num minuto,
pode ainda criar mil mundos novos.

Os que nos leves ares esvoaçam,
os que do vasto mar no fundo habitam,
os que se arrastam sobre a dura terra,
e o homem que para o céu olhos eleva,
todos humildes seu Autor adoram.

Todos te adoram, sim, meu Deus, mas como?
este no sol te vê, na lua aquele,
qual um touro te crê, qual um tirano;
e entre si disputando a preferência,
todos ufanos conhecer-te julgam.

No céu rutila o sol, e sobre a terra
caem seus raios como chuva de ouro;
mas cada flor, um raio recebendo,
de um esmalte diverso se colora.

Oh tu, qu'eu amo como casta virgem!
sim, tu és como Deus, diva Poesia!
Sim, tu és como o sol! Por toda parte
cultos te rendem de uma zona à outra;
cada mortal te oferece
um culto igual à força de sua alma;
qual te julga uma virgem do Permesso,
só de ficções amiga;
qual da verdade o Anjo,
que tudo vê com olhos luminosos;
tua voz similhante a uma torrente
tudo abala, e consigo arrasta tudo.

Oh Poesia, oh vida da Natura!
Oh suave perfume
d'alma humana exalado!
Oh vital harmonia do Universo!
Tu não és um fantasma de beleza.
Falaz sonho de mente delirante,
e da mentira a deusa;
tu não habitas só da Grécia os montes,
nem só de Febo a luz te inspira o canto! (...)

O poema A poesia pertence ao livro Suspiros poéticos e saudades, de Gonçalves de Magalhães, que é uma obra marcante para o início do romantismo no Brasil. Assim, há características importantes do movimento que podem já ser vistas no texto, como a presença da religião, da natureza e da representação das emoções por meio do ambiente. O poema explora uma perspectiva sobre a arte relacionada à natureza, considerada uma criação divina e uma lembrança das angústias humanas, o que evidencia a poesia como fruto de inspiração e uma manifestação das emoções individuais.

Veja também: Qual foi a terceira geração do romantismo?

Exercícios resolvidos sobre a primeira geração do romantismo

Questão 1

Assinale a alternativa correta:

A) A primeira geração do romantismo no Brasil é conhecida também como fase indianista/nacionalista. Suas características incluem a exaltação à pátria, à natureza exuberante, ao ideal nacional e ao amor idealizado.

B) A primeira geração do romantismo é caracterizada por ter um ponto de vista mais racional e crítico do escritor sobre o seu país. Suas características incluem o nacionalismo e a liberdade artística.

C) A primeira geração do romantismo no Brasil é conhecida também como fase subjetiva/simbolista. Suas características incluem o uso de sinestesia e a predominância de figuras de sintaxe.

D) A primeira geração do romantismo no Brasil é conhecida também como fase do ultrarromantismo. Suas características incluem o amor idealizado e a melancolia do sujeito, aliado ao mal do século.

Resolução:

Alternativa A.

A alternativa A é a resposta correta. A alternativa B está errada, pois não é característico do romantismo um ponto de vista racional e crítico, mas sim emocional e idealizado. A alternativa C está incorreta, pois não é do romantismo uma característica simbolista e não é um marco dele o uso das figuras de linguagem e de sintaxe mencionadas. A alternativa D está incorreta, pois trata sobre a segunda e não a primeira geração romântica.

Questão 2

É uma obra representante da primeira geração do romantismo:

A) Navio negreiro, de Castro Alves.

B) Senhora, de José de Alencar.

C) Macunaíma, de Mário de Andrade.

D) Canção do exílio, de Gonçalves Dias.

Resolução:

Alternativa D.

A alternativa A está incorreta, pois é uma obra representante da terceira geração do romantismo. A alternativa B está incorreta, pois tal obra não representa a primeira geração. A alternativa C está incorreta, pois trata de uma obra modernista. A alternativa D está correta.

Fontes

CANDIDO, Antonio. O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanistas- FFLCH-USP, 2002.

MOISÉS, Massaud. A literatura portuguesa. São Paulo: Cultrix, 1962.

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