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Segunda geração do romantismo

A segunda geração do romantismo intensificou as características do movimento, com a exacerbação das emoções e o mergulho na introspecção.

Por Mariana Carvalho Machado Cortes

Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e o britânico Lord Byron, três autores da segunda geração do romantismo.
Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e o britânico Lord Byron, três autores da segunda geração do romantismo.
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A segunda geração do romantismo, também é conhecida como ultrarromantismo, intensificou características que já eram vistas na primeira geração, como o sentimento exacerbado, o amor platônico, a melancolia, a valorização da morte etc.

No Brasil, grandes escritores se destacaram, principalmente na escrita poética, como Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. No mundo, o principal nome do ultrarromantismo é Lord Byron, que se tornou tão representante que o movimento também herdou seu nome. A segunda geração romântica também pode, portanto, ser chamada de byronismo.

Leia também: Fases do romantismo no Brasil e em Portugal

Resumo sobre segunda geração do romantismo

  • A segunda geração do romantismo foi marcada por muitas características, a maior delas é o individualismo, que ocorre por meio da introspecção e da atenção a problemas subjetivos e individuais.
  • O individualismo da segunda geração levou ao conceito de “mal do século”, que se refere ao sentimento de tédio, à decepção e à angústia que pairavam sobre a juventude artística da época.
  • Além disso, devido ao alto grau de idealização presente na escola literária, uma das características que mais se ressaltaram foi o tema do amor idealizado.
  • Houve, como temática artística, a valorização da morte como uma fuga da realidade caracterizada por esse “mal do século”.
  • Houve a presença de temas macabros que vão além da morte, como o grotesco e, até mesmo, o satânico.
  • A demonstração de sentimento exacerbado foi também uma característica muito marcante nesse período.
  • Em relação à forma do poema, há a flexibilidade própria da escola artística. Porém, além disso, devido à predominância de poemas na época, é possível perceber um aumento na musicalidade dos versos.
  • Uma característica recorrente nos poemas desse período é a valorização da natureza, que pode contribuir como uma forma de busca do absoluto ou como projeção das emoções humanas.
  • Houve grandes representantes da segunda geração do romantismo, como Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Lord Byron.

Características da segunda geração do romantismo

  • Individualismo: os ideais liberais que influenciaram o movimento trouxeram uma perspectiva individualista que foi amplamente explorada por essa fase. Desenvolviam-se os conflitos pessoais inerentes aos problemas internos do indivíduo.
  • Mal do século: refere-se a um sentimento de tédio, desilusão e melancolia explorado nesse contexto. Devido ao aprofundamento de uma percepção individualista, o poeta precisava lidar com seus conflitos internos e, devido a isso, aprofundava-se em um vazio existencial que influenciou uma geração de escritores.
  • Amor platônico: a ideia se amor platônico se refere a Platão e à sua teoria sobre o “mundo das ideias”, a qual guardaria a verdade. Assim, o amor platônico trata sobre o sentimento que não se concretiza no mundo dos sentidos, mas ele é perfeito, porque é idealizado. Devido a isso, em poemas que exploram a ideia do amor platônico, a mulher é inatingível e a relação com o eu lírico nunca se concretiza, por isso, é uma relação perfeita.

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  • Relação com a morte: devido ao sentimento melancólico sofrido pelo poeta ultrarromântico, uma das temáticas mais recorrentes dessa fase é a morte. Esta aparece como forma de redenção, de busca pela paz e, até mesmo, de fuga do tédio existencial. A morte, nesse sentido, torna-se um refúgio e uma busca da completude do ser.
  • Macabro: a relação com a morte evidencia uma característica inerente a esse movimento: a exploração do macabro, ou seja, do grotesco, do obsceno e até mesmo do cômico, uma vez que, nesses temas, também há sarcasmo e ironia. Tal característica está muito relacionada ao caráter subversivo de uma juventude que também procurava ser transgressora em sua escrita.
Homem dormindo cercado por corujas, uma ideia do macabro, característica da segunda geração do romantismo.
O sono da razão produz monstros, de Francisco Goya. A introspecção do sujeito romântico produz a melancolia e o macabro.
  • Exagero nas emoções: o ultrarromantismo é conhecido pela exacerbação na demonstração dos sentimentos humanos. A melancolia, o amor e até mesmo o tédio eram retratados de maneira intensa e exagerada, de maneira a evidenciar o caos do interior humano.
  • Avanço na musicalidade do verso: o ultrarromantismo é muito conhecido pelo seu repertório lírico, uma vez que a musicalidade nos versos foi muito explorada nessa fase a fim de despertar os sentimentos dos leitores por meio da estética poética.
  • Sentimento pela natureza: também é possível ver ainda a valorização da natureza nessa fase. Tal característica aparece para o eu lírico como uma forma de: estar perto e de unir-se a uma completude divina e absoluta; ou projetar os sentimentos humanos por meio da descrição do espaço à sua volta.

Veja também: Poema, poesia e soneto — qual a diferença?

Segunda geração do romantismo no Brasil

No Brasil, a segunda geração do romantismo se destacou devido ao repertório poético produzido nessa geração por uma juventude que se reunia para criar e ler poesia. Foram grandes representantes dessas tendências os grupos de estudantes de Direito de São Paulo que contribuíram para a imagem do romantismo como rebeldia e sofrimento. Foram grandes representantes desse movimento no país:

Contexto histórico da segunda geração do romantismo

Assim como ocorre no Brasil, a segunda geração do romantismo no mundo é conhecida por ser uma literatura de mocidade, já que foi muito promovida por jovens universitários que consumiam e produziam literatura, o que favorecia a circulação da poesia. Assim, foi possível que até mesmo produções mais ousadas e disruptivas pudessem ser reconhecidas no meio social.

Os anos mais característicos dessa literatura juvenil no Brasil ocorreram entre 1840 e 1860, quando houve muitas publicações conhecidas, como a Revista do Ensaio Filosófico Paulistano (1850-64) e os Ensaios Literários do Ateneu Paulistano (1852-60). Vale ressaltar, também, que o romantismo como um todo foi influenciado por certas características iluministas, e isso pode ser percebido nessa geração devido a uma perspectiva individualista e idealista.

O ultrarromantismo conseguiu se desassociar mais das características árcades e ressaltar certos traços já iniciados na primeira geração romântica, como: um maior mergulho no mundo das ideias, acarretando maior aprofundamento das idealizações sobre a mulher, sobre o amor e sobre o mundo à sua volta; uma exploração das ideias de sensibilidade e de liberdade moral em suas obras.

Autores da segunda geração do romantismo

  • Álvares de Azevedo

Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852) ficou conhecido por ter sido um garoto que deixou um grande legado para a escola ultrarromântica brasileira, mesmo tendo vivido apenas até os 20 anos. No entanto, a sua produção se mostra diversa e, principalmente, complexa, ao aprofundar-se nos conflitos entre espírito e sensibilidade e ao equilibrar contrastes com eficiência, tais quais a melancolia e sarcasmo, o patético e o cômico, o grandioso e o prosaico.

  • Bernardo de Guimarães

Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (1827-1884) foi companheiro de Álvares de Azevedo em poemas de teor reflexivo ao explorar elementos da natureza como forma de projeção da subjetividade. O que mais se evidencia em sua obra poética, no entanto, é a parte cômica, grotesca e obscena. Da mesma forma que seu colega, Guimarães explorou as contradições, o sentimentalismo e foi subversivo ao criar poemas obscenos.

  • Casimiro de Abreu

O autor é reconhecido pelo sentimentalismo em seus textos, muitas vezes projetado em elementos da natureza. Uma das suas principais obras é Primaveras (1859). Seus poemas apresentam uma leitura fluida que os tornou mais acessíveis para o público de sua época. Entretanto, não deixou de explorar um erotismo em suas obras, o que era subversivo para o período.

  • Sousândrade

Sousândrade teve uma obra com uma percepção singular e demonstrava domínio sobre a língua ao brincar com as palavras. Em seus textos, percebe-se uma visão crítica sobre a América e a exploração de tal temática com subversões na linguagem que eram ousadas para sua época. Nesse sentido, sua obra apresenta traços grotescos e joga com a sonoridade das palavras e das construções.

Muitos teóricos consideram suas ideias à frente do seu tempo ao perceberem nelas questões sobre a América ainda não muito discutidas até então. O poeta distanciava-se de seus contemporâneos ao afastar-se de um sentimentalismo exacerbado típico da época.

  • Lord Byron

George Gordon nasceu em 1788 e, aos 16 anos, herdou o título de Lord Byron. O escritor britânico morreu aos 36 anos, de tuberculose. Apresentou um grande repertório de poemas, muitos deles subversivos, com um teor satírico e apresentando temas polêmicos, como o satanismo. A poeta inglês construiu a sua imagem com base nas figuras de Satã, Fausto e Don Juan. O escritor se tornou um grande representante do ultrarromantismo, de modo que o termo byronismo é utilizado também para se referir ao movimento.

Obras da segunda geração do romantismo

  • Macário

Do autor Álvares de Azevedo e publicada em 1852, a peça teatral Macário é uma representação satânica da mentalidade dos jovens estudantes de São Paulo. A primeira parte do texto é caracterizada pela desilusão e pelo tédio. Também há grande presença de sarcasmo e de desespero, uma vez que critica questões sociais.

  • Lira dos vinte anos

Obra poética de Álvares de Azevedo, publicada depois da sua morte, em 1853. Os seus poemas caracterizam bem o ultrarromantismo devido à aproximação com a morte como uma forma de refúgio ao tédio e à angústia da existência. Os poemas evidenciam a intensidade das emoções do sujeito romântico, a idealização da mulher amada e o vazio existencial que ocorre devido à introspecção do eu lírico.

  • Primaveras

A obra, de 1859, de Casimiro de Abreu, se tornou uma das mais populares da época, devido à sua musicalidade e ao equilíbrio entre o tom de morbidez e de leveza. No entanto, a delicadeza de seus textos, muitas vezes, esconde um tom subversivo, disfarçado pelo aspecto convencional do texto.

  • Don Juan

A obra de Lord Byron, de 1819, é um poema épico satírico baseado no mito de Don Juan, cuja figura é amplamente subvertida na história. No texto, a ironia e a sátira são recorrentes e contribuem para a construção de críticas sociais e políticas por meio de comentários inteligentes e reflexivos.

Poemas da segunda geração do romantismo

O gênero poema foi muito utilizado no ultrarromantismo no Brasil e seus grandes representantes foram Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu. Por meio da leitura de suas obras, é possível entender como as características dessa geração se concretizavam nos textos e como refletiam as ideias de uma escola artística. O próximo poema é um grande exemplo desse momento.

  • “Lembranças de morrer”, de Álvares de Azevedo

Poema de Álvares de Azevedo, da segunda geração do romantismo no Brasil.
Publicado no livro Poesias de Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1853), esse poema é integrante da série Primeira Parte.

O poema de Álvares de Azevedo evidencia características típicas do ultrarromantismo. O título já evidencia a aproximação com a morte, uma vez que o texto passa a mensagem que ela é sempre uma lembrança, uma vez que está sempre por perto. Muitos associam tal obra com a vida do autor, que faleceu muito jovem. Antes de iniciar, há uma epígrafe que faz referência à emblemática autora romântica Mary Shelley e que evidencia a agonia do eu lírico em viver mergulhado em sua angústia e em seu tédio.

As primeiras estrofes do poema refletem a facilidade que o eu lírico apresenta em aceitar a morte sem medo algum, uma vez que ele vê a vida de forma tediosa. No entanto, ele diz mais adiante que só sentiria falta da ilusão amorosa que viveu, ou seja, para o eu lírico, iludir-se com o amor não era algo ruim, pois ele vivia tal sentimento na ideia. Tal assunto retorna na sétima estrofe, quando o eu lírico se refere à mulher amada e deixa claro que o seu amor nunca se concretizou.

A antepenúltima estrofe reúne grandes princípios românticos, e o primeiro deles é a morte, a qual acontecerá na natureza, à sombra de uma cruz. Há, então, a reunião de elementos que referenciam um absoluto, uma completude que se mostra distante da fragmentação da subjetividade humana.

O eu lírico ainda pede que seu epitáfio o evidencie em sua identidade como poeta, representante de uma juventude artística; como sonhador, uma vez que valorizava as suas idealizações; e como amante, uma vez que vivia intensamente o seu amor nas ideias, apesar de não concretizá-lo.

  • “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu

Poema de Casimiro de Abreu, da segunda geração do romantismo no Brasil.

No poema de Casimiro de Abreu, a fuga da realidade (característica típica da segunda geração do romantismo) ocorre por meio da nostalgia com as lembranças da infância. Há, inclusive, certa idealização dessa época e a valorização dos sonhos de criança. Tal descrição é envolta em um ambiente de natureza que evidencia a completude que era possível experimentar quando criança.

É possível perceber que esse mergulho nostálgico ocorre devido à angústia e insatisfação do sujeito com o seu presente, pois já não vivia o “despontar da existência”. Esta, na verdade, só era preenchida por mágoa e sofrimento. A obra, como é possível perceber em ambos os textos apresentados, não deixa o seu consciente religioso, o qual aparece no texto como uma boa lembrança que se relacionada à completude e ao absoluto relacionados à infância.

Saiba mais: Realismo — estilo de época de caráter antirromântico

Exercícios sobre segunda geração do romantismo

1. (ADM&TEC) É uma característica contrária ao ultrarromantismo, movimento conhecido como Segunda Geração Romântica no Brasil:

a) temática otimista. 

b) sarcasmo e ironia.

c) exagero sentimental. 

d) egocentrismo.

Gabarito: A

A letra A é a única característica contrária à segunda geração do romantismo, uma vez que a temática do movimento é pessimista, já que, muitas vezes, o eu lírico apresenta uma percepção desiludida sobre a realidade em que vive.

2. (Essa) O poeta da Segunda Geração Romântica que soube utilizar, de forma sensível e surpreendente, os temas e as formas estereotipados do Ultrarromantismo, bem como poetizar figuras e imagens retiradas do cotidiano mais banal foi:

a) Gonçalves Dias

b) José de Alencar

c) Álvares de Azevedo

d) Machado de Assis

e) Castro Alves

Gabarito: C

O único autor representante da segunda geração do romantismo é o Álvares de Azevedo. Gonçalves Dias e José de Alencar são representantes da primeira geração. Machado de Assis é mais associado ao realismo. Castro Alves pertence à terceira geração do romantismo.

Fontes

CÂNDIDO, Antônio. O romantismo no Brasil. São Paulo: Humanistas- FFLCH-USP, 2002.

AGUIAR E SILVA, Vitor Emanuel de. Teoria da Literatura. 8ª edição. Coimbra, Livraria Almedina, 1999.