Como começar uma redação?
A redação deve ser iniciada por meio da elaboração da tese, que é o principal ponto de vista a ser defendido na dissertação-argumentativa.
Por Mariana Carvalho Machado Cortes

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Começar uma redação dissertativo-argumentativa requer um planejamento prévio de seu texto, que deve ser iniciado pela elaboração da tese, uma vez que é a parte do texto responsável por evidenciar o ponto de vista principal a ser defendido. Tendo a tese como base, é mais simples de o autor elaborar a sua contextualização, na introdução, e os seus tópicos frasais, no desenvolvimento, de maneira coerente e bem estruturada.
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Resumo sobre como começar uma redação
- A redação argumentativa deve ser iniciada com a elaboração da tese.
- A introdução deve ser iniciada por meio da escolha de uma forma de contextualização que se relacione à tese.
- O argumento deve ser iniciado por meio da elaboração de um tópico frasal.
- A conclusão é retomada por meio da retomada de ideias e da conjunção conclusiva.
- Para planejar a redação, deve-se estruturar um esboço com palavras-chaves.
- Nenhuma parte estrutural do texto deve ser ignorada no ato da escrita.
- Constituem partes estruturais básicas do texto: a contextualização, a tese, o tópico frasal, o argumento, o aprofundamento e a retomada de ideias.
- Todas as informações inseridas na dissertação devem contribuir para a defesa de seu ponto de vista.
- Explique ao máximo as suas ideias e as suas relações estabelecidas no texto.
- O texto-circuito é um recurso interessante para a elaboração do texto.
Videoaula sobre como começar uma redação
Como começar uma redação dissertativo-argumentativa?
Para iniciar uma redação dissertativo-argumentativa, é necessário escolher, primeiramente, a tese, pois ela é o fundamento da redação. A tese é o posicionamento principal defendido pelo escritor. Por isso, a primeira atitude que se deve ter ao iniciar uma redação é pensar: “O que eu vou defender?” ou “Qual ponto de vista eu vou defender em relação ao tema?”; em contrapartida de perguntas que muitas vezes são usadas, como: “O que eu vou falar?” ou “Qual repertório eu vou utilizar?”, que não dão conta do centro da sua redação e, muitas vezes, podem dar respostas as quais podem levar o escritor a uma redação expositiva ou tangente ao tema. Assim, apesar de a redação começar com uma contextualização, o que deve ser primeiro escolhido é a tese.
Como iniciar a introdução da redação?
Após a escolha da tese, o que deve ser escolhido, para o início da introdução, é a contextualização. Esta deve ser escolhida de maneira a introduzir o seu posicionamento, portanto a contextualização e a tese devem estar diretamente relacionadas. Há várias maneiras de contextualizar, e a forma adequada deve ser aquela que irá ser mais coerente e mais efetiva para a introdução à tese.
Para iniciar a introdução, o autor do texto não precisa estar preso a certos vícios de escrita típica da dissertação argumentativa, como “Atualmente, percebe que…” ou “Muito se discute sobre…”. Eles não são um problema para a redação, mas também não são recursos que, na maioria das vezes, acrescentam algo ao texto. Muitas vezes, eles são mais utilizados para dar segurança ao escritor. Em vez disso, é mais interessante que o escritor comece diretamente com a forma de contextualização selecionada. Se houver uma boa seleção de contextualização e uma relação efetiva com a tese, a introdução será efetiva.
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Frases para começar a redação
Primeiramente, é muito importante ressaltar que a frase que inicia a redação só pode se tornar efetiva se estiver adequada não apenas ao tema, mas também à tese que for elaborada. Portanto, não é possível que uma frase sirva para todos os temas, e a escolha das frases para a sua redação precisa ser feita de acordo com o texto que o escritor quer elaborar.
Além disso, a frase corresponde também ao tipo de contextualização escolhida. Abaixo, há algumas sugestões de formas de começar a redação de acordo com assuntos abrangentes que podem ser encontrados nos temas. A partir delas, é necessário que o escritor se preocupe com a relação com a tese.
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Saúde
A pirâmide de Maslow é uma teoria que traça uma ordem de necessidades básicas que precisam ser supridas pelo ser humano, e em sua base se encontram as demandas fisiológicas. (...)
A teoria da pirâmide de Maslow é um repertório sociocultural possível de ser utilizado em muitas redações, por isso vale pesquisar sobre o assunto. Além disso, esse repertório ainda pode ser utilizado para temas relacionados à segurança, que é a segunda base da pirâmide.
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Educação
Rubem Alves, educador, psicanalista e escritor brasileiro, diz que “educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu”, o que evidencia que a educação está além do que é possível ver no currículo. (...)
O tema da educação, muitas vezes, está relacionado a outros temas. Assim, essa frase procura abrir para novas relações que podem ser estabelecidas com esse assunto.
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Preconceito
O livro “O corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo, conta a história de um homem que, por sua aparência, não era aceito na sociedade, e, por isso, cresceu preso na igreja de Notre-Dame.
O livro “O corcunda de Notre-Dame” é uma metáfora sobre exclusão e preconceito que podem ser utilizados em diversos assuntos e sob diversas perspectivas. Se o autor da redação não tiver segurança para utilizar o livro, pode, nesse tema, falar sobre a animação inspirada na obra original, já que mantém essa crítica.
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Tecnologia
O filme “2001: uma odisseia no espaço”, em seu início, faz uma metáfora com a primeira tecnologia que foi o marco para a origem do ser humano: a arma, o que define a crítica da obra sobre esse tema.
A definição de tecnologia relaciona-se a técnicas que auxiliam a atividade humana. No filme de Stanley Kubrick, no início do texto, há uma crítica sobre a tecnologia utilizada como arma, o que pode ser útil para redações que abordem o tema de forma crítica, mostrando os perigos relacionados ao assunto.
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Meio ambiente
O ambientalista e filósofo Ailton Krenak diz que “em vez de imaginar mundos, a gente os consome”, criticando o comportamento de sociedades consumistas que não se preocupam com a preservação ambiental.
A frase já foi elaborada para teses que criticam atitudes que prejudicam o meio ambiente, uma vez que os temas relacionados a esse assunto, na maioria das vezes, pedem uma posição crítica sobre problemas ambientais contemporâneos.
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Mulher
A escritora Chimamanda Ngozi Adichie, em seu livro “Para educar crianças feministas”, diz que “temos um mundo cheio de mulheres que não conseguem respirar livremente porque estão condicionadas demais a assumir formas que agradem aos outros”, criticando a expectativa e os estereótipos impostos às mulheres.
Esse é um início de redação que pode ser aplicado a muitos temas relacionados à mulher, uma vez que vários problemas dentro desse assunto podem ser associados a estereótipos preestabelecidos sobre essa parcela da sociedade.
Como iniciar o desenvolvimento da redação?
O desenvolvimento deve ser iniciado por meio da elaboração de um tópico frasal. Este é a primeira abordagem do assunto que será desenvolvido em um certo parágrafo de argumentação, de maneira a deixar a ideia clara e os pontos bem relacionados. O tópico frasal precisa partir de dentro da tese.
Por exemplo, se o tema for “Violência contra a mulher” e a tese for falar sobre a violência doméstica, um tópico frasal pode trazer uma abordagem sobre uma violência simbólica, e o outro, sobre violência física. A argumentação deve, então, ser iniciada com a subdivisão da tese que será abordada naquele parágrafo específico de argumentação.
É importante utilizar também conjunções que relacionem um parágrafo ao outro de acordo com as ideias estabelecidas. Podem ser usadas conjunções como “além disso”, “paralelamente”, “nesse sentido”, “em primeiro plano”, “em segundo plano”, etc.
Como iniciar a conclusão da redação?
É interessante que se inicie a conclusão com a retomada do ponto de vista principal do texto, ou seja, da tese e, se preciso, dos pontos principais abordados em cada parágrafo de desenvolvimento. Não se deve, na conclusão, inserir novas informações, uma vez que elas não serão desenvolvidas, já que é um parágrafo de conclusão. É importante lembrar, também, que é importante utilizar conjunções conclusivas no início do parágrafo, como “portanto”, “então”, “assim”, “logo”, etc.
Leia também: Coesão e coerência — como contribuem para o desenvolvimento de um bom texto?
Dicas para uma boa redação
- Faça uma coluna estrutural de sua redação antes de começar. Em uma prova de concurso, muitos se questionam se vale a pena perder um tempo fazendo o rascunho da redação. Sim, ele é muito importante, mas pode ser feito de maneira mais objetiva. O que é chamado de coluna estrutural da redação é uma espécie de esboço com apenas as palavras-chave de cada parte da sua redação.
- Não esqueça das partes estruturais da redação. A dissertação argumentativa tem partes estruturais que são importantes para a composição da redação e nenhuma delas pode ser dispensada. São elas: a contextualização, a tese, o tópico frasal, o argumento, o aprofundamento e a retomada das ideias.
- Insira apenas informações que contribuem para a defesa da tese. Cada parte do seu texto precisa ter uma função relacionada à defesa da tese, seja para relacionar bem as ideias, aprofundar o argumento, contextualizar, retomar, argumentar ou aprofundar. Assim, é importante pensar o propósito de cada parte da redação, pois todas precisam estar bem relacionadas e contribuir para a defesa do seu ponto de vista.
- Seus repertórios precisam se relacionar com a tese. Da mesma forma, todo repertório sociocultural utilizado deve estar relacionado não apenas com o tema, mas principalmente com a tese, pois só assim a informação realmente será produtiva dentro do texto. Às vezes, inclusive, ele não está diretamente associado ao tema, mas, se contribui para a defesa da tese, então, consequentemente, está adequado àquele. Por isso, selecione os seus repertórios com base nos pontos que você vai defender, de maneira que a informação não pareça desnecessária em seu texto.
- Explique ao máximo o seu ponto de vista. Quanto mais você se preocupar com a explicação de sua opinião, mais aprofundado e fundamentado será o seu argumento. Se não há essa preocupação, o argumento pode ficar com ideias rasas e sem desenvolvimento.
- Explique ao máximo a relação entre as ideias. Outra preocupação que o autor da dissertação argumentativa deve ter é com a relação entre as ideias estabelecidas, pois isso é o que define a qualidade da coerência do texto, a qual é um critério que, direta ou indiretamente, é sempre avaliado em qualquer avaliação de concurso. Tal necessidade é valorizada, uma vez que as relações existentes entre as partes do texto devem ser claras e orgânicas, ou seja, não devem parecer forçadas. Por isso, explicar como a conexão entre as ideias ocorre é importante para um texto efetivamente coerente.
- Retome suas ideias em cada parágrafo. Essa dica vale para todos os parágrafos de desenvolvimento e de conclusão. A introdução pode ser finalizada com a tese. Nos parágrafos de desenvolvimento, após argumentar e aprofundar a sua ideia, normalmente é necessário explicar, e, ao mesmo tempo, retomar a relação com a tese e, consequentemente, com o tema, de maneira que todos os pontos estejam bem relacionados e bem produtivos dentro do texto.
- Invista na construção de um texto-circuito. Uma forma interessante de encerrar o texto é por meio do uso texto-circuito, recurso que consiste na citação de uma ideia que será retomada no final do texto, como uma forma de relacionar tal ideia a várias partes do texto. Isso é bem visto pelos leitores, pois é possível perceber que o autor pensou previamente em todas as suas ideias e as múltiplas relações entre elas. Além disso, isso também valoriza repertórios que sejam abordados no texto, uma vez que eles não se tornam apenas uma citação, mas também um elemento coesivo capaz de unir diferentes pontos de sua dissertação.
Fontes
BRASIL. Cartilha do Participante – ENEM 2022. Ministério da Educação, Brasília, 2022.
COROA, Maria Luiza. O texto dissertativo-argumentativo. In: GARCEZ, Lucília Helena do Carmo; CORRÊA, Vilma Reche (Org.). Textos dissertativo-argumentativos: subsídios para qualificação de avaliadores. Brasília: Cebraspe, 2016.