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Competências da redação do Enem

As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual neste exame. Cada uma avalia aspectos diferentes da escrita.

Por Talliandre Matos

Mapa mental das 5 competências do Enem, que ajudam a obter a nota 1000.
As 5 competências do Enem avaliam diferentes habilidades essenciais para alcançar a nota 1000. (Créditos: Gabriel Franco | Português)
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As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual e designam as habilidades linguísticas e textuais que serão avaliadas nos candidatos. Cada uma centra-se em aspectos e eixos específicos. Como a redação totaliza 1000 pontos e são 5 competências avaliadas, cada uma pontua 200 pontos. Sendo assim, para que o candidato consiga uma boa nota final, é essencial que ele tenha um bom desempenho nas 5 competências.

Leia também: Como é a redação do Enem?

Resumo sobre as competências da redação do Enem

  • As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual.
  • Cada competência vale 200 pontos, somando, juntas, os 1000 pontos da redação.
  • Para ter um bom desempenho na redação do Enem, candidato precisa se sair bem em todas as competências.
  • A competência 1 avalia o uso da modalidade padrão da língua portuguesa.
  • A competência 2 avalia a abordagem do tema, o uso de repertório sociocultural e a estrutura textual adequada.
  • A competência 3 avalia a organização e relação das informações e o caráter autoral da produção textual.
  • A competência 4 avalia o uso de conectivos e operadores argumentativos nos parágrafos e frases.
  • A competência 5 avalia a estrutura da proposta de intervenção e o respeito aos Direitos Humanos.

Competência 1 da redação do Enem

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa

A competência 1 da redação do Enem avalia o uso da linguagem formal, ou seja, analisa se os candidatos conseguem utilizar a variedade padrão da língua portuguesa para escrever sua redação. Para se sair bem nessa competência, o candidato deve atentar-se a:

  • ortografia correta;
  • acentuação adequada;
  • concordância verbal e nominal;
  • regência verbal e nominal correta;
  • pontuação adequada;
  • evitar desvios de colocação pronominal;
  • evitar repetição excessiva de palavras;
  • uso adequado dos tempos e modos verbais.

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Competência 2 da redação do Enem

Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa

A competência 2 da redação do Enem avalia três aspectos: a compreensão do tema, o uso de repertório social e a estrutura textual adequada. Em relação ao tema, o candidato deve abordar não só o assunto geral, mas a perspectiva priorizada no tema. Em relação ao uso de repertório, é recomendável que o candidato utilize dados e informações de diversas áreas para contextualizar o tema e fundamentar os argumentos. Sobre a estrutura, o texto precisa ser dissertativo-argumentativo, isto é, apresentar uma tese fundamentada em sólidos argumentos. Algumas dicas para ir bem na competência 2 são:

  • ler o tema com atenção e seguir o recorte temático;
  • contextualizar com conhecimentos de várias áreas;
  • dividir adequadamente: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Competência 3 da redação do Enem

Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

A competência 3 da redação do Enem analisa o traço autoral das produções textuais. A banca avalia se no texto é perceptível uma articulação e interpretação adequada para defender a tese do autor. Nesse caso, é fundamental:

  • selecionar dados e informações de fontes confiáveis;
  • utilizar repertórios sociais que tenham relação evidente com o tema e as ideias propostas nos parágrafos;
  • interpretar os repertórios utilizados e mostrar como eles se relacionam e comprovam a tese defendida;
  • estruturar o texto antes de escrever;
  • apresentar causas e consequências do problema abordado;
  • tomar cuidado com as contradições entre as ideias selecionadas e discutidas;
  • desenvolver os argumentos na mesma ordem em que foram citados na tese.

Competência 4 da redação do Enem

Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

A competência 4 da redação do Enem analisa como o candidato utiliza os operadores argumentativos na redação a fim de organizar as ideias e fortalecer o caráter argumentativo do texto. A banca observa se há o uso frequente de conectivos argumentativos no início dos parágrafos e entre as frases. Abaixo segue uma tabela com alguns dos operadores argumentativos indicados pelo Enem.

OPERADORES ARGUMENTATIVOS

Função no texto

Exemplos de operadores

Adição

e, além disso, bem como, não só... mas também

Oposição/Contraste

mas, porém, entretanto, no entanto, todavia

Causa

porque, visto que, já que, uma vez que

Consequência

portanto, assim, por isso, logo, de modo que

Conclusão

em síntese, em resumo, portanto, enfim

Exemplificação

por exemplo, como, tais como

Ênfase

de fato, certamente, sem dúvida

Condição

se, caso, desde que, contanto que

Algumas dicas para ir bem na competência 4 são:

  • usar conectivos de forma variada;
  • manter paralelismo sintático;
  • evitar repetições;
  • controlar a progressão textual;
  • empregar recursos coesivos adequados ao sentido que deseja expressar.

Competência 5 da redação do Enem

Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos

A competência 5 da redação do Enem avalia a proposta de intervenção que o candidato apresenta na conclusão. Essa proposta deve conter cinco elementos exigidos pelo Enem, são eles: agente, ação, modo-meio, detalhamento e efeito. Além disso, essa proposta precisa focar nos problemas apresentados no desenvolvimento e respeitar os Direitos Humanos.

ELEMENTOS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Elemento

Função

Agente

Quem vai realizar a ação.

Ação

O que será feito para solucionar o problema.

Modo/Meio

Como a ação será executada.

Finalidade/Efeito

Resultado ou objetivo da ação.

Detalhamento

Informações adicionais sobre os elementos anteriores.

Estrutura da redação do Enem

Estrutura da redação do Enem.
Estrutura da redação do Enem. (Créditos: Gabriel Franco | Português)

A redação do Enem deve apresentar a estrutura de texto dissertativo-argumentativo, por isso, divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve ser elaborada em um parágrafo, apresentando o tema, problematizando-o e explicitando a tese.

O desenvolvimento pode dividir-se em dois parágrafos, apresentando os argumentos e os repertórios que fundamentam os argumentos, devidamente articulados. A conclusão também ocupa um parágrafo o qual apresenta uma proposta de intervenção completa e respeitando os Direitos Humanos. Os cinco elementos da proposta de intervenção são: agente, ação, modo, efeito e detalhamento.

Veja também: Como fazer a redação do Enem?

Dicas para tirar nota máxima na redação do Enem

Abaixo segue uma lista de dicas para se sair bem na redação do Enem:

  • Leia sobre diferentes temas, para que você tenha um amplo repertório prévio à produção textual.
  • Analise a proposta de redação cuidadosamente para encontrar o assunto geral que será abordado e perspectiva que deve ser adotada.
  • Organize um roteiro de escrita, decidindo quais informações serão utilizadas, em quais partes do texto e como elas serão articuladas.
  • Lembre-se de explicar e relacionar todos os dados utilizados no texto com os argumentos e a tese que será defendida.
  • Coloque conectivo no início dos dois parágrafos de desenvolvimento e no de conclusão.
  • Diversifique os operadores argumentativos e evite repetição demasiada de palavras.
  • Faça uma releitura para verificar a norma-padrão e corrigir possíveis erros antes da escrita final.

Fontes

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 1. Brasília: Inep/MEC, 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 2. Brasília: Inep/MEC, 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 3. Brasília: Inep/MEC, 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 4. Brasília: Inep/MEC, 2024.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 5. Brasília: Inep/MEC, 2024.

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