Competências da redação do Enem
As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual neste exame. Cada uma avalia aspectos diferentes da escrita.
Por Talliandre Matos

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As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual e designam as habilidades linguísticas e textuais que serão avaliadas nos candidatos. Cada uma centra-se em aspectos e eixos específicos. Como a redação totaliza 1000 pontos e são 5 competências avaliadas, cada uma pontua 200 pontos. Sendo assim, para que o candidato consiga uma boa nota final, é essencial que ele tenha um bom desempenho nas 5 competências.
Leia também: Como é a redação do Enem?
Resumo sobre as competências da redação do Enem
- As 5 competências da redação do Enem são os critérios avaliativos da produção textual.
- Cada competência vale 200 pontos, somando, juntas, os 1000 pontos da redação.
- Para ter um bom desempenho na redação do Enem, candidato precisa se sair bem em todas as competências.
- A competência 1 avalia o uso da modalidade padrão da língua portuguesa.
- A competência 2 avalia a abordagem do tema, o uso de repertório sociocultural e a estrutura textual adequada.
- A competência 3 avalia a organização e relação das informações e o caráter autoral da produção textual.
- A competência 4 avalia o uso de conectivos e operadores argumentativos nos parágrafos e frases.
- A competência 5 avalia a estrutura da proposta de intervenção e o respeito aos Direitos Humanos.
Competência 1 da redação do Enem
Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
A competência 1 da redação do Enem avalia o uso da linguagem formal, ou seja, analisa se os candidatos conseguem utilizar a variedade padrão da língua portuguesa para escrever sua redação. Para se sair bem nessa competência, o candidato deve atentar-se a:
- ortografia correta;
- acentuação adequada;
- concordância verbal e nominal;
- regência verbal e nominal correta;
- pontuação adequada;
- evitar desvios de colocação pronominal;
- evitar repetição excessiva de palavras;
- uso adequado dos tempos e modos verbais.
Competência 2 da redação do Enem
Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
A competência 2 da redação do Enem avalia três aspectos: a compreensão do tema, o uso de repertório social e a estrutura textual adequada. Em relação ao tema, o candidato deve abordar não só o assunto geral, mas a perspectiva priorizada no tema. Em relação ao uso de repertório, é recomendável que o candidato utilize dados e informações de diversas áreas para contextualizar o tema e fundamentar os argumentos. Sobre a estrutura, o texto precisa ser dissertativo-argumentativo, isto é, apresentar uma tese fundamentada em sólidos argumentos. Algumas dicas para ir bem na competência 2 são:
- ler o tema com atenção e seguir o recorte temático;
- contextualizar com conhecimentos de várias áreas;
- dividir adequadamente: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Competência 3 da redação do Enem
Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
A competência 3 da redação do Enem analisa o traço autoral das produções textuais. A banca avalia se no texto é perceptível uma articulação e interpretação adequada para defender a tese do autor. Nesse caso, é fundamental:
- selecionar dados e informações de fontes confiáveis;
- utilizar repertórios sociais que tenham relação evidente com o tema e as ideias propostas nos parágrafos;
- interpretar os repertórios utilizados e mostrar como eles se relacionam e comprovam a tese defendida;
- estruturar o texto antes de escrever;
- apresentar causas e consequências do problema abordado;
- tomar cuidado com as contradições entre as ideias selecionadas e discutidas;
- desenvolver os argumentos na mesma ordem em que foram citados na tese.
Competência 4 da redação do Enem
Competência 4 - Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A competência 4 da redação do Enem analisa como o candidato utiliza os operadores argumentativos na redação a fim de organizar as ideias e fortalecer o caráter argumentativo do texto. A banca observa se há o uso frequente de conectivos argumentativos no início dos parágrafos e entre as frases. Abaixo segue uma tabela com alguns dos operadores argumentativos indicados pelo Enem.
OPERADORES ARGUMENTATIVOS |
|
Função no texto |
Exemplos de operadores |
Adição |
e, além disso, bem como, não só... mas também |
Oposição/Contraste |
mas, porém, entretanto, no entanto, todavia |
Causa |
porque, visto que, já que, uma vez que |
Consequência |
portanto, assim, por isso, logo, de modo que |
Conclusão |
em síntese, em resumo, portanto, enfim |
Exemplificação |
por exemplo, como, tais como |
Ênfase |
de fato, certamente, sem dúvida |
Condição |
se, caso, desde que, contanto que |
Algumas dicas para ir bem na competência 4 são:
- usar conectivos de forma variada;
- manter paralelismo sintático;
- evitar repetições;
- controlar a progressão textual;
- empregar recursos coesivos adequados ao sentido que deseja expressar.
Competência 5 da redação do Enem
Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos
A competência 5 da redação do Enem avalia a proposta de intervenção que o candidato apresenta na conclusão. Essa proposta deve conter cinco elementos exigidos pelo Enem, são eles: agente, ação, modo-meio, detalhamento e efeito. Além disso, essa proposta precisa focar nos problemas apresentados no desenvolvimento e respeitar os Direitos Humanos.
ELEMENTOS DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO | |
Elemento |
Função |
Agente |
Quem vai realizar a ação. |
Ação |
O que será feito para solucionar o problema. |
Modo/Meio |
Como a ação será executada. |
Finalidade/Efeito |
Resultado ou objetivo da ação. |
Detalhamento |
Informações adicionais sobre os elementos anteriores. |
Estrutura da redação do Enem

A redação do Enem deve apresentar a estrutura de texto dissertativo-argumentativo, por isso, divide-se em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. A introdução deve ser elaborada em um parágrafo, apresentando o tema, problematizando-o e explicitando a tese.
O desenvolvimento pode dividir-se em dois parágrafos, apresentando os argumentos e os repertórios que fundamentam os argumentos, devidamente articulados. A conclusão também ocupa um parágrafo o qual apresenta uma proposta de intervenção completa e respeitando os Direitos Humanos. Os cinco elementos da proposta de intervenção são: agente, ação, modo, efeito e detalhamento.
Veja também: Como fazer a redação do Enem?
Dicas para tirar nota máxima na redação do Enem
Abaixo segue uma lista de dicas para se sair bem na redação do Enem:
- Leia sobre diferentes temas, para que você tenha um amplo repertório prévio à produção textual.
- Analise a proposta de redação cuidadosamente para encontrar o assunto geral que será abordado e perspectiva que deve ser adotada.
- Organize um roteiro de escrita, decidindo quais informações serão utilizadas, em quais partes do texto e como elas serão articuladas.
- Lembre-se de explicar e relacionar todos os dados utilizados no texto com os argumentos e a tese que será defendida.
- Coloque conectivo no início dos dois parágrafos de desenvolvimento e no de conclusão.
- Diversifique os operadores argumentativos e evite repetição demasiada de palavras.
- Faça uma releitura para verificar a norma-padrão e corrigir possíveis erros antes da escrita final.
Fontes
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 1. Brasília: Inep/MEC, 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 2. Brasília: Inep/MEC, 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 3. Brasília: Inep/MEC, 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 4. Brasília: Inep/MEC, 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Competência 5. Brasília: Inep/MEC, 2024.