Redação no Enem e em concursos

Por Luana Castro Alves Perez

A redação no Enem, em concursos e em vestibulares exige do candidato amplo conhecimento da língua portuguesa, contemplando assim seus aspectos linguísticos e textuais.

Se você quer aprender a fazer uma boa redação, você está no lugar certo!

Presente no Enem, em provas de vestibulares e concursos, a redação sempre é motivo de preocupação, pois é no momento de elaborar um texto que colocamos em prática nossas competências linguísticas. Fazer uma redação é um exercício completo e, como todo bom exercício requer treino, com a redação não seria diferente. Uma boa redação não acontece em um passe de mágica, o estudo constante da língua é fundamental para impulsionar escrita e compreensão.

Nesta seção você encontrará vários artigos dedicados ao estudo da redação e seus principais elementos. Para que você se saia bem na prova, o domínio de determinados tópicos da gramática é essencial para uma boa escrita, assim como o domínio de uma ferramenta importante, chamada Linguística Textual. Além do estudo do código, que é nossa língua portuguesa, você também deverá estar por dentro de temas da atualidade, portanto, sempre fique de olho nos acontecimentos, leia livros, revistas e jornais que, além de informar, educam e sempre são bem-vindos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Escrever uma boa redação dependerá muito do seu esforço, mas lembre-se: para ser um bom escritor, é preciso também ser um bom leitor. Por isso, comece seus estudos lendo nossas dicas e boa sorte!


Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:

A redação geralmente é motivo de preocupação para os candidatos, mas com estudo e dedicação é possível tornar-se um bom escritor
A redação geralmente é motivo de preocupação para os candidatos, mas com estudo e dedicação é possível tornar-se um bom escritor

Mais procurados

Uso dos porquês

Conte com o artigo para não errar mais o uso dos porquês.

Cedilha

Afinal, por que a cedilha não está entre as letras do nosso alfabeto?

Modo dos verbos

O verbo pode ser flexionado de três formas diferentes. Revise já!

A ou há?

Aprenda agora mesmo a usar cada uma dessas expressões.

Carteira de Estudante no Brasil Escola

Acesse e saiba como solicitar a sua carteirinha de estudante Brasil Escola. É rápido e fácil!

Mais procurados background

Artigos de Redação no Enem e em concursos