A redação no Enem, em concursos e em vestibulares exige do candidato amplo conhecimento da língua portuguesa, contemplando assim seus aspectos linguísticos e textuais.
Se você quer aprender a fazer uma boa redação, você está no lugar certo!
Presente no Enem, em provas de vestibulares e concursos, a redação sempre é motivo de preocupação, pois é no momento de elaborar um texto que colocamos em prática nossas competências linguísticas. Fazer uma redação é um exercício completo e, como todo bom exercício requer treino, com a redação não seria diferente. Uma boa redação não acontece em um passe de mágica, o estudo constante da língua é fundamental para impulsionar escrita e compreensão.
Nesta seção você encontrará vários artigos dedicados ao estudo da redação e seus principais elementos. Para que você se saia bem na prova, o domínio de determinados tópicos da gramática é essencial para uma boa escrita, assim como o domínio de uma ferramenta importante, chamada Linguística Textual. Além do estudo do código, que é nossa língua portuguesa, você também deverá estar por dentro de temas da atualidade, portanto, sempre fique de olho nos acontecimentos, leia livros, revistas e jornais que, além de informar, educam e sempre são bem-vindos!
Escrever uma boa redação dependerá muito do seu esforço, mas lembre-se: para ser um bom escritor, é preciso também ser um bom leitor. Por isso, comece seus estudos lendo nossas dicas e boa sorte!
Aproveite para conferir nossa videoaula sobre o assunto:
O substantivo desempenha distintas funções sintáticas, tais como: sujeito, objeto direto, objeto indireto, etc
As palavras sessão, seção e cessão são homófonas heterográficas, entenda.
Foi um dos principais autores realistas do século XIX, e uma de suas obras mais famosas é o romance O idiota.
A literatura africana em língua portuguesa é dividida em três fases: colonização, pré-independência e pós-independência.
Consistem nas figuras de linguagem em que há o emprego de palavras com um sentido conotativo ou figurado