Normas da ABNT
As normas da ABNT são regras e orientações estabelecidas no Brasil por tal órgão para, entre outras funções, padronizar a escrita acadêmica.
Por Talliandre Matos
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As normas da ABNT são padrões de escrita estabelecidos no Brasil, entre outras funções, para uniformizar a produção acadêmica. Os textos acadêmicos exigem o uso de linguagem e estrutura textual específicas, dando a eles um caráter científico e formal. Nesse sentido, a maioria dos trabalhos no Brasil obedece às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), mas as instituições podem acrescentar ou retirar determinadas exigências em alguns casos, por isso é fundamental que o autor esteja bem informado sobre as normas institucionais. Além disso, em casos de publicações em revistas acadêmicas, é necessário seguir as orientações individuais exigidas por cada uma delas.
Leia também: Como fazer um artigo de opinião
Resumo sobre normas da ABNT
- As normas da ABNT são regras e orientações aplicadas à escrita de textos acadêmicos.
- ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, órgão responsável por estabelecer as normas técnicas no Brasil.
- O trabalho acadêmico apresenta uma estrutura específica, dividida em 3 partes: elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais.
- Os elementos pré-textuais são: folha de rosto; errata; folha de aprovação; dedicatória; agradecimentos; epígrafe; resumo; lista de ilustrações, tabelas, abreviaturas, siglas e símbolos; e sumário.
- Os elementos textuais são: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- Os elementos pós-textuais são: referências, glossário, apêndice, anexo e índice.
- Para formatação de trabalhos acadêmicos são utilizados:
- margens superior e esquerda com 3 cm, e inferior e direita com 2 cm;
- fontes Arial ou Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de 3 linhas);
- espaçamento 1,5 cm (no corpo do texto)
- espaçamento 1,0 em citações com mais de três linhas, notas de rodapé, resumos e palavras-chave, títulos, fontes e legendas de ilustrações ou tabelas; referências.
- Nas referências, aplicam-se normas específicas, de acordo com o tipo de fonte consultada para o desenvolvimento do texto.
Qual é a estrutura do trabalho acadêmico?
Os trabalhos acadêmicos estruturam-se de forma padronizada, dividindo-se em três grandes blocos:
- elementos pré-textuais,
- elementos textuais e
- elementos pós-textuais.
Os elementos pré-textuais servem para contextualizar o trabalho, apresentar o autor, a instituição à qual eles está sendo submetido e também a natureza do trabalho. Além disso, é o momento de prestar homenagens e agradecimentos, e apresentar as listas e o sumário do texto.
Os elementos textuais referem-se ao próprio corpo do texto e se subdividem em:
- introdução,
- desenvolvimento e
- conclusão.
São responsáveis por apresentar o problema de pesquisa, os dados, as fontes e as respectivas análises e conclusões. Por fim, os elementos pós-textuais aparecem ao final do trabalho e indicam as referências utilizadas no texto, além de acrescentar informações adicionais que sejam relevantes.
Baixe o modelo editável neste link: Modelo de trabalho acadêmico formatado ABNT.
Capa
A capa é um elemento obrigatório. Ela deve apresentar as seguintes informações, nesta ordem:
- nome da instituição (opcional);
- nome do autor;
- título;
- subtítulo;
- número do volume (se houver);
- cidade da instituição (nos casos em que o nome da cidade é o mesmo do estado, recomenda-se o uso da sigla do estado, após o nome da cidade);
- ano em que o trabalho foi entregue.
Lombada
A lombada é um elemento opcional que compõe a parte externa do trabalho, com a capa. Quando os trabalhos físicos são encadernados, eles devem apresentar um formato padronizado. A lombada é a parte lateral do livro, que une capa e contracapa. Em trabalhos acadêmicos, sua formatação é orientada pela norma ABNT NBR 12225. A ordem e a forma em que as informações devem ser dispostas é a seguinte:
- Nome do autor impresso no sentido da lombada; em casos de mais de um autor, os nomes devem ser organizados um abaixo do outro nas lombadas horizontais. Os nomes podem ser separados por ponto, espaço ou sinais gráficos e é permitido abreviar prenomes quando necessário.
- Título, que deve ser impresso no mesmo sentido do nome do autor.
- Elementos alfanuméricos que correspondem ao conteúdo abrangido pelo documento.
- Logomarca da editora, impressa no mesmo sentido da lombada.
Atenção! As universidades e faculdades podem fazer leves alterações em seus modelos padrões locais, por exemplo, colocando o símbolo do curso ou da área de conhecimento em lugar da logomarca da editora. Essas variações devem ser verificadas por cada autor, de acordo com a instituição à qual está vinculado.
Veja também: Como se faz uma resenha crítica?
Folha de rosto
A folha de rosto é um elemento pré-textual obrigatório que apresenta as informações essenciais do trabalho. Ela possui informações no anverso e no verso, isto é, nos dois lados da folha. As informações que são apresentadas na parte da frente (anverso) da folha são:
- nome do autor;
- título;
- subtítulo (se houver);
- número do volume (se houver);
- natureza do trabalho, isto é, o tipo de trabalho e o objetivo do mesmo; nome da instituição e área de concentração;
- nome do orientador e coorientador (se houver);
- local (cidade) da instituição;
- ano de entrega do trabalho.
Já no verso da folha, devem ser apresentados os dados internacionais de catalogação da publicação, de acordo com o código vigente.
Errata
A errata é uma seção que lista os erros contidos no texto, com as devidas correções apresentadas em seguida. Ela deve vir após a folha de rosto e apresentar a referência do trabalho. Pode ser impressa em papel avulso ou encartado, pois geralmente é acrescentada após a impressão do trabalho. A errata também não deve apresentar indicativo numérico da paginação, e seu título deve estar centralizado.
Exemplo:
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Folha de aprovação
A folha de aprovação é o terceiro elemento pré-textual, caso haja errata. Ela é obrigatória e apresenta informações fundamentais do trabalho. Apresenta os elementos na seguinte ordem:
- nome do autor do trabalho (centralizado);
- título do trabalho (centralizado);
- texto informando o tipo de trabalho, o objetivo, nome da instituição à qual ele é submetido e a área de concentração (esse texto deve ser alinhado do meio da página até a margem direita);
- data de aprovação (centralizado);
- nome e assinatura dos componentes da banca (centralizado).
Dedicatória
A dedicatória é um elemento opcional que apresenta uma homenagem do autor a alguém ou indica a quem ele dedica o seu trabalho. Deve vir após a folha de aprovação. A recomendação da ABNT é que a dedicatória seja colocada ao final da página e com alinhamento à direita.
Agradecimentos
Também é uma seção opcional, na qual o autor faz seus agradecimentos às pessoas que contribuíram para a elaboração do trabalho. Deve vir após a dedicatória (se houver).
Epígrafe
A epígrafe é uma citação que se relaciona com o sentido do trabalho, apresentada com a devida indicação de autoria, também, ao final da página, com alinhamento à direita.
Resumo
O resumo é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos, formatado com base na ABNT NBR 6028. Ele deve apresentar o conteúdo do texto de forma sucinta, de modo que o leitor consiga identificar o tema, o problema de pesquisa e as estratégias de análise. Nessa seção, deve-se utilizar frases objetivas, verbos em terceira pessoa e texto estruturado em um único parágrafo, ou seja, em monobloco.
Abaixo do resumo, deve ser acrescentado o termo “Palavras-chave”, seguido de dois pontos e dos termos que indicam os tópicos centrais discutidos no texto, os quais aparecem separados entre si por ponto e vírgula e finalizados por ponto. Recomenda-se que elas sejam escritas com inicial minúscula, com exceção dos substantivos próprios.
A depender do trabalho, pode ser necessário apresentar o resumo em uma ou mais línguas estrangeiras, cada um deles deve ser colocado em páginas diferentes.
Exemplo:
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Resumo Texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto, texto. Palavras-chave: palavra 1; palavra 2; palavra 3. |
Ilustrações e tabelas
Dentre os elementos pré-textuais opcionais, há as seções “Lista de ilustrações” e “Lista de tabelas”. Esses tópicos devem ser inseridos após o resumo de língua estrangeira em páginas diferentes. Eles só devem ser utilizados quando o trabalho utiliza tais elementos na composição textual. Assim, as listas devem ser elaboradas da seguinte forma:
- na ordem em que as ilustrações ou tabelas aparecem no texto;
- cada item deve ser identificado por seu nome específico (Ilustração 1, Tabela 1), seguido de um travessão e do título do item (exemplo: Ilustração 1 — Imagem do centro histórico) com o número da página em que ele se encontra).
Exemplos:
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Quadro 1 — Título do quadro …………………………………….................…....…....7 Ilustração 1 — Título da ilustração .................................................…………………...25 Tabela 1 — Título da tabela ...................................................................………………54 |
Abreviaturas e siglas
As listas de abreviaturas e siglas também são elementos opcionais que apresentam, respectivamente, as abreviaturas e siglas utilizadas no texto. Elas devem ser ordenadas por ordem alfabética e seguidas da palavra ou da expressão correspondente. Estruturalmente estão localizadas após a lista de tabelas.
Exemplo:
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IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística |
Símbolos
É uma seção opcional, localizada após a lista de siglas, utilizada para apresentar e explicar os símbolos utilizados no texto. Eles devem ser listados em ordem alfabética e serem acompanhados de seus respectivos significados ou sentidos.
Exemplo:
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O(n) — Ordem de um algoritmo |
Sumário
O sumário é um elemento obrigatório, orientado pela norma ABNT NBR 6027. Ele apresenta as seções e subseções que constituem o trabalho. Essas informações são enumeradas na mesma ordem em que aparecem no texto, seguidas de seus respectivos números de páginas. A estrutura do sumário deve ser organizada da seguinte forma:
- a palavra SUMÁRIO deve vir centralizada, no início da página, em caixa alta, na mesma fonte e tamanho usados no corpo do texto.
- números indicativos das seções, alinhados à esquerda;
- títulos e subtítulos das seções, alinhados pela margem do indicativo mais extenso;
- as seções pré-textuais não aparecem no sumário;
- recomenda-se que as seções e subseções sejam grafadas no sumário com a mesma fonte e tamanho do corpo do texto;
- a paginação dos títulos deve ser alinhada à margem direita, podendo indicar: o número inicial (9); números inicial e final (9-13); ou números de páginas em que o texto aparece (9,11-13);
- se o texto tiver produções em mais de um idioma, recomenda-se um sumário para cada idioma;
- em casos de documentos digitais, recomenda-se o uso de hiperlink para cada seção indicada.
Exemplo de sumário:
Introdução, desenvolvimento e conclusão
A introdução, o desenvolvimento e a conclusão são as três partes fundamentais que estruturam o corpo do texto acadêmico, são os chamados elementos textuais.
- Introdução: seção inicial do texto que contextualiza o tema do trabalho de pesquisa, apresenta seus objetivos gerais e específicos, e as justificativas que explicam por que essa investigação é relevante.
- Desenvolvimento: pode ser subdividida em mais de uma seção, para detalhar os processos da pesquisa, apresentar dados, referenciais teóricos e análises.
- Conclusão: é a seção final, que apresenta uma síntese geral do percurso da pesquisa e dos resultados alcançados, bem como das possibilidades de continuidade da pesquisa, possíveis contribuições e sugestões.
Quais são as normas da ABNT para referências bibliográficas?
A norma que regulamenta a disposição das referências bibliográficas é a ABNT NBR 6023. Esse documento relaciona uma extensa lista de tipos de fontes (livros, artigos, filmes, séries, palestras, jornais, etc.) e como referenciá-las corretamente. Sendo assim, é fundamental que o autor consulte a norma para verificar as especificidades sugeridas. As referências podem estar localizadas:
- no rodapé do trabalho;
- no fim dos textos, partes ou seções;
- na lista de referências;
- antecedendo resumos ou resenhas, por exemplo.
As principais regras gerais de apresentação das referências bibliográficas determinam que:
1. Os elementos devem aparecer em sequência padronizada.
2. Na lista de referências, elas devem ser elaboradas em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco.
3. Os documentos online, além dos dados essenciais e complementares, devem apresentar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:” e sucedido da expressão “Acesso em:” e data.
4. Ao optar pelo uso de elementos complementares, deve-se incluí-los nas demais referências.
Exemplos:
- Com elementos essenciais:
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LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. |
- Com elementos essenciais e complementares:
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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6023: Informação e documentação – Referências – Elaboração. 2. ed. corrigida 2. Rio de Janeiro, 2018. 68 p. Disponível em: https://funesa.se.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/ABNT-NBR-6023-Referencias-Bibliograficas.pdf. Acesso em: 21 out. 2025. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Organizado por Cláudio Brandão de Oliveira. Rio de Janeiro: Roma Victor, 2002. 320 p. LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., 18 cm. (Cadernos de gestão, v. 4). Bibliografia: p. 149-155. ISBN 978-85-3263-62-01. |
Glossário
O glossário é um elemento pós-textual opcional. Ele é utilizado para apresentar uma relação de palavras que, no texto, apresentam um sentido específico, ou vocábulos que possam ter um sentido impreciso e que exijam uma melhor definição. Essas palavras são acompanhadas de suas respectivas definições, auxiliando no entendimento do texto.
Apêndice e anexos
As seções “Apêndice” e “Anexo” são elementos pós-textuais opcionais. Ambos apresentam uma estrutura semelhante, visto que são espaços reservados para a inserção de documentos, textos, imagens e outros materiais citados no trabalho. A diferença entre ambos, nesse sentido, é que no apêndice o autor insere informações complementares produzidas por ele mesmo, como tabelas de análise de dados, relatórios, diários de campo, etc. Já no anexo, o autor insere conteúdos de autoria de terceiros.
Cada anexo ou apêndice deve vir precedido do nome da seção em caixa alta, seguida de travessão e do título do documento apresentado. Caso haja mais de um material apresentado, eles devem ser listados em ordem alfabética.
Exemplos de apêndices:
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APÊNDICE A — TABELA DE ANÁLISE DAS MUDAS DE CAFÉ |
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APÊNDICE B —TABELA DE ANÁLISE DAS MUDAS DE LARANJA |
Exemplos de anexos:
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ANEXO B — TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM A PARTICIPANTE B |
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ANEXO A — TRANSCRIÇÃO DA ENTREVISTA COM A PARTICIPANTE A |
Índice
O índice é um elemento pós-textual opcional, que serve para acrescentar explicações, dados e notas informativas sobre autores ou assuntos pontuados no texto. A sua organização e estruturação pode variar, a depender da escolha do autor em priorizar o tema ou o autor, por exemplo. Tais variações e possibilidades devem ser orientadas pelas opções dispostas na ABNT NBR 6034.
Normas da ABNT para citações
As citações são referências, explícitas ou implícitas, a outros autores, dados, ideias e informações. Nos trabalhos acadêmicos, elas se dividem em: citações diretas, indiretas e citação de citação.
→ Citação direta
As citações diretas são aquelas em que se transcreve parte de outro texto. Existem normas específicas para citações que tenham até três linhas e para citações com mais de três linhas.
- Citações diretas com até três linhas: podem vir incorporadas no próprio corpo do texto, sendo identificadas pelo uso de aspas no início e no fim da transcrição e pela referência do autor, ano e página da obra de onde o trecho foi retirado.
Exemplo:
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De acordo com Lorde, “Para as mulheres, então, a poesia não é um luxo” (2020, p.47). |
- Citações diretas com mais de três linhas: devem vir destacadas em uma formatação específica. Os trechos transcritos devem apresentar:
- recuo de 4 cm da margem esquerda;
- espaçamento simples;
- fonte menor que a do corpo do texto;
- referência do autor, ano e página da obra.
Exemplo:
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Nessa perspectiva: Para as mulheres, então, a poesia não é um luxo. É uma necessidade vital da nossa existência. Ela cria o tipo de luz sob a qual baseamos nossas esperanças e nossos sonhos de sobrevivência e mudança, primeiro como linguagem, depois como ideia, e então como ação mais tangível (Lorde, 2020, p.47). |
→ Citação indireta
As citações indiretas não transcrevem textos, mas explicam ideias de outros autores por meio de um discurso autoral. Nesse caso, a norma solicita que haja referência ao autor e ano da(s) obra(s) consultada(s).
Exemplo:
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Nessa perspectiva, nos alinhamos ao pensamento de Lorde (2020) quando defende que a poesia não é um item de luxo, isto é, dispensável; mas sim uma necessidade, e mais, vital, ou seja, fundamental para a existência. |
→ Citação de citação
As citações de citações (apud) são aquelas em que o texto foi consultado por uma fonte secundária, por isso o autor precisa indicar duas referências:
- a obra que foi realmente consultada;
- a obra que está sendo citada.
Esse tipo de citação obedece às normas das citações diretas ou indiretas, mas distingue-se por indicar duas fontes e utilizar obrigatoriamente a expressão apud (que significa “citado por”) entre elas.
No exemplo abaixo, o autor citado é Foster (1949, p.66-67), mas essa citação direta foi retirada da obra de outro autor, o Candido et al. (2014, p.63). Sendo assim, a referência organiza-se da seguinte forma:
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referência citada + expressão apud + referência consultada |
Portanto,
(Foster, 1949, p.66-67 apud Candido et al, 2014, p.63)
Exemplo:
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As personagens literárias podem, ainda, ser analisadas pelo “nível” de convencimento que apresentam. De acordo com Foster (1949, p. 66-67 apud Candido et al., 2014, p. 63): “A prova de uma personagem esférica é a sua capacidade de nos surpreender de maneira convincente. Se nunca surpreende, é plana. Se não convence, é plana com pretensão a esférica.” |
Saiba mais: Como escrever um requerimento?
Formatação segundo as normas da ABNT
A ABNT determina as seguintes características para a formatação do texto acadêmico, com exceção das seções específicas (capa, folha de rosto e listas, por exemplo):
- Margem: o texto deve ser formatado contendo as margens superior e esquerda com 3 cm; e inferior e direita com 2 cm (isso se aplica a todas as seções);
- Fontes: Arial ou Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações diretas com mais de 3 linhas);
- Papel e cores: o texto pode ser impresso em papel branco ou reciclado, e em formato A4. A cor do texto deve ser preta.
- Espaçamento: o espaçamento entre linhas pode variar nas partes do texto, assim, utiliza-se:
- 1,5: em todo o corpo do trabalho, com exceção dos listados abaixo.
- 1,0 em:
-
- citações com mais de três linhas;
- notas de rodapé;
- ficha catalográfica;
- texto sobre a natureza do trabalho;
- resumos e palavras-chave;
- títulos, fontes e legendas de ilustrações ou tabelas;
- referências.
- Paginação: deve ser contada a partir da folha de rosto, porém a numeração só aparece a partir dos elementos textuais. A numeração deve ter a mesma fonte utilizada no texto, em algarismos arábicos, com fonte tamanho 10.
Baixe o modelo editável neste link: Modelo de trabalho acadêmico formatado ABNT.
Fontes
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6023: informação e documentação: elaboração: referências. 2. ed. Versão corrigida 2. Rio de Janeiro, 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. 4. ed. Rio de Janeiro, 2024.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6027: informação e documentação: sumário: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2012.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6034: informação e documentação: índice: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2004.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12225: informação e documentação: lombada: apresentação. 2. ed. Rio de Janeiro, 2004.
LORDE, A. A poesia não é um luxo. In: Lorde, A. Irmã Outsider: ensaios e conferências. Trad. Stephanie Borges. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.