Elementos coesivos

Os elementos coesivos são responsáveis por organizar o texto em nível superficial, construindo-o por meio de um processo de progressão e retomada.

Por Mariana Carvalho Machado Cortes

Exemplos de elementos coesivos concretos que podem ser encontrados nos textos.

Os elementos coesivos são responsáveis por estruturar o texto em um nível superficial, de maneira a relacionar as ideias e os termos de modo que haja um processo de retomada e de progresso no desenvolvimento do texto. Dessa forma, os elementos coesivos servem para retomar termos, como fazem os pronomes demonstrativos, pessoais e relativos; ou para progredir o texto, como fazem as conjunções adverbiais, integrantes e coordenadas.

Leia também: Coesão e coerência — o que são e por que elas são tão importantes?

Resumo sobre elementos coesivos

  • Os elementos coesivos estruturam o texto em um processo de retomada e de progressão das informações.
  • Em uma dissertação-argumentativa, os elementos coesivos são importantes para relacionar as ideias entre e dentro dos parágrafos.
  • Pode-se classificar os tipos de coesão em: referência, substituição, elipse, conjunção e coesão lexical.
  • A referência refere-se a elementos coesivos que retomam termos e ideias.
  • A substituição refere-se a elementos que colocam termos no lugar de outros já mencionados.
  • A elipse é a omissão de termos subentendidos no texto.
  • A conjunção contribui para a ligação de frases e orações, muitas vezes de forma semântica.
  • A coesão lexical ocorre por meio da colocação de palavras que se referem a termos e ideias já mencionadas.

O que são elementos coesivos?

Os elementos coesivos são os elementos textuais concretos que contribuem para a estruturação do texto em seu processo de progressão e retomada das ideias, facilitando a compreensão e a produção de sentido.

Constituem os padrões formais para a conexão entre as informações, criando a tessitura textual. Assim, dão conta da organização da sequência superficial do texto, estabelecendo relações entre suas partes. Os elementos coesivos são capazes de dar ao texto maior legibilidade, explicitando as relações entre os elementos linguísticos que o compõem.

Lista de elementos coesivos

A maioria dos concursos propõe como gênero textual uma dissertação-argumentativa para confecção da redação. Devido a isso, é interessante considerar elementos coesivos que podem ser utilizados no texto. Na introdução, os elementos coesivos têm um caráter de sequenciação, pois, no início, é interessante que haja a progressão do textual, já que ainda não há nada para retomar. Os demais parágrafos precisam estabelecer relações com os parágrafos anteriores.

  • Elementos coesivos para introdução

  1. “Inicialmente…”
  2. “Como disse…”
  3. “De acordo com…”
  4. “Segundo…”
  5. “No século…”
  6. “Na década de…”
  • Elementos coesivos para desenvolvimento

  1. “Em primeiro lugar…”
  2. “Em segundo lugar…”
  3. “Além disso…”
  4. “Paralelamente…”
  5. “Em primeiro plano…”
  6. “Em segundo plano…”
  7. “Nesse contexto…”
  8. “Sob essa perspectiva…”
  9. “Outrossim…”
  • Elementos coesivos para conclusão

  1. “Portanto…”
  2. “Logo…”
  3. “Por conseguinte…”
  4. “Assim…”
  5. “Então…”
Tabela com exemplos de elementos coesivos para usar na redação. Créditos: Gabriel Franco | Português.

Quais são os tipos de coesão?

É possível identificar cinco grandes tipos de coesão:

  1. Referência: ligada à significação e à referência de um elemento coesivo a outro termo do texto. Eles não podem ser interpretados semanticamente por si mesmos.
  2. Substituição: consiste na colocação de um item em lugar de outro elemento do texto.  Normalmente feita por sinônimos ou pronomes que substituem termos já mencionados para evitar a repetição.
  3. Elipse: evita a repetição com base na omissão de algum termo que está subentendido e facilmente recuperável pelo contexto. Portanto, não precisa ser referenciado explicitamente.
  4. Conjunção: contribui para a progressão textual ao mesmo tempo que pode oferecer uma ligação semântica com o termo ou com a frase anteriormente mencionada.
  5. Coesão lexical: obtida por meio da reiteração e da colocação. Aquela ocorre pelo uso de sinônimos, hiperônimos ou termos genéricos; enquanto a colocação ocorre por meio do uso de termos pertencentes ao mesmo campo semântico.

Esse tipo de classificação remete a outro tipo de divisão que é feita de forma mais simplificada. A divisão entre coesão referencial, que se encarrega da referência, da remissão a algum elemento dentro do universo textual; e a coesão sequencial, que se encarrega da sequenciação das ideias do texto, ou seja, da sua progressão. Quando a coesão é referencial, ela pode ser catafórica, quando se refere a termos ou ideias do texto que ainda serão mencionadas, ou anafórica, quando se refere a termos ou ideias que já foram mencionadas. Para saber mais, acesse: Coesão referencial e sequencial.

Tabela de conectivos

CONJUNÇÕES

VALOR SEMÂNTICO

aditivo

e, nem, além disso, não só…mas também, bem como

adversativo

mas, porém, contudo, todavia, entretanto

alternativo

ou…ou, ora..ora, quer…quer, seja…seja

explicativo

porque, que, pois, já que, visto que, uma vez que

conclusivo

portanto, logo, então, pois, por isso, assim

causal

como, na medida em que, já que, uma vez que

consecutiva

tão…que, tanto…que, de modo que, de maneira que, de forma que

conformativa

como, de acordo com, conforme, segundo

comparativa

como, assim como, tal qual, tanto…quanto

condicional

se, desde que, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, a menos que

concessiva

Embora, por mais que, ainda que, apesar de, mesmo que, não obstante

final

a fim de que, para que, de modo que

proporcional

à proporção de que, à medida que, ao passo que

temporal

quando, desde que, assim que, logo que, mal

Exercícios sobre elementos coesivos

1. (UFMT) Leia trecho da entrevista da vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha, à revista Veja, publicada em 17/09/2014, e responda à questão.

Um dos principais problemas das campanhas eleitorais é a “guerra suja" na internet. A senhora, que comandou o Tribunal Superior Eleitoral até o ano passado, acha que a justiça tem instrumentos para combatê-la? A Justiça Eleitoral manda retirar do ar conteúdos quando se demonstra abuso ou fraude. O problema é que, quando esses conteúdos são retirados, já produziram efeitos.

Pode citar um exemplo? Nestas eleições, foi criada uma página supostamente de responsabilidade da campanha de Eduardo Campos. Mas ela entrou no ar antes do início do prazo permitido para a propaganda eleitoral. Na ocasião, nossa suposição foi que havia sido criada por adversários dele porque, caso um candidato não consiga comprovar que determinada postagem não tem nada a ver com ele, isso pode configurar, por exemplo, propaganda antecipada e gerar situações de inelegibilidade. Ainda não se encontrou um marco regulatório para a internet. Outra situação possível numa eleição: se “plantarem" algo que gere uma semente de informação falsa, teremos opções falsas e, por mais livre que seja a escolha, ela já estará fraudada. Esse é o perigo desse tipo de faroeste virtual.

Sobre o uso de elementos coesivos no texto, analise as afirmativas.

I - Na primeira pergunta da revista, as duas ocorrências da palavra que funcionam como elementos coesivos referenciais, pois fazem remissão a outros elementos da superfície textual.

II - Na expressão Nestas eleições, o pronome situa o fato eleições em tempo posterior à fala da ministra.

III - A expressão Na ocasião é anafórica, faz retomada de ideia dita anteriormente: a entrada no ar de uma página supostamente de um candidato antes do início do prazo permitido.

IV - Os conectores Mas, porque e caso, na segunda resposta da ministra, exercem função coesiva referencial, estabelecendo relação de sentido com algo que os precede.

V - Os pronomes isso e esse, na segunda resposta da ministra, fazem remissão a ideias dadas anteriormente no texto; se indicassem ideias a serem dadas posteriormente, seriam isto e este.

Estão corretas as afirmativas

  1. I, II e IV, apenas.
  2. III e V, apenas
  3. II, III e V, apenas.
  4. I, II, III e IV, apenas.

GABARITO: B.

Na primeira afirmativa, a primeira ocorrência do que é referencial, mas a segunda não é referencial, uma vez que é uma conjunção, que contribui para a progressão do texto. Na segunda afirmativa, o pronome demonstrativo não se refere a um tempo posterior; essa questão está relacionada a referências textuais, não temporais. O “neste”, nesse caso, está relacionado a um tempo presente. A terceira afirmativa está correta. Na quarta afirmativa, as conjunções apresentadas não apresentam caráter referencial, mas contribuem para a progressão do texto. A quinta afirmativa está correta.

2. Considerando os elementos coesivos de um texto, pode-se afirmar que a relação de consequência está corretamente indicada em qual das seguintes frases?

  1. A bagunça na casa de Caio estava tão alta que os vizinhos fizeram uma reclamação.
  2. Se ele fizer a sua parte do trabalho, poderemos finalizá-lo.
  3. Embora seja do grupo de risco, saiu para ir ao mercado.
  4. O comércio será aberto conforme as regras estabelecidas pelo estado.

GABARITO: A.

A conjunção que estabelece relação de consequência está na letra A: “tão…que”. A conjunção “se” presente na letra B é condicional. A conjunção presente na letra C é concessiva. A conjunção presente na letra D é conformativa.

Fontes

KOCH, Ingedore G.V. A coesão textual.21. ed. São Paulo:Contexto, 2007

MARCUSCHI, L. A. (2008). Produção textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 296p. ISBN 978-85-88456-74-7.

Vídeoaulas